O mobile acompanha onde o público está. E, ao mesmo tempo em que o dispositivo abre oportunidades únicas para as marcas se conectarem com seus targets, o investimento em mídia ainda tem desafios a serem vencidos. Saber como mensurar e entender dados, personalizar as campanhas, atribuir performance, ter transparência e brand safety são alguns. Essa foi a tônica do evento Mobilidade 2017, realizado pelo IAB Brasil, em São Paulo, que reuniu marcas, agências e publishers para discutir sobre o tema, apresentar soluções e cases.
O blog UOL AD_LAB acompanhou o evento e listou alguns dos principais insights:
BRAND SAFETY, TRANSPARÊNCIA E ÉTICA
André Vinícius, diretor executivo de publicidade do UOL
“A gente entende que, no mobile, os dados sobre mercado são tão importantes quanto em outras plataformas. Todas as ameaças e oportunidades do mercado digital como um todo, no mobile também aparecem. Nosso grande foco hoje é a transparência, é o brand safety, é construir uma plataforma fechada onde se encontra conteúdo e audiência de qualidade: 75% das pessoas que acessam internet no Brasil passam pela rede do UOL.”
Tiago Santos, diretor de mídia da CP + B
“No brand safety para mobile, há um pouco mais de dificuldade. No vídeo, é mais difícil ainda, porque você precisa transcrever o conteúdo para poder incluir numa blacklist. Mas o mais importante é ter muita atenção aos lugares onde se está veiculando. O que a gente tem aprendido é que quando seu conteúdo está colado em um lugar onde não deveria estar, rapidamente, a internet vai começar a falar sobre isso. Então tem que ter muito cuidado na pós-veiculação, porque tecnicamente ainda há algumas limitações.”Pedro Del Priore, CEO da Ginga
“Cada vez mais vai ser importante trabalhar com empresas sérias, que estão buscando fazer com ética, buscando trazer cada vez mais serviços evoluídos, profissionais, tanto agência como clientes e fornecedores. Porque a complexidade tanto tecnológica quanto de comportamento é muito grande no mobile. Ou existe a questão ética na mesa, profissionalismo e confiança, ou vai se cair no discurso que fica muito vazio.”