A publicidade digital out of home (DOOH) vem ganhando cada vez mais espaço nos planos de mídia pelo globo. Cheio de novas possibilidades criativas, com integração omnichannel e uso de IAs, o formato tem se mostrado um ponto de contato estratégico entre marcas e consumidores. Além disso, nos últimos anos, essa mídia tem avançado em precisão na mensuração de resultados.
Quem lidera os investimentos no setor é o mercado norte-americano. Se olhados apenas os dados dos EUA, esse crescimento tende a se acentuar. Segundo pesquisa do Insider Intelligence, quase um terço (31%) dos anunciantes afirmam que incluem o DOOH em seus planos de mídia; e 39% planejam aumentar seu investimento nos próximos 18 meses.
Nesse contexto de ascensão do DOOH, que ganhou força no pós-pandemia, quando as pessoas voltaram a realizar suas rotinas nas ruas, 2024 tem sido um ano de amadurecimento e sofisticação da estratégia.
Veja três frentes de inovação em DOOH que estão avançando este ano:
IAs na criação e distribuição de mídia
Alguns dos primeiros avanços com IA (inteligência artificial) que chegaram ao mercado de DOOH foram aplicações para design visual e gráfico. A tendência é vermos a IA aplicada à produção de peças e à otimização criativa dinâmica (DCO). Com isso, é possível personalizar em tempo real elementos criativos com base no comportamento dos perfis consumidores expostos à peça. Isso permite que as campanhas se adaptem e ressoem com diferentes segmentos de público simultaneamente, maximizando a escala e a precisão.
Integração omnichannel
O DOOH é um formato arrojado, dinâmico, que oferece oportunidades únicas de uso de dados e criatividade. Ao integrar o DOOH a estratégias de marketing mais amplas, as marcas podem criar narrativas consistentes que acompanham jornadas de consumo em pontos de contato que se inserem na rotina das pessoas. Com isso, a publicidade omnichannel tem avançado, aprimorada por dados e recursos baseados em IA, criando experiências contínuas, baseadas em geolocalização, e complementando o mix de mídia para mensagens coesas e melhora no recall das marcas.
Novas possibilidades criativas
A publicidade DOOH possibilitou a evolução de outdoors estáticos para telas dinâmicas e interativas que envolvem o público de maneiras inovadoras. À medida que a tecnologia avança, essas telas digitais que compõem o mobiliário urbano abrem oportunidades para criar novas formas de conteúdo criativo para se conectar com seus públicos. A tendência é que experiências imersivas e interativas com DOOH surjam cada vez mais, a partir de recursos que permitem a integração com smartphones, como QR codes, tecnologia NFC e conectividade Bluetooth, gerando ligações diretas entre anúncios e consumidores.