_Branding

Brasil do Futuro: projeto multiplataforma do UOL mostra jornada de inovações 

Imagem: Reprodução

As oportunidades futuras para o país estão sendo escritas agora por pessoas e negócios inovadores. É essa jornada que o “Brasil do Futuro” – projeto multiplataforma de Tilt, vertical de tecnologia do UOL – acompanha desde maio deste ano, ao contar histórias de como iniciativas nacionais em ciência e tecnologia promovem transformações em diversos campos.

É tanto assunto que, em poucos meses, o projeto já mobilizou um primeiro evento presencial, em junho, com o tema “Brasil do Futuro – Agrotech, que contou com cobertura digital exclusiva. E planeja realizar um segundo encontro em agosto, promovendo conversas com nomes que são referência no tema “Transição Energética”, que debaterá sobre o momento único do Brasil para dar as cartas no cenário internacional.

O objetivo dos eventos do “Brasil no Futuro” é trazer para o mundo físico e amplificar no digital ideias que podem parecer distantes, mas que já são para lá de concretas na atualidade. No primeiro evento, sobre agrotech, a conversa foi sobre a intersecção entre tecnologia e agronegócio para discutir como a conectividade no campo pode fazer uma área que já é forte gerar ainda mais riqueza para o país.

Para isso, foram convidados profissionais que vivem no dia a dia a transformação digital na produção rural e no desenvolvimento tecnológico voltado ao segmento. Participaram dos painéis nomes como Dirceu Ferreira, diretor de operações do AgTech Innovation e sócio da PwC Brasil, que fez um diagnóstico do estágio atual da IA no campo. Guilherme Belardo, líder de desenvolvimento de negócios digitais da Bayer para América Latina, falou de como o campo não apenas produz alimentos, como também gera dados.

Também fizeram parte da conversa executivos de gigantes da tecnologia que atuam diretamente na inovação da produção rural, como Amazon Web Services, TIM Brasil e Nokia; cientistas e líderes de startups do segmento como Agrotools e Agricef, entre outros representantes de empresas da área e de instituições, como Ministério das Comunicações.

Conteúdo de ponta

Por meio de reportagens e séries de vídeos semanais, o “Brasil do Futuro” combina conteúdo jornalístico multimídia com uma forte presença nas redes sociais, como TikTok e Instagram, e no aplicativo de mensagens WhatsApp. O objetivo é mostrar o quanto o país é um enorme celeiro de inovações científicas e tecnológicas que acabam adotadas pelos mais diferentes setores – da saúde às telecomunicações, passando pelo agronegócio – transformando a vida das pessoas.

Dentro dessa cobertura, o projeto abriga a série multimídia “Cidades do Amanhã. São reportagens especiais sobre cidades ou regiões brasileiras que estão desenvolvendo tecnologias, processos ou serviços inovadores que podem influenciar a vida da humanidade no futuro.

Há ainda os quadros produzidos especialmente na linguagem das redes, contando sobre as invenções de forma descontraída e divertida. Dario Centurione, influenciador e cofundador do perfil Almanaque SOS, comenta no “Inovou demais, campeão” uma série de criações curiosas de brasileiros que estão no mercado.

Já as cientistas e influenciadoras Ana Bonassa e Laura Marise, do perfil Nunca Vi 1 cientista, mostram no quadro “O Brasileiro precisa ser estudado” as gambiarras e o jeitinho brasileiro têm muita ciência envolvida em artefatos inusitados. Elas também abordam soluções engenhosas nascidas de laboratórios de pesquisa para problemas globais.

Para mais informações sobre como marcas podem participar do projeto, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo