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O que atrasa sua entrega de conteúdo de marca? Estudo ouviu agências e clientes

Imagem: AdobeStock

O desperdício de tempo é um problema generalizado na rotina de quem produz conteúdo de marca. Muitas etapas de aprovação, excesso de reuniões, sobrecarga de tarefas e interrupções frequentes são alguns dos gargalos que atrasam o processo de produção de conteúdo, segundo identificou o estudo “Content Marketing: Behind the Scenes”.

O levantamento foi realizado pelo We Are Social Media (veículo de notícias sobre mercado de marketing digital), em parceria com a Planable (plataforma de gerenciamento de campanhas de mídia social).

A pesquisa ouviu mais de 200 profissionais de marketing em todo o mundo, tanto das agências (43%) como das equipes internas das marcas (53%) e empresas terceirizadas, especialistas na produção de marketing de conteúdo (5%).

Os resultados mostraram que muitas horas são adicionadas ao tempo realmente gasto na produção de um conteúdo. Em média, leva-se 5,4 dias desde a criação até a publicação de um conteúdo. As equipes internas das marcas têm um processo mais lento (5,6 dias) em relação às agências (4,9 dias). Isso pode ser explicado pelo nível mais alto de burocracia nas empresas.

Para 33% dos profissionais ouvidos, a maior parte do tempo do ciclo de produção de conteúdo é gasto na comunicação sobre o próprio trabalho. Isso inclui comentários, feedback, implementação de alterações e aprovação.

O atraso é um problema da maioria: 61% dos profissionais ouvidos disseram que ultrapassaram o deadline de projetos pelo menos uma vez em algumas semanas. Outros 20% declararam atrasos semanais. Apenas 3% disseram que nunca atrasaram as campanhas. As equipes de marca são menos pontuais, com 66% de atraso a cada duas semanas, contra 54% das agências.

Entre os motivos apontados, 35% dos entrevistados consideram que lidar com múltiplas tarefas é improdutivo, gerando sobrecarga. Além disso, 34% consideram que distrações como e-mails excessivos e chamadas inesperadas interrompem o trabalho, afetando a produção.

Dentro das marcas, a separação do trabalho em departamentos é um fator de desperdício de tempo importante para 20% dos respondentes, porque cria barreiras na comunicação entre as equipes. Já para as agências (28%), o excesso de reuniões atrapalha mais.

O estudo mostrou ainda que profissionais de agências produzem um volume maior de conteúdo que os das marcas: 57% dos que trabalham em agências produzem mais de 5 conteúdos por semana, enquanto apenas 33% dos profissionais das marcas trabalham no mesmo ritmo.

O processo de marketing de conteúdo como um todo não é satisfatório para as equipes internas das marcas (93%). Nas agências, a falta de eficiência na comunicação com o cliente (77%) é o principal fator de insatisfação. O estudo conclui que problemas na comunicação durante a produção de conteúdo levam a equipes ineficientes e angustiadas. Para melhorar o fluxo de trabalho, marcas e agências precisam ser rápidas e flexíveis.


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