O uso de inteligência artificial generativa deve impulsionar uma mudança contínua na forma como a audiência se envolve com o conteúdo — incluindo TV, streaming, mídias sociais e outros tipos de conteúdo — de forma global, o que apresenta oportunidades e desafios. Esse é uma das previsões do estudo “2025 Media Trends & Predictions”, da Kantar Ibope Media.
O documento apresenta movimentos e tendências para os mercados de mídia local e global, traçando uma análise extensa sobre os impactos das transformações no consumo de mídia e economia da atenção em todo o ecossistema, tendo em vista uso de dados, novas regulações e medição de audiência.
Veja tendências que devem afetar diretamente a produção e consumo de conteúdo em 2025:
As IAs irão romper barreiras culturais
O avanço do uso das IAs generativas nos diversos formatos de conteúdo deverá acelerar a inovação e eliminar barreiras culturais. Isso porque a tradução em tempo real feita pela ferramenta pode alterar a forma como o conteúdo é consumido globalmente, permitindo que a mídia supere barreiras linguísticas. Tecnologias como dublagem de IA e tradução de fala podem permitir que os espectadores experimentem as produções em seus idiomas nativos.
“Este desenvolvimento tem um enorme potencial para veículos, live streamers e anunciantes, que poderão atingir públicos globalmente com muito mais facilidade e maior personalização”, diz o estudo.
Alucinação das IAs ainda afeta confiabilidade
A capacidade de as IAs de criarem conteúdo falso, mas convincente – sejam vídeos, imagens ou áudio – seguirá levantando questionamentos sobre a confiabilidade desses conteúdos. Segundo dados do Target Group Index da Kantar Media, 60% dos consumidores conectados temem que a tecnologia faça com que a sociedade perca o contato com a realidade.
“Embora os veículos de mídia continuem progredindo no aproveitamento do poder da IA como uma força positiva na promoção de uma melhor experiência do consumidor, eles precisarão priorizar tecnologias que preservem a privacidade e a educação pública para combater a desinformação”, aponta o documento.
Futuro do engajamento será personalizado
Segundo o “Media Trends & Predictions”, as empresas de mídia precisarão evoluir para atender às mudanças nas demandas dos consumidores. Nesse cenário, a personalização é apontada como oportunidade para complementar estratégias de alcance da mídia de massa. E pode ser aplicada em qualquer meio cuja compra de mídia passe pelo digital, inclusive DOOH, CTV e retail media.
“Ao aproveitar insights orientados por dados, compradores e vendedores de mídia podem criar experiências de conteúdo mais personalizadas, garantindo relevância e envolvimento em um cenário cada vez mais fragmentado”, diz o documento. Isso pode ser realizado inclusive com auxílio das IAs, por meio de geração de conteúdo personalizado tanto de artigos interativos, imagens dinâmicas e até influenciadores virtuais.