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Chatbots avançam nas redes sociais e ajudam marcas a entender público

Os chatbots são uma realidade. A interação entre pessoas e máquinas inteligentes, que já assume os mais variados papéis no dia a dia, agora avança nas redes sociais. Depois que o Facebook habilitou a ferramenta no seu messenger, a tendência é que mais e mais empresas criem bots para se aproximar de seus públicos.

Exemplos bem-sucedidos de bot são alguns dos pioneiros. A rede de TV CNN, a primeira no mundo a lançar a ferramenta, oferece envio das principais notícias do dia ou responde a perguntas dos fãs. O Bild News, jornal da Alemanha, e The Guardian, jornal britânico, também construíram bots que distribuem notícias. No Brasil, o UOL foi o primeiro portal de conteúdo a lançar o recurso, em abril de 2016.

A ferramenta para redes sociais é relativamente nova, e os desenvolvedores ainda estão decifrando como melhor aproveitá-la, encontrando fórmulas para tornar a experiência mais amigável dentro das necessidades de cada empresa e de seus públicos.

Mas algo é certo: a tecnologia veio para ficar. A ideia de interação em forma de conversa, como é feita nos iPhones com a robô Siri, ainda funciona, mas perdeu importância nas estratégias. Pode ser engraçado ter diálogos inusitados com um robô, por mais inteligentes que pareçam. Mas isso nem sempre oferece utilidade e trocas reais entre os dois lados.

Por enquanto, a estratégia que ganha força e tem se mostrado mais efetiva é permitir que cada seguidor da página no Facebook personalize como quer que a interação seja feita. E a ferramenta aprende a cada dia o que oferecer para cada perfil.

E é aí que está o grande pulo do gato. Os bots podem ajudar empresas a conhecer o público de forma mais profunda, complementando os dados de navegação. Por isso, hoje, o mercado percebeu que é mais produtivo guiar a conversa, oferecer caminhos para o usuário mostrar para onde ele realmente quer ir.

As possibilidades de interação são infinitas. Com o recurso de geolocalização, é possível regionalizar a interação. Também ferramentas como quiz e jogo podem ajudar a trazer usuário para dentro da ferramenta e aproximá-lo das marcas.

No UOL, tecnologia avança diariamente

Interação UOL notícias com card navegáveis
Interação UOL notícias com card navegáveis

Há quase um ano, a página de UOL Esporte interage com seus fãs com ajuda de um robô. O bot nasceu em abril de 2016, para acompanhar o movimento da Olimpíada. Ele identifica os times do coração, e envia diariamente as notícias mais interessantes de acordo com cada perfil. Já são mais de 250 mil inscritos.

De lá para cá, a ferramenta só evoluiu. Quando começou a funcionar na página de UOL Notícias, ganhou o recurso de cards navegáveis, onde é possível escolher entre assuntos de interesse. Nesta quarta-feira, será a vez da página UOL Entretenimento inaugurar seu bot com mais recursos ainda.

Os seguidores poderão escolher entre quatro grandes áreas: cinema, música, TV e famosos. Por meio de cards navegáveis e compartilháveis, a tecnologia permite que o fã escolha tudo o que quer ler no seu envio diário. E ainda poderá navegar e escolher entre subassuntos. No card TV, por exemplo, vai poder escolher entre BBB, novela, reality e famosos.

A ideia é que, até o fim do primeiro semestre, todas as fanpages do UOL no Facebook já contem com chatbots interagindo com seus fãs. Em breve, o UOL Esporte já deve lançar sua versão 2.0. E, por fim, a página do UOL deve ser capaz de atender a todos os usuários. Além da possibilidade de navegar de forma personalizada nas notícias, o messenger também deve servir como um canal efetivo para atender clientes dos serviços do grupo. Esse é o futuro.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo