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O ano do impacto: relatório da Dentsu aponta tendências de mídia para 2025

Imagem: Reprodução

As IAs e os algoritmos estão moldando o futuro da mídia, com impactos que serão sentidos em 2025, segundo prevê o relatório “Media Trends 2025 – The Year of Impact”, elaborado por especialistas da Carat, dentsu X e iProspect. O prognóstico anual sobre o cenário global de mídia identifica mudanças impulsionadas pela tecnologia e as novas dimensões do engajamento com o consumidor.

O relatório descreve como as marcas podem aproveitar esse novo ambiente de mídia para gerar conexões com as pessoas e crescimento tangível, a partir de cinco eixos de transformação que impulsionam tendências de mercado.

Veja movimentos que irão alterar o cenário de mídia em 2025:

IAs mostram impacto real

As IAs evoluíram de uma tendência emergente e potencial para uma força transformadora real, se incorporando à vida cotidiana e revolucionando planejamento de mídia, criação de conteúdo e interação com o consumidor. “A inteligência artificial generativa passa do valor experimental para o valor tangível. À medida que permeia a vida das pessoas e aumenta o kit de ferramentas de mídia para marcas, a IA criará uma miríade de micro momentos para experiências personalizadas”, aponta o relatório.

Além disso, as marcas devem encontrar oportunidades para se inserir nessas interações com as IAs, para mover os consumidores ao longo das jornadas de compra. Tudo isso, tendo em vista uma transição para o “fim dos cliques”, já que com os sistemas de busca integrados às IAs, que se tornam mais intuitivos e personalizados, há menos necessidade de as pessoas clicarem para encontrar o que querem.

Histórias para romper a bolha algorítmica

Os interesses de nicho e os fandoms estão se tornando ativos de valor inestimável para as marcas que querem se destacar. E o storytelling deverá ser a principal ferramenta para navegar no espaço de mídia cada vez mais orientado por algoritmos, criando narrativas impactantes em plataformas digitais e de TV conectada.

Isso porque, segundo o relatório, investir em histórias ajuda a estourar a bolha algorítmica, alavancando interesses de grupos profundos. E por meio do streaming e TV Conectada Com investimentos consideráveis em conteúdo ao vivo e recursos de publicidade surgem maneiras inovadoras de reinventar o planejamento de mídia.

A busca pela qualidade de conteúdo e mídia

Com a explosão dos serviços generativos baseados em IA, as marcas passam a buscar conteúdo de alta qualidade para reter os usuários. Esse movimento tende a alavancar parcerias e acordos de licenciamento entre anunciantes, produtores de conteúdo, plataformas e players de tecnologia de IA generativa.

O entendimento é que elevar a qualidade dos investimentos em mídia e conteúdo contribui para maximizar a atenção limitada do público. Dessa forma, para conquistar a audiência no longo prazo, as ferramentas de IA precisam provar que seus serviços são confiáveis, fornecendo respostas precisas e úteis. O caminho para isso será construir bases de dados de alta qualidade para alimentar seus modelos de linguagem (LLMs).


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