Cobertura especial ao vivo, galerias de fotos, entrevistas, listas de curiosidades e vídeos produzidos por influenciadores no YouTube. Enquanto a folia do CarnaUOL rolava no Sambódromo do Rio, ou no Estádio do Canindé, em São Paulo, milhões de internautas foram impactados e interagiam online com as novidades, o burburinho e todo o brilho da festa e do Carnaval no Brasil. Tudo isso ajudou as marcas participantes do CarnaUOL a bombar seu alcance de público.
Foram 8,1 milhões de visitantes únicos só no site exclusivo do CarnaUOL. Eles fizeram 16,5 milhões de visitas e geraram 112,6 milhões de page views, num total de 48,7 milhões de minutos gastos. Nas redes sociais, o alcance foi de mais de 10 milhões de usuários.
Com um time de 62 profissionais na cobertura editorial, o UOL acompanhou não só os redutos tradicionais da folia, como também o Carnaval de rua, cada vez mais relevante para o brasileiro. As parcerias com influenciadores, vídeos bem-humorados, além dos lives, permitiram uma ação mais esperta, seguindo as polêmicas do dia, com foco em humor e pessoas.
O CarnaUOL bombou
No site oficial do evento, um anúncio exclusivo repercutiu por toda a internet, com patrocínio da Sempre Livre: Anitta seria a nova Eva da Banda Eva em Salvador. A novidade veio logo após a parceria entre cantora e banda no festival CarnaUOL em São Paulo. Anitta, aliás, foi foco de uma série de matérias, vídeos e galerias dentro da pauta editorial patrocinada do site. E o dueto com Felipe Pezzoni repercutiu nos principais veículos de comunicação.
Outros famosos também brilharam nas entrevistas no camarote do CarnaUOL: Nego do Borel, Marcelo Melo Jr., Diego e Fran, Bambam, Guilherme Leican, Hugo Gloss, Val Marchiori, Tiago Abravanel, Kibe Loco, Preta Gil, Yasmin Brunet, Matheus e Kauan, Mateus Solano, Mariana Rios, Agatha Moreira, Ana Paula, Alok, Mendigata, Fábio Porchat, João Bosco.
Nas redes sociais, a novidade foi o live no Facebook com a cantora Daniela Mercury, com patrocínio do iFood, que alcançou mais de 31 mil visualizações. O encontro rendeu ainda nove perguntas para a rainha do Carnaval de Salvador para a TV UOL. A entrevista rendeu muitas fotos de bastidores para o Instagram.
Cobertura editorial patrocinada
A cobertura patrocinada dentro do site do CarnaUOL uniu notícias da redação com o DNA das marcas participantes. Engov, iFood, Amstel e Sempre Livre estiveram presentes nas impressões que acompanharam matérias sobre o Carnaval de São Paulo, Rio e Salvador.
Toda a produção jornalística foi independente, com o cuidado de haver uma curadoria entre as pautas da redação que se alinharam com a mensagem que as marcas queriam de transmitir. Assim, o conteúdo seguiu relevante do ponto de vista jornalístico e interessante para o anunciante.
A influência dos youtubers
Em parceria com a Rede Snack, os canais OKOK, Nosso Canal e Vendi Meu Sofá também entraram no clima da folia, ampliando o alcance das marcas em torno do CarnaUOL. A ideia foi dar visibilidade aos patrocinadores de maneira divertida, aproveitando o poder orgânico de influência dos youtubers. As marcas envolvidas foram Engov e Smartfit.
Foram selecionados canais que conversam ao mesmo tempo com o público-alvo das marcas e do evento, que têm relação com o momento do Carnaval e são divertidos. No Nosso Canal, o vídeo sobre malhação antes e depois do Carnaval foi gravado em uma das academias Smartfit, por exemplo. Desse jeito, a marca se inseriu no assunto do canal sem interferir no que já seria pauta para as youtubers.
No total, foram entregues 660 matérias, 270 álbuns de fotos, 146 vídeos, 19 lives no Facebook – com 327.369 visualizações no total – e o melhor conteúdo para os usuários acompanharem a grande festa brasileira.