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Cannes Insights 2022: 3 macrotendências de publicidade apontadas no festival 

Imagem: Arte/GoAd Media

Cannes Lions, a maior premiação mundial da propaganda, celebra a criatividade e produz reflexões relevantes que seguem sendo discutidas pelo mercado. Por aqui, a temporada de trocas e compartilhamentos de insights sobre a edição de 2022 apenas começou. O UOL deu início ao roadshow “Cannes Insights 2022”, que traz as principais tendências identificadas no festival, com curadoria da GoAd Media. A apresentação é levada gratuitamente a agências e marcas parceiras, de forma customizada.

No roadshow Cannes Insights 2022, o UOL apresenta os grandes temas que envolveram as discussões do festival, as macrotendências que apontam caminhos para o futuro da publicidade, e os principais insights, tendências e lições extraídos a partir dos trabalhos premiados nas 31 categorias avaliadas este ano.

Veja três das cinco macrotendências de mídia e criação apontadas no Cannes Lions 2022:

1. Causas associadas a vendas

O festival enfatizou a importância de estabelecer uma conexão mais direta entre o negócio das marcas e as bandeiras defendidas por elas. Alguns dos projetos celebrados vão nesse sentido, entre eles, o GP da categoria Outdoor, da campanha Liquid Billboard, da Havas Middle East Dubai para a Adidas. Por meio de um outdoor que funcionava como piscina numa praia de Dubai, a Adidas procurou reduzir o desconforto das mulheres da região para se expor em roupas de banho.

2. Marketing para além das campanhas

O papel dos times de criatividade no desenvolvimento de soluções de negócios foi reforçado este ano no festival. A premiação celebrou ideias e projetos que vão além das campanhas publicitárias e resolvem problemas de negócios. Foram vastos os exemplos dessa tendência entre os trabalhos premiados. Na Índia, a marca de repelentes Maxx Flash lançou uma linha de produtos em que a própria embalagem tem o poder de matar larvas do mosquito da dengue. O projeto The Killer Pack, criado pela VMLY&R Mumbai, faturou o GP de Health & Wellness.

3. Do local para o global

Trabalhos de destaque este ano mostraram como projetos locais podem ser escalados, extrapolando a esfera regional. Um deles foi o The Breakaway: The First eCycling Team for Prisoners, da BBDO Belgium para a Decathlon. O projeto, premiado com os GPs de Creative Strategy e PR, criou um time de ciclistas virtuais dentro de uma unidade prisional de segurança máxima na Bélgica. Os detentos contaram com equipamentos para se exercitar e orientação para participar de corridas numa plataforma digital, interagindo com pessoas de fora da prisão. A experiência de ressocialização foi tão bem-sucedida que hoje é oferecida a todo o sistema prisional belga.

Para conhecer todas as macrotendências ou solicitar um roadshow, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.


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Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
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