O Nest Pro Series, campeonato internacional de CS:GO (Counter Strike: Global Offensive) já consagrado na Ásia e na Europa, aporta na América Latina, a partir deste mês. Após as disputas qualificatórias, o torneio terá transmissão nacional ao vivo pela BandSports, parceira do UOL. O time vencedor latino-americano, que será conhecido no dia 10 de novembro, terá vaga garantida para participar da grande final presencial na China, em dezembro.
O CS:GO é um dos games mais populares do país. Os conteúdos em vídeo sobre o jogo são vistos por 46% dos fãs de eSports no Brasil, segundo pesquisa sobre o mercado brasileiro, da Newzoo.
A chegada do campeonato à região mostra o avanço do país e da América Latina no cenário competitivo de esportes eletrônicos internacional, criando oportunidades para times e marcas patrocinadoras.
Parte desse impulso vem das parcerias comerciais. Recente acordo entre players dos mercados brasileiro, alemão e chinês de eSports foi o responsável por abrir as portas do Nest Pro Series para que talentos daqui se destaquem na Ásia, celeiro de grandes ícones do universo de jogos eletrônicos.
Do lado de cá, a Talent Experts, agência especializada em marketing para eSports, junto com a Abriesp (Associação Brasileira da Indústria de Esportes), fechou um acordo com a CGA, empresa organizadora do Nest Pro Series, e o estúdio SE Arena, ambos da China, para a realização do campeonato. A parceria de longo prazo tem ainda a participação da ISPO, da Alemanha, plataforma de aceleração de eventos esportivos.
Com isso, a Talent Experts detém o direito exclusivo de organização do torneio na América Latina. “Nossa recepção pelo governo da China foi muito produtivo. Estamos realmente muito felizes com esse processo de unir países em competições de eSports”, afirma Moacyr Alves diretor da Talent Experts.
Dá tempo de participar
As inscrições para os times interessados estão abertas até 15 de outubro. No dia 19, começam as disputas qualificatórias. Em 26 e 27 de outubro, serão realizadas as oitavas de final. As transmissões ao vivo pela BandSports no Brasil começam no dia 2 de novembro, quando as quartas de final têm início, e os jogos ficam mais acirrados. Já a transmissão em espanhol para os demais países da região será feita pela Libero eSports, de Lima, no Peru.
Com o campeonato, marcas patrocinadoras de times nacionais com relevância no CS:GO têm a oportunidade de ampliar sua presença pelo mundo. A final do Nest Pro Series América Latina será realizada no dia 10 de novembro, e garantirá à equipe vencedora uma vaga — e todos os custos cobertos — para disputar o prêmio de US$ 50 mil na China. O evento presencial, que será realizado na segunda semana de dezembro, também terá transmissão local.