O Caboré 2022, considerado a maior premiação da indústria de comunicação, marketing e mídia do país, anunciou nesta quarta-feira (7) seus vencedores. Em sua 43ª edição, o prêmio oferecido pela revista Meio & Mensagem foi revelado em cerimônia no Espaço Monte Líbano, em São Paulo. E buscou celebrar os craques da comunicação, em ano de Copa do Mundo, com uma mensagem marcada pela representatividade.
O discurso pró-diversidade começou pela escolha dos vencedores. Angerson Vieira, da Africa, ganhou o prêmio na categoria Profissional de Criação. “Eu quero sair bem bonito na foto, porque quero que muita gente veja, principalmente quem for da minha cor”, disse ao receber a coruja.
Helena Bertho, diretora global de diversidade e inclusão do Nubank, venceu na categoria de Profissional de Inovação do ano. “Não há nada mais inovador do que olhar para o humano”, disse. Favela Holding, representada por Celso Athayde, fundador da Cufa, levou o prêmio de serviço de marketing. “As pessoas precisam entender que favela não é carência, favela é potência”.
Em conjunto, Filipe Bartholomeu (AlmapBBDO), Felipe Simi (Soko) e Rodolfo Medina (Dreamers), que concorreram na categoria Dirigentes da Comunicação, anunciaram uma iniciativa coletiva para formação de líderes negros, em parceria com a ESPM.
Em relação ao formato do evento, a novidade do ano foi a atualização de nomenclaturas de duas categorias da premiação, para refletir a evolução do mercado. A categoria Profissional de Atendimento passou a se chamar Profissional de Atendimento e Negócios, enquanto Profissional de Planejamento passou a ser Profissional de Estratégia. Em ambos os casos, o Caboré adota a forma como essas disciplinas já vêm sendo denominadas pela indústria
A cerimônia de premiação reuniu grandes nomes do mercado publicitário nacional. A escolha dos vencedores foi feita por meio de votação online entre os assinantes de “Meio & Mensagem”.
UOL concorreu ao bi
Vencedor do Caboré 2018, o UOL concorreu ao bicampeonato em 2022, como Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo. Globo levou a coruja. Disney também concorria na categoria.
Esta foi a sétima em que o UOL figurou entre os indicados. Concorreu também em 1998, 2006, 2009, 2016, 2018 e 2019. Trouxe para casa a coruja (como é chamado o troféu) em 2018, ano marcado por uma série de iniciativas de combate às fake news e pela criação de verticais de conteúdo como VivaBem e Universa.
Para o UOL, 2022 foi marcado pela consolidação de diversas frentes multiplataforma – tanto na cobertura de notícias diárias e de esportes, como em programas de entretenimento, eventos próprios e projetos especiais. A omnicanalidade do conteúdo – sempre produzido com qualidade e relevância – tem sido a tônica das estratégias do UOL, para formular ações e inovações, que colocam o publisher na ponta de tendências mundiais.
Confira todos os premiados do Caboré 2022:
Dirigente da indústria da comunicação: Filipe Bartholomeu (AlmapBBDO)
Profissional de veículo: Gabriela Comazzetto (TikTok)
Serviço de marketing: Favela Holding
Profissional de Inovação: Helena Bertho (Nubank)
Profissional de Atendimento e Negócios: Gabriela Borges (Publicis)
Veículo de Comunicação – Produtor de conteúdo: Globo
Produção: Play9
Profissional de mídia: Rafaela Queiroz (DPZ)
Veículo de Comunicação – Plataforma de Mídia: Google
Profissional de Estratégia: Stella Pirani (Wunderman Thompson)
Profissional de Marketing: Ana Paula Castello Branco (TIM)
Profissional de Criação: Angerson Vieira (Africa)
Anunciante: Heineken
Agência de Comunicação: Galeria