Levantamento da Tunad analisa publicidade de carros na TV em 2025
AdobeStock

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Ainda estamos na metade do ano e um dado chama a atenção – a publicidade de carros na TV aberta caiu 36,7%, comparando os 4 primeiros meses de 2025 com o mesmo período do ano anterior.
A informação é de um levantamento da Tunad, plataforma de inteligência de mídia e engajamento de marcas, que analisou o comportamento recente dessa indústria. Segundo os dados, os investimentos caíram de R$ 271,1 milhões, no ano passado, para R$ 171,4 milhões neste ano.
A plataforma destaca ainda que os quatro primeiros meses de 2024 concentraram 61% de todo o valor investido pelos anunciantes do setor nos dois anos.
Publicidade de carros na TV: quem investe mais
Nos 4 primeiros meses deste ano, quem ocupa o topo do ranking das marcas de carros que investem na TV é a BYD. A marca chinesa de carros elétricos pulou da segunda para a primeira posição de um ano para outro. Em seguida vêm Volkswagen, que investiu R$ 28,9 milhões, e Chevrolet, com R$ 28 milhões. Completam o top 5 a Hyundai, com R$ 14 milhões, e a Renault, com investimento de R$ 12 milhões.
Em 2024, a lista seguia esta ordem: Chevrolet, com mais de R$ 60 milhões, BYD, com R$ 41 milhões, Renault, com R$ 27,9 milhões, Citroën, com R$ 25,2 milhões, e Hyundai, com R$ 21,9 milhões.
Por que os investimentos em TV estão caindo?
De acordo com Cesar Sponchiado, fundador e CEO da Tunad, a retração pode ter duas explicações principais. Uma delas é o movimento de readequação de mídia, com as montadoras redistribuindo seus investimentos da TV linear tradicional para a CTV e outros canais digitais.
“Soma-se a isso um cenário econômico desafiador, com crédito caro e juros elevados, o que exige das marcas estratégias mais cautelosas”, afirma.
Carros no digital
Apenas para lembrar, relatório Adspend 2025, do IAB Brasil, indica crescimento dos aportes do setor automotivo no digital. Ente 2023 e 2024, por exemplo, que são os dados mais recentes do levantamento, houve 33% dos investimentos do segmento no online.
Ainda segundo dados do relatório, o digital representou 48% do investimento publicitário do setor automotivo em 2024.
Levantamento da Tunad analisa publicidade de carros na TV em 2025
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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Ainda estamos na metade do ano e um dado chama a atenção – a publicidade de carros na TV aberta caiu 36,7%, comparando os 4 primeiros meses de 2025 com o mesmo período do ano anterior.
A informação é de um levantamento da Tunad, plataforma de inteligência de mídia e engajamento de marcas, que analisou o comportamento recente dessa indústria. Segundo os dados, os investimentos caíram de R$ 271,1 milhões, no ano passado, para R$ 171,4 milhões neste ano.
A plataforma destaca ainda que os quatro primeiros meses de 2024 concentraram 61% de todo o valor investido pelos anunciantes do setor nos dois anos.
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Nos 4 primeiros meses deste ano, quem ocupa o topo do ranking das marcas de carros que investem na TV é a BYD. A marca chinesa de carros elétricos pulou da segunda para a primeira posição de um ano para outro. Em seguida vêm Volkswagen, que investiu R$ 28,9 milhões, e Chevrolet, com R$ 28 milhões. Completam o top 5 a Hyundai, com R$ 14 milhões, e a Renault, com investimento de R$ 12 milhões.
Em 2024, a lista seguia esta ordem: Chevrolet, com mais de R$ 60 milhões, BYD, com R$ 41 milhões, Renault, com R$ 27,9 milhões, Citroën, com R$ 25,2 milhões, e Hyundai, com R$ 21,9 milhões.
Por que os investimentos em TV estão caindo?
De acordo com Cesar Sponchiado, fundador e CEO da Tunad, a retração pode ter duas explicações principais. Uma delas é o movimento de readequação de mídia, com as montadoras redistribuindo seus investimentos da TV linear tradicional para a CTV e outros canais digitais.
“Soma-se a isso um cenário econômico desafiador, com crédito caro e juros elevados, o que exige das marcas estratégias mais cautelosas”, afirma.
Carros no digital
Apenas para lembrar, relatório Adspend 2025, do IAB Brasil, indica crescimento dos aportes do setor automotivo no digital. Ente 2023 e 2024, por exemplo, que são os dados mais recentes do levantamento, houve 33% dos investimentos do segmento no online.
Ainda segundo dados do relatório, o digital representou 48% do investimento publicitário do setor automotivo em 2024.
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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Ainda estamos na metade do ano e um dado chama a atenção – a publicidade de carros na TV aberta caiu 36,7%, comparando os 4 primeiros meses de 2025 com o mesmo período do ano anterior.
A informação é de um levantamento da Tunad, plataforma de inteligência de mídia e engajamento de marcas, que analisou o comportamento recente dessa indústria. Segundo os dados, os investimentos caíram de R$ 271,1 milhões, no ano passado, para R$ 171,4 milhões neste ano.
A plataforma destaca ainda que os quatro primeiros meses de 2024 concentraram 61% de todo o valor investido pelos anunciantes do setor nos dois anos.
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Nos 4 primeiros meses deste ano, quem ocupa o topo do ranking das marcas de carros que investem na TV é a BYD. A marca chinesa de carros elétricos pulou da segunda para a primeira posição de um ano para outro. Em seguida vêm Volkswagen, que investiu R$ 28,9 milhões, e Chevrolet, com R$ 28 milhões. Completam o top 5 a Hyundai, com R$ 14 milhões, e a Renault, com investimento de R$ 12 milhões.
Em 2024, a lista seguia esta ordem: Chevrolet, com mais de R$ 60 milhões, BYD, com R$ 41 milhões, Renault, com R$ 27,9 milhões, Citroën, com R$ 25,2 milhões, e Hyundai, com R$ 21,9 milhões.
Por que os investimentos em TV estão caindo?
De acordo com Cesar Sponchiado, fundador e CEO da Tunad, a retração pode ter duas explicações principais. Uma delas é o movimento de readequação de mídia, com as montadoras redistribuindo seus investimentos da TV linear tradicional para a CTV e outros canais digitais.
“Soma-se a isso um cenário econômico desafiador, com crédito caro e juros elevados, o que exige das marcas estratégias mais cautelosas”, afirma.
Carros no digital
Apenas para lembrar, relatório Adspend 2025, do IAB Brasil, indica crescimento dos aportes do setor automotivo no digital. Ente 2023 e 2024, por exemplo, que são os dados mais recentes do levantamento, houve 33% dos investimentos do segmento no online.
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