Brainstorm|11 ago, 2025|

4 dicas para introduzir mais diversão na estratégia de marca

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

A diversão é cada vez mais reconhecida como um pilar fundamental da saúde e da felicidade. Neste mundo agitado, em que sobram solidão e estresse, os consumidores querem sentir alegria – inclusive quando fazem compras online. E marcas que investirem no poder da brincadeira podem aprofundar o relacionamento emocional com seus consumidores.

Quem afirma é a WGSN, com base no estudo global “The Spark of Discovery”, conduzido pela Criteo com 6 mil consumidores e 600 líderes de marca em seis mercados em fevereiro deste ano.

Consumidores buscam mais diversão nas compras online

Uma das principais conclusões é que a emoção é essencial no e-commerce porque, quando consumidores sentem conexão emocional com uma marca, eles gastam mais e voltam com mais frequência.

No entanto, a pesquisa revelou uma lacuna entre expectativa e realidade: 54% dos entrevistados querem sentir alegria ao comprar online, mas 76% dizem que falta surpresa ou encantamento nesse canal. Apenas 18% celebram grandes momentos – como aniversário, promoção ou conquistas pessoais – com compras online. É um sinal de que o e-commerce não está associado a experiências memoráveis ou festivas.

Além disso, 84% dos líderes de marca priorizam experiências alegres na interação com os consumidores, mas muitos ainda não conseguem traduzir essa intenção em ações práticas.

4 formas de incluir diversão na estratégia de marca

Para eliminar essa lacuna e incluir mais diversão na estratégia de marca, a WGSN recomenda que as marcas adotem uma mentalidade lúdica para desbloquear ideias inovadoras. Isso deve atrair o emergente grupo de consumidores kidult – aqueles que mantêm interesses, hobbies e hábitos lúdicos na vida adulta – e inspirar nostalgia, sentimento que geralmente incentiva as pessoas a fazer mais compras. Confira as principais dicas.

Invista em experiências multissensoriais

A ideia é evocar sentimentos positivos por meio de vários sentidos. É possível apostar na cultura do mimo, criar anúncios interativos ou experimentar canais alternativos.

Uma ideia é tornar as campanhas interativas utilizando elementos que incentivem os consumidores a cheirar, ouvir e se envolver com seus sentidos. “Em meio à crise do tédio, os consumidores estão buscando experiências emocionalmente envolventes que evoquem uma sensação de admiração”, afirma a WGSN.

Um exemplo é o da marca de beleza Billie, que lançou uma série de anúncios multissensoriais OOH para promover o novo perfume da sua linha de desodorantes. A campanha apresentava a frase “scratch-and-sniff” (arranhe e cheire), convidando o público a experimentar a nova fragrância arranhando o pôster para liberar o aroma.

Crie mundos lúdicos com compromisso social

Outra ideia é desenvolver ambientes que promovam experiências imersivas que combinam diversão e aprendizado. Isso ajuda a criar interações significativas.

Use humor para despertar a alegria estratégica

Apostar no humor e no absurdo pode ser um caminho para dar um tom de brincadeira (no bom sentido) às campanhas e mensagens da marca. Também é uma estratégia eficiente para se destacar no meio de tantas propagandas.

Gamifique os pontos de contato da marca

Por fim, inspire-se em esportes e jogos infantis para oferecer experiências mais lúdicas de descoberta da marca.

Um exemplo que incorpora praticamente todas as dicas é o da The Perfume Shop, que lançou um escape room com o tema de fragrâncias. A experiência envolveu vários sentidos e contou com várias salas temáticas em que os visitantes podiam coletar prêmios.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

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4 dicas para introduzir mais diversão na estratégia de marca

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

A diversão é cada vez mais reconhecida como um pilar fundamental da saúde e da felicidade. Neste mundo agitado, em que sobram solidão e estresse, os consumidores querem sentir alegria – inclusive quando fazem compras online. E marcas que investirem no poder da brincadeira podem aprofundar o relacionamento emocional com seus consumidores.

Quem afirma é a WGSN, com base no estudo global “The Spark of Discovery”, conduzido pela Criteo com 6 mil consumidores e 600 líderes de marca em seis mercados em fevereiro deste ano.

Consumidores buscam mais diversão nas compras online

Uma das principais conclusões é que a emoção é essencial no e-commerce porque, quando consumidores sentem conexão emocional com uma marca, eles gastam mais e voltam com mais frequência.

No entanto, a pesquisa revelou uma lacuna entre expectativa e realidade: 54% dos entrevistados querem sentir alegria ao comprar online, mas 76% dizem que falta surpresa ou encantamento nesse canal. Apenas 18% celebram grandes momentos – como aniversário, promoção ou conquistas pessoais – com compras online. É um sinal de que o e-commerce não está associado a experiências memoráveis ou festivas.

Além disso, 84% dos líderes de marca priorizam experiências alegres na interação com os consumidores, mas muitos ainda não conseguem traduzir essa intenção em ações práticas.

4 formas de incluir diversão na estratégia de marca

Para eliminar essa lacuna e incluir mais diversão na estratégia de marca, a WGSN recomenda que as marcas adotem uma mentalidade lúdica para desbloquear ideias inovadoras. Isso deve atrair o emergente grupo de consumidores kidult – aqueles que mantêm interesses, hobbies e hábitos lúdicos na vida adulta – e inspirar nostalgia, sentimento que geralmente incentiva as pessoas a fazer mais compras. Confira as principais dicas.

Invista em experiências multissensoriais

A ideia é evocar sentimentos positivos por meio de vários sentidos. É possível apostar na cultura do mimo, criar anúncios interativos ou experimentar canais alternativos.

Uma ideia é tornar as campanhas interativas utilizando elementos que incentivem os consumidores a cheirar, ouvir e se envolver com seus sentidos. “Em meio à crise do tédio, os consumidores estão buscando experiências emocionalmente envolventes que evoquem uma sensação de admiração”, afirma a WGSN.

Um exemplo é o da marca de beleza Billie, que lançou uma série de anúncios multissensoriais OOH para promover o novo perfume da sua linha de desodorantes. A campanha apresentava a frase “scratch-and-sniff” (arranhe e cheire), convidando o público a experimentar a nova fragrância arranhando o pôster para liberar o aroma.

Crie mundos lúdicos com compromisso social

Outra ideia é desenvolver ambientes que promovam experiências imersivas que combinam diversão e aprendizado. Isso ajuda a criar interações significativas.

Use humor para despertar a alegria estratégica

Apostar no humor e no absurdo pode ser um caminho para dar um tom de brincadeira (no bom sentido) às campanhas e mensagens da marca. Também é uma estratégia eficiente para se destacar no meio de tantas propagandas.

Gamifique os pontos de contato da marca

Por fim, inspire-se em esportes e jogos infantis para oferecer experiências mais lúdicas de descoberta da marca.

Um exemplo que incorpora praticamente todas as dicas é o da The Perfume Shop, que lançou um escape room com o tema de fragrâncias. A experiência envolveu vários sentidos e contou com várias salas temáticas em que os visitantes podiam coletar prêmios.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

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4 dicas para introduzir mais diversão na estratégia de marca

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Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

A diversão é cada vez mais reconhecida como um pilar fundamental da saúde e da felicidade. Neste mundo agitado, em que sobram solidão e estresse, os consumidores querem sentir alegria – inclusive quando fazem compras online. E marcas que investirem no poder da brincadeira podem aprofundar o relacionamento emocional com seus consumidores.

Quem afirma é a WGSN, com base no estudo global “The Spark of Discovery”, conduzido pela Criteo com 6 mil consumidores e 600 líderes de marca em seis mercados em fevereiro deste ano.

Consumidores buscam mais diversão nas compras online

Uma das principais conclusões é que a emoção é essencial no e-commerce porque, quando consumidores sentem conexão emocional com uma marca, eles gastam mais e voltam com mais frequência.

No entanto, a pesquisa revelou uma lacuna entre expectativa e realidade: 54% dos entrevistados querem sentir alegria ao comprar online, mas 76% dizem que falta surpresa ou encantamento nesse canal. Apenas 18% celebram grandes momentos – como aniversário, promoção ou conquistas pessoais – com compras online. É um sinal de que o e-commerce não está associado a experiências memoráveis ou festivas.

Além disso, 84% dos líderes de marca priorizam experiências alegres na interação com os consumidores, mas muitos ainda não conseguem traduzir essa intenção em ações práticas.

4 formas de incluir diversão na estratégia de marca

Para eliminar essa lacuna e incluir mais diversão na estratégia de marca, a WGSN recomenda que as marcas adotem uma mentalidade lúdica para desbloquear ideias inovadoras. Isso deve atrair o emergente grupo de consumidores kidult – aqueles que mantêm interesses, hobbies e hábitos lúdicos na vida adulta – e inspirar nostalgia, sentimento que geralmente incentiva as pessoas a fazer mais compras. Confira as principais dicas.

Invista em experiências multissensoriais

A ideia é evocar sentimentos positivos por meio de vários sentidos. É possível apostar na cultura do mimo, criar anúncios interativos ou experimentar canais alternativos.

Uma ideia é tornar as campanhas interativas utilizando elementos que incentivem os consumidores a cheirar, ouvir e se envolver com seus sentidos. “Em meio à crise do tédio, os consumidores estão buscando experiências emocionalmente envolventes que evoquem uma sensação de admiração”, afirma a WGSN.

Um exemplo é o da marca de beleza Billie, que lançou uma série de anúncios multissensoriais OOH para promover o novo perfume da sua linha de desodorantes. A campanha apresentava a frase “scratch-and-sniff” (arranhe e cheire), convidando o público a experimentar a nova fragrância arranhando o pôster para liberar o aroma.

Crie mundos lúdicos com compromisso social

Outra ideia é desenvolver ambientes que promovam experiências imersivas que combinam diversão e aprendizado. Isso ajuda a criar interações significativas.

Use humor para despertar a alegria estratégica

Apostar no humor e no absurdo pode ser um caminho para dar um tom de brincadeira (no bom sentido) às campanhas e mensagens da marca. Também é uma estratégia eficiente para se destacar no meio de tantas propagandas.

Gamifique os pontos de contato da marca

Por fim, inspire-se em esportes e jogos infantis para oferecer experiências mais lúdicas de descoberta da marca.

Um exemplo que incorpora praticamente todas as dicas é o da The Perfume Shop, que lançou um escape room com o tema de fragrâncias. A experiência envolveu vários sentidos e contou com várias salas temáticas em que os visitantes podiam coletar prêmios.

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