O saldo da 70ª edição do Cannes Lions, maior festival da publicidade mundial, foi positivo para o Brasil e para a representatividade, trazendo renovação, de acordo com o número de Leões conquistados e com a opinião de nomes do mercado que participaram do evento. Os trabalhos mais criativos do globo produzidos no último ano foram premiados no Palais des Festivals, em Cannes, entre os dias 19 e 23 de junho.
Entre as campanhas brasileiras, a do “Cartão da Transparência” foi a mais premiada. Criada pela agência AKQA São Paulo para o site Congresso em Foco, parceiro do UOL, a ação desenvolveu uma ferramenta que monitora o acesso aos gastos dos parlamentares federais. O trabalho conquistou seis leões, sendo dois de Ouro, três de Prata e um de Bronze, em cinco categorias diferentes (Design Craft, Creative Data, Direct, Innovation e Mobile).
Com a melhor performance em cinco anos, o Brasil encerrou sua participação no festival trazendo para casa 92 Leões, sendo dois Grand Prix, um Titanium Lions, 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes. O desempenho não supera os 101 Leões de 2018, mas está acima das edições de 2022 (70 Leões), 2021 (67 Leões, sendo 3 Grand Prix) e 2019 (85 Leões). Os GPs foram para “Never done evolving feat Serena”, da AKQA São Paulo e Portland para Nike, e para “TERR4”, da AlmapBBDO para B3 e Pacto Global da ONU.
Passo rumo à representatividade
Para Felipe Silva, sócio e diretor de criação da Gana, que foi jurado na categoria Creative Data Lions, a comemoração é dupla: este ano, ele testemunhou um avanço em relação à representatividade no festival e a agência conquistou o seu primeiro Leão, um bronze em Social & Influence pelo trabalho “Atura o Baile”, para a Budweiser, realizado em parceria com a Africa.
Ver essa foto no Instagram
“A experiência no júri foi muito intensa, com muito debate, com uma galera diversa, de vários lugares do mundo. Foi muito legal ter uma boa diversidade não só de pessoas de tons de pele diferentes, lugares diferentes, mas também de pessoas de orientações sexuais diferentes. Foi uma construção muito inteligente. Achei que este ano a gente conseguiu ver mais um passinho na diversidade do festival”, disse nas redes sociais da agência.
Esse e outros movimentos, como a entrada da categoria Entertainment for Gaming na premiação, são reflexo de um esforço constante de Cannes Lions por renovação, segundo José Saad Neto, head de insights da GoAd Media. “Ao longo de décadas, o evento foi se transformando para refletir mais o sistema da comunicação que é muito mutável. Hoje, o festival estabelece padrões de referência criativas em todo o mundo.”
Ver essa foto no Instagram
Entre os insights extraídos da edição 2023 de Cannes Lions, ele destaca a ideia da “coexistência”, que se sobressaiu nos trabalhos premiados e nos painéis, mostrando a integração de diferentes caminhos para a gestão de marcas, governos e organizações para levar aos melhores resultados.
“Não há um único caminho, de branding ou performance. Esta edição do Cannes Lions mostrou que o ideal é o equilíbrio entre esses elementos. A performance, a inteligência artificial e a tecnologia entram para viabilizar ideias potentes, dar escala e alcançar os resultados. A criatividade, o storytelling, o roteiro e o script entram para dar valor às histórias e as narrativas das marcas.”
Após o festival, o trabalho de curadoria de tendências e aprendizados da GoAd Media será consolidado em um relatório, para ser oferecido gratuitamente ao mercado pelo UOL Para Marcas. Roadshows sobre os principais temas do ano também serão preparados para visitar marcas e agências parceiras.