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Imagens fantásticas são tendência para 2022, diz relatório da Shutterstock 

Imagem: Shutterstock

A fantasia estará muito presente nas fotos, ilustrações e vídeos na publicidade e na mídia em 2022, povoando campanhas e comunicações com muita imaginação e criatividade. É o que indica o Creative Trends 2022” — relatório de tendências da Shutterstock, plataforma criativa global. O mapeamento foi feito com base nos dados de pesquisa dos usuários e em inteligência artificial.

De seis tendências para as expressões criativas no ano, quatro estão diretamente relacionadas a universos fantásticos e fantasiosos, que remetem a uma ideia de passado e futuro imaginários: Fantástico Medieval, Macabro, Velho Oeste e Cyberpunk. As outras duas frentes criativas – Pé na Estrada e Saindo do Forno – destacam viagens e culinária, ou seja, desejos e hábitos que ganharam força ao longo da pandemia e se sustentam em 2022.

“Há uma sensação de desejo de viajar e um desejo de explorar o fantástico e o estranho, e as tendências deste ano capturaram exatamente isso. Das paisagens áridas do deserto do faroeste aos reflexos de néon de um horizonte futurista, este ano está pronto para testar os limites da nossa imaginação”, disse Flo Lau, diretora de criação da Shutterstock.

Conheça as tendências:

Cyberpunk – Os criativos estão se voltando para imagens de alta tecnologia, como paisagens urbanas noturnas, fundos com fractais (alta de 2.955%) e avatares de mulheres (+1.503%) para representar o futuro, com inspiração na estética cyberpunk. Aliás, o resultado do estudo é apresentado de forma interativa, e a navegação é acompanhada por um avatar.

Fantástico Medieval – Criativos e profissionais de marketing têm revisitado reinos de drama e aventura em suas buscas. Palavras-chave como construção medieval (alta de 6.496% nas pesquisas), escudo vintage (+2.858%) e templários (+831%) tiveram um aumento significativo, que segue ascendente.

O Macabro – Elementos assustadores como múmias egípcias (alta de 6.923% nas buscas), monstros e feras (+3.623%) e A Morte (+388%) aparecem como padrões de pesquisa em alta fora do período de Halloween, povoando criações que remetem a futuros distópicos e pós-apocalípticos.

Velho Oeste – Há um aumento no interesse pela cultura cowboy, com pesquisas por cavalos selvagens, por exemplo, aumentando em 1.961%. Imagens e vídeos com temas relativos ao faroeste estão subindo rapidamente nas listas de desejos de marketing.

Pé Na Estrada – Após tanto tempo em isolamento, o desejo de viajar segue forte e isso se reflete nas imagens mais buscadas. Os usuários procuram por bicicletas na estrada (alta de 14.911%), estradas de montanha (+5.763%) e lugares remotos (+487%).

Saindo do Forno – Passar mais tempo em casa levou muitos a se voltarem à cozinha, e imagens que ilustram esses momento seguem em alta. As pesquisas por especialidades e ingredientes regionais como Porcini (crescimento de 2.566%), Takoyaki (+2.024%) e Panna Cotta (+435%) são exemplos.

Recorte brasileiro

Pela primeira vez, o relatório de tendências da Shutterstock trouxe recortes para cinco de  seus principais mercados: Brasil, França, Japão, EUA e Reino Unido. Por aqui, as principais tendências também apontam para um lado fantástico, que aparece na busca por imagens de piratas, e para o desejo de contato com a natureza e culinária.


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