O investimento em publicidade digital no Brasil alcançou R$ 35 bilhões em 2023, o que representa um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, segundo o balanço Digital AdSpend 2023, realizado pela Kantar IBOPE Media, em parceria com o IAB Brasil. De acordo com o estudo, desde 2020 a trajetória de alta vem sendo contínua. Este ano, foi puxada por setores do comércio como vestuário, autos e beleza.
O avanço no investimento em publicidade digital dessas áreas foi expressivo, conforme aponta o levantamento. Na liderança, o segmento de vestuário, por exemplo, ampliou em 50% o valor investido em 2023, em comparação com 2022. O setor foi seguido de automóveis (alta de 40%), beleza (+42%), comércio (+28%) e administração pública (+9%).
A configuração dos segmentos de anunciantes que mais aumentaram a destinação da verba publicitária digital mudou significativamente em relação ao ano anterior, quando os segmentos que puxaram a alta foram prioritariamente de bens de consumo não duráveis: beleza, alimentos, bebidas, farmacêutico e vestuário.
A metodologia utilizada no levantamento foi o monitoramento de campanhas digitais por meio de impressões em plataformas sociais e de vídeo, search, sites e portais. E a respectiva atribuição de investimento publicitário, por meio de metodologia própria de captura e classificação da Kantar IBOPE Media.
O setor que mais reduziu investimento em publicidade digital em 2023 foi o financeiro, com uma queda de 9%. É o segundo ano seguido de recuo do segmento. Em seguida, aparecem turismo (baixa de 6%); alimentos (-5%), telecom (-3%) e mídia (-1%).
Para 2024, 92% dos anunciantes pretendem manter ou aumentar os investimentos em comparação a 2023, segundo a pesquisa. O formato online vídeo foi o mais citado (51%) entre os modelos de anúncios que devem receber mais investimentos este ano. Foi seguido de search (47%) e display (40%).
O estudo também confirma a consolidação do mobile como dispositivo prioritário nos investimentos, recebendo 74% da verba publicitária digital em 2023, enquanto 26% foram destinados ao desktop. Se olhados os canais, a liderança segue com social media (52% do share publicitário digital), seguido de search (29%) e verticais de conteúdo (19%).
Comportamento digital
A pesquisa ainda mapeou comportamentos de consumo digital. Entre os respondentes, mais da metade (52%) declara que frequentemente usa a internet para planejar compras; 67% afirmam utilizar anúncios na internet para a decisão de consumo e 61% disseram que comprar online torna a vida mais fácil.
Além disso, 42% disseram que costumam seguir as marcas nas redes sociais e 60% se sentem perdidos sem seu smartphone. Quanto à sensação de segurança e privacidade na internet, a maior parte (54%) diz que confia na nuvem para manter os dados seguros; mas 76% se preocupam com a segurança das informações pessoais que inserem online.