_Brainstorm

ENEM: conteúdo para informar e preparar estudantes já é foco de publishers e marcas

Imagem: Sales Navigator/Pexels

Estudantes do ensino médio estão na fase final de preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Em função da pandemia, a prova de 2020 será em janeiro do ano que vem. Publishers e marcas já intensificam a produção de conteúdos especiais para ajudar esses jovens a ter um bom desempenho na prova, que é decisiva para o ingresso no ensino superior.

Os meses que antecedem o exame são importantes na jornada desses estudantes. É quando muitos decidem a carreira que desejam seguir e se apoiam em conteúdos que ajudam a entender qual curso de graduação fará parte dessa trajetória. É momento também de buscas por universidades e informações sobre vestibular.

Pensando nas dúvidas comuns dos estudantes nesta fase, a plataforma Brasil Escola prepara um Guia de Profissões que prevê uma série de vídeos com entrevistas de profissionais de sucesso em diversas áreas. A primeira temporada, com 10 episódios, já vai ao ar agora no início de dezembro.

A primeira bateria de entrevistas conta com Alexandre Piovesan (juiz do trabalho), Jairo Bouer (médico), Rangel Mendonça (engenheiro eletricista), Carlos Itria (administrador), Nilton Petrone, o Filé (fisioterapeuta), Thiago Monteiro, Nutri Fofo (nutricionista), Viviane Mansi (relações públicas), Bruno Quatti (engenheiro de produção), Washington Olivetto (publicitário) e Taís Bento (pedagoga).

Cada um vai contar um pouco da sua trajetória profissional, como foi a escolha do curso, e também falar das possibilidades de atuação, ilustrando sobre o que a carreira oferece no mercado de trabalho.

“O objetivo é nortear os estudantes que ainda estão temerosos com a escolha a ser feita, que não decidiram o curso ainda ou estão em dúvida entre uma carreira e outra. A proposta, portanto, é que o relato feito por cada um dos profissionais possa trazer mais esclarecimentos sobre a carreira profissional em questão, servindo de inspiração para os estudantes ao mostrar as possibilidades e desafios de cada área”, afirma Marina Palma, diretora de conteúdo da Rede Omnia, que administra os portais Brasil Escola e Mundo Educação.

Além disso, durante o período do ENEM, a plataforma Brasil Escola vai realizar a cobertura editorial do evento, com o patrocínio da Estácio. A marca também vai estar presente no UOL Educação, numa série de branded contents, com dicas e informações preparatórias para o exame. Nas semanas que antecedem as provas, crescem em relevância conteúdos com orientações e dicas sobre organização de tempo, de como manter foco na prova ou mesmo relaxar das tensões neste momento.

Já nos dias do exame, há o tradicional acompanhamento das provas, com análises de professores — cobertura que todo ano recebe atenção dedicada do UOL Educação. Nesta edição do ENEM, a plataforma vai contar com parceria do Colégio Farias Brito.

Apoiar e incentivar

Os jovens estão precisando de incentivo para estudar durante a pandemia. Pesquisa do Datafolha encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures sobre o impacto da covid-19 nos hábitos de estudo mostra que, em setembro, 92% de estudantes brasileiros receberam atividades para fazer em casa, contra 74% em maio. Mas falta cada vez mais ânimo. Em maio, 46% se sentiam desmotivados, agora são 54%.

Marcas podem fazer algo a respeito? Como atrair estudantes para uma experiência educativa mais lúdica e interessante? Mais do que abordar pautas sobre educação para se comunicar com jovens, a oportunidade para empresas que se posicionam nesse cenário é também a de exercer um papel social.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis/ Gerente Geral: Karen Cunsolo