Em quatro vídeos de animação, a personagem Rita, que ganha vida na voz da atriz Maria Bopp, mergulha numa jornada de autoconhecimento pelo próprio corpo. E assim a websérie “A Pepeca tá ON” conduz de forma divertida e didática uma aventura de descoberta do que é vulva, clitóris e, enfim, do que é orgasmo. Realizada por Universa UOL, em parceria com a produtora Consulado, a animação estreou nesta terça-feira (17), e conta com o apoio da Bayer.
Os episódios vão ao ar semanalmente no Instagram, YouTube e site de Universa. E ficam disponíveis também no UOL Play, grade de programação de vídeo do UOL. No episódio de estreia, chamado “O Mapa da Vulva”, após um encontro sem graça, a personagem Rita decide fazer uma turnê pelo próprio corpo, para entender como aumentar o prazer sexual. No próximo vídeo, que será publicado em 24 de agosto, ela conhecerá como funciona seu ciclo menstrual, as sensações e desejos de cada fase do mês.
“Essa série fala sobre sexualidade de maneira leve e acessível. Eu, pelo menos, tenho muita vergonha de falar de sexo. A possibilidade que tive de falar, brincar e até gozar por áudio dando voz à Pepeca foi incrível e muito divertido”, diz Maria Bopp.
A atriz ainda conta “sem dar spoilers” sobre uma cena em que a personagem chega a um orgasmo. “Como fazer isso sem ser muito exagerado, sem parecer fake, sem parecer que eu estou fingindo o orgasmo, que é um tabu da sexualidade feminina? Foi divertido imaginar caminhos diferentes”, afirma a atriz.
“A Pepeca tá ON” integra um trabalho de fôlego da equipe de Universa e de projetos especiais do UOL, sobre o tema da sexualidade feminina, que envolve ainda uma série de 16 reportagens, disponíveis na seção Papo de Vagina, para complementar a conversa. As matérias tratam de saúde íntima, sexo, autoconhecimento e autoestima, e traz pautas como o PPKare, mercado de bem-estar íntimo e sexual em ascensão no Brasil, e dicas sobre a melhor calcinha para a saúde íntima.
“Liberdade vem de dentro”
Todo o projeto recebe o patrocínio da campanha “Liberdade vem de dentro” — um movimento iniciado em 2020 pela Bayer, que busca promover reflexões e diálogos sobre a liberdade feminina. Este ano, a marca traz a atriz Manu Gavassi como parceira da iniciativa, e conta ainda com influenciadoras como Camila Coutinho, Thelminha, Mariana Goldfarb, Alice Wegman, Beatrice, Lara D’avila, Mari Lobo e Jessica Lopes.
A campanha também produz e promove conteúdos didáticos e informativos sobre contracepção de longa duração e os métodos mais eficazes para evitar a gravidez. Este, aliás, será o foco de um branded content do UOL, que estará relacionado à websérie “A Pepeca tá ON”. O conteúdo deve ir ao ar ainda em agosto.