Apesar do protagonismo da IA, SXSW tem outros destaques

O South by Southwest (SXSW), evento sobre inovação que acontece em Austin, Texas, trouxe diversas tendências e discussões que devem impactar o futuro da tecnologia e dos negócios. Aliás, muito se falou sobre o que está por vir, inclusive, a provocação de abertura deste ano foi: “O que estamos construindo para o futuro?” No entanto, as discussões não circularam em torno apenas do futuro da tecnologia e da inovação. Temas como biotecnologia e bem-estar também estiveram em pauta.
Um dos painéis de abertura contou com as especialistas em dinâmicas do trabalho: Kasley Killam, autora do livro The Art and Science of Connection, e Amy Gallo. Entre os temas explorados pela dupla, destacou-se a importância das conexões no ambiente de trabalho para melhorar a longevidade, o bem-estar e o sucesso.
Killam ressaltou que equipes com vínculos profundos demonstram mais colaboração, criatividade e resiliência diante dos desafios diários. Em outras palavras, empresas que possuem redes de apoio e programas de bem-estar social bem estruturados podem desfrutar de benefícios como: diminuição do turnover, maior engajamento e um ambiente mais equilibrado.
Ver essa foto no Instagram
Privacidade e segurança no uso de IA foram assuntos amplamente abordados no evento. Meredith Whittaker, presidente do Signal, e Guy Kawasaki, do podcast Remarkable Peopler, discutiram a importância da segurança online e da confidencialidade na era digital.
A necessidade de espaços seguros para liberdade de expressão e a coleta massiva de dados pessoais por ferramentas de IA foram alguns dos assuntos abordados. O crescimento dos vazamentos de informações esteve em pauta. Sobre isso, Whittaker afirmou que “Privacidade só se torna prioridade quando já foi comprometida”.
Ver essa foto no Instagram
Uma das palestras mais aguardadas do evento foi a da futurista Amy Webb. Além do lançamento da 18ª do Relatório de Tendências Tecnológicas, Webb apresentou um panorama sobre os avanços tecnológicos e suas implicações para o futuro. Aliás, o impacto do que definimos hoje e como isso irá definir o futuro foi um dos pontos de reflexão trazidos pela especialista. Para ela: “As decisões que tomamos agora vão determinar o destino da humanidade”.
Webb levantou assuntos como sistemas multiagentes, robôs bio-híbridos, materiais avançados e os efeitos das mudanças climáticas. A união entre IA, biotecnologia e sensores avançados, o que a futurista chamou de “Inteligência viva” foi uma das tendências anunciadas.
Ver essa foto no Instagram
A junção da tecnologia e do storytelling para criar experiências mágicas foi uma das revelações do painel da Disney, que contou com Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, Alan Bergman, copresidente da Disney Entertainment. A surpresa do painel foi a presença do ator Robert Downey Jr., que destacou “A mensagem de que poder e tecnologia são capazes de gerar um impacto positivo no mundo é o que importa”.
O foco principal foi mostrar os planos para os futuros da Disney Experiences e Disney Entertainment e como eles podem ser surpreendentes.
Ver essa foto no Instagram
As tendências voltaram para o palco do SXSW com o painel apresentado por Scott Galloway, professor da NYU Stern, que apresentou as previsões para 2025 sobre consumo, tecnologia e negócios. Ele comparou essas perspectivas com as apresentadas em 2024 e justificou porque a previsão de que Joe Biden ganharia as eleições norte-americanas não se concretizou. Para ele, quem fez a diferença nas urnas foram os swings voters: homens jovens e mulheres de meia-idade.
Galloway falou sobre o poder do podcast e revelou: “Podcast é a mídia de 2025! Um tipo de mídia com grande poder de influência política e que cresce mais do que todas as outras sustentadas por anúncios”.
Ver essa foto no Instagram
A ideia de que a IA iria roubar postos de trabalho foi mais uma vez rebatida no South by. John Maeda, da Microsoft, deixou claro que a tendência é os designers se tornarem “autodesigners”, ou seja, passem a treinar sistemas de IA para automatizar tarefas rotineiras.
Além disso, Maeda apresentou o relatório de Design e Tecnologia 2025. O documento discute a crescente automação do design, impulsionada por ferramentas como Figma, Vercel, Adobe e startups de IA.
Ver essa foto no Instagram
Uma das dificuldades da transformação digital ainda é desapegar de hábitos antigos. Foi exatamente essa a reflexão que Ian Beacraft, CEO da Signal And Cipher, levou para Austin. De acordo com o executivo, “87% das transformações de IA falham porque as empresas insistem em usar métodos do passado para enfrentar o futuro”. Beacraft ressaltou que “reinvenção será um valor maior que otimização”.
Ver essa foto no Instagram
Redes sociais com código aberto foi o destaque do painel conduzido por Jay Graber, CEO do Bluesky, rede lançada em 2022. Graber explicou que a ideia da ferramenta “é transferir o poder de volta para usuários e desenvolvedores”, oferecendo funcionalidades adaptáveis e deixando com que as pessoas decidam como os dados delas serão utilizados.
A executiva alfinetou Mark Zuckerberg, usando uma camiseta com a frase: “um mundo sem Césars”. Anteriormente, o criador do Facebook usou uma camiseta com a frase, em latim, “ou um Zuck ou nada”, fazendo referência à frase “ou um César ou nada”.
Ver essa foto no Instagram
Em 2026, o evento já tem data para acontecer: de 12 a 18 de março.
Apesar do protagonismo da IA, SXSW tem outros destaques

O South by Southwest (SXSW), evento sobre inovação que acontece em Austin, Texas, trouxe diversas tendências e discussões que devem impactar o futuro da tecnologia e dos negócios. Aliás, muito se falou sobre o que está por vir, inclusive, a provocação de abertura deste ano foi: “O que estamos construindo para o futuro?” No entanto, as discussões não circularam em torno apenas do futuro da tecnologia e da inovação. Temas como biotecnologia e bem-estar também estiveram em pauta.
Um dos painéis de abertura contou com as especialistas em dinâmicas do trabalho: Kasley Killam, autora do livro The Art and Science of Connection, e Amy Gallo. Entre os temas explorados pela dupla, destacou-se a importância das conexões no ambiente de trabalho para melhorar a longevidade, o bem-estar e o sucesso.
Killam ressaltou que equipes com vínculos profundos demonstram mais colaboração, criatividade e resiliência diante dos desafios diários. Em outras palavras, empresas que possuem redes de apoio e programas de bem-estar social bem estruturados podem desfrutar de benefícios como: diminuição do turnover, maior engajamento e um ambiente mais equilibrado.
Ver essa foto no Instagram
Privacidade e segurança no uso de IA foram assuntos amplamente abordados no evento. Meredith Whittaker, presidente do Signal, e Guy Kawasaki, do podcast Remarkable Peopler, discutiram a importância da segurança online e da confidencialidade na era digital.
A necessidade de espaços seguros para liberdade de expressão e a coleta massiva de dados pessoais por ferramentas de IA foram alguns dos assuntos abordados. O crescimento dos vazamentos de informações esteve em pauta. Sobre isso, Whittaker afirmou que “Privacidade só se torna prioridade quando já foi comprometida”.
Ver essa foto no Instagram
Uma das palestras mais aguardadas do evento foi a da futurista Amy Webb. Além do lançamento da 18ª do Relatório de Tendências Tecnológicas, Webb apresentou um panorama sobre os avanços tecnológicos e suas implicações para o futuro. Aliás, o impacto do que definimos hoje e como isso irá definir o futuro foi um dos pontos de reflexão trazidos pela especialista. Para ela: “As decisões que tomamos agora vão determinar o destino da humanidade”.
Webb levantou assuntos como sistemas multiagentes, robôs bio-híbridos, materiais avançados e os efeitos das mudanças climáticas. A união entre IA, biotecnologia e sensores avançados, o que a futurista chamou de “Inteligência viva” foi uma das tendências anunciadas.
Ver essa foto no Instagram
A junção da tecnologia e do storytelling para criar experiências mágicas foi uma das revelações do painel da Disney, que contou com Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, Alan Bergman, copresidente da Disney Entertainment. A surpresa do painel foi a presença do ator Robert Downey Jr., que destacou “A mensagem de que poder e tecnologia são capazes de gerar um impacto positivo no mundo é o que importa”.
O foco principal foi mostrar os planos para os futuros da Disney Experiences e Disney Entertainment e como eles podem ser surpreendentes.
Ver essa foto no Instagram
As tendências voltaram para o palco do SXSW com o painel apresentado por Scott Galloway, professor da NYU Stern, que apresentou as previsões para 2025 sobre consumo, tecnologia e negócios. Ele comparou essas perspectivas com as apresentadas em 2024 e justificou porque a previsão de que Joe Biden ganharia as eleições norte-americanas não se concretizou. Para ele, quem fez a diferença nas urnas foram os swings voters: homens jovens e mulheres de meia-idade.
Galloway falou sobre o poder do podcast e revelou: “Podcast é a mídia de 2025! Um tipo de mídia com grande poder de influência política e que cresce mais do que todas as outras sustentadas por anúncios”.
Ver essa foto no Instagram
A ideia de que a IA iria roubar postos de trabalho foi mais uma vez rebatida no South by. John Maeda, da Microsoft, deixou claro que a tendência é os designers se tornarem “autodesigners”, ou seja, passem a treinar sistemas de IA para automatizar tarefas rotineiras.
Além disso, Maeda apresentou o relatório de Design e Tecnologia 2025. O documento discute a crescente automação do design, impulsionada por ferramentas como Figma, Vercel, Adobe e startups de IA.
Ver essa foto no Instagram
Uma das dificuldades da transformação digital ainda é desapegar de hábitos antigos. Foi exatamente essa a reflexão que Ian Beacraft, CEO da Signal And Cipher, levou para Austin. De acordo com o executivo, “87% das transformações de IA falham porque as empresas insistem em usar métodos do passado para enfrentar o futuro”. Beacraft ressaltou que “reinvenção será um valor maior que otimização”.
Ver essa foto no Instagram
Redes sociais com código aberto foi o destaque do painel conduzido por Jay Graber, CEO do Bluesky, rede lançada em 2022. Graber explicou que a ideia da ferramenta “é transferir o poder de volta para usuários e desenvolvedores”, oferecendo funcionalidades adaptáveis e deixando com que as pessoas decidam como os dados delas serão utilizados.
A executiva alfinetou Mark Zuckerberg, usando uma camiseta com a frase: “um mundo sem Césars”. Anteriormente, o criador do Facebook usou uma camiseta com a frase, em latim, “ou um Zuck ou nada”, fazendo referência à frase “ou um César ou nada”.
Ver essa foto no Instagram
Em 2026, o evento já tem data para acontecer: de 12 a 18 de março.
Apesar do protagonismo da IA, SXSW tem outros destaques

O South by Southwest (SXSW), evento sobre inovação que acontece em Austin, Texas, trouxe diversas tendências e discussões que devem impactar o futuro da tecnologia e dos negócios. Aliás, muito se falou sobre o que está por vir, inclusive, a provocação de abertura deste ano foi: “O que estamos construindo para o futuro?” No entanto, as discussões não circularam em torno apenas do futuro da tecnologia e da inovação. Temas como biotecnologia e bem-estar também estiveram em pauta.
Um dos painéis de abertura contou com as especialistas em dinâmicas do trabalho: Kasley Killam, autora do livro The Art and Science of Connection, e Amy Gallo. Entre os temas explorados pela dupla, destacou-se a importância das conexões no ambiente de trabalho para melhorar a longevidade, o bem-estar e o sucesso.
Killam ressaltou que equipes com vínculos profundos demonstram mais colaboração, criatividade e resiliência diante dos desafios diários. Em outras palavras, empresas que possuem redes de apoio e programas de bem-estar social bem estruturados podem desfrutar de benefícios como: diminuição do turnover, maior engajamento e um ambiente mais equilibrado.
Ver essa foto no Instagram
Privacidade e segurança no uso de IA foram assuntos amplamente abordados no evento. Meredith Whittaker, presidente do Signal, e Guy Kawasaki, do podcast Remarkable Peopler, discutiram a importância da segurança online e da confidencialidade na era digital.
A necessidade de espaços seguros para liberdade de expressão e a coleta massiva de dados pessoais por ferramentas de IA foram alguns dos assuntos abordados. O crescimento dos vazamentos de informações esteve em pauta. Sobre isso, Whittaker afirmou que “Privacidade só se torna prioridade quando já foi comprometida”.
Ver essa foto no Instagram
Uma das palestras mais aguardadas do evento foi a da futurista Amy Webb. Além do lançamento da 18ª do Relatório de Tendências Tecnológicas, Webb apresentou um panorama sobre os avanços tecnológicos e suas implicações para o futuro. Aliás, o impacto do que definimos hoje e como isso irá definir o futuro foi um dos pontos de reflexão trazidos pela especialista. Para ela: “As decisões que tomamos agora vão determinar o destino da humanidade”.
Webb levantou assuntos como sistemas multiagentes, robôs bio-híbridos, materiais avançados e os efeitos das mudanças climáticas. A união entre IA, biotecnologia e sensores avançados, o que a futurista chamou de “Inteligência viva” foi uma das tendências anunciadas.
Ver essa foto no Instagram
A junção da tecnologia e do storytelling para criar experiências mágicas foi uma das revelações do painel da Disney, que contou com Josh D’Amaro, presidente da Disney Parks, Alan Bergman, copresidente da Disney Entertainment. A surpresa do painel foi a presença do ator Robert Downey Jr., que destacou “A mensagem de que poder e tecnologia são capazes de gerar um impacto positivo no mundo é o que importa”.
O foco principal foi mostrar os planos para os futuros da Disney Experiences e Disney Entertainment e como eles podem ser surpreendentes.
Ver essa foto no Instagram
As tendências voltaram para o palco do SXSW com o painel apresentado por Scott Galloway, professor da NYU Stern, que apresentou as previsões para 2025 sobre consumo, tecnologia e negócios. Ele comparou essas perspectivas com as apresentadas em 2024 e justificou porque a previsão de que Joe Biden ganharia as eleições norte-americanas não se concretizou. Para ele, quem fez a diferença nas urnas foram os swings voters: homens jovens e mulheres de meia-idade.
Galloway falou sobre o poder do podcast e revelou: “Podcast é a mídia de 2025! Um tipo de mídia com grande poder de influência política e que cresce mais do que todas as outras sustentadas por anúncios”.
Ver essa foto no Instagram
A ideia de que a IA iria roubar postos de trabalho foi mais uma vez rebatida no South by. John Maeda, da Microsoft, deixou claro que a tendência é os designers se tornarem “autodesigners”, ou seja, passem a treinar sistemas de IA para automatizar tarefas rotineiras.
Além disso, Maeda apresentou o relatório de Design e Tecnologia 2025. O documento discute a crescente automação do design, impulsionada por ferramentas como Figma, Vercel, Adobe e startups de IA.
Ver essa foto no Instagram
Uma das dificuldades da transformação digital ainda é desapegar de hábitos antigos. Foi exatamente essa a reflexão que Ian Beacraft, CEO da Signal And Cipher, levou para Austin. De acordo com o executivo, “87% das transformações de IA falham porque as empresas insistem em usar métodos do passado para enfrentar o futuro”. Beacraft ressaltou que “reinvenção será um valor maior que otimização”.
Ver essa foto no Instagram
Redes sociais com código aberto foi o destaque do painel conduzido por Jay Graber, CEO do Bluesky, rede lançada em 2022. Graber explicou que a ideia da ferramenta “é transferir o poder de volta para usuários e desenvolvedores”, oferecendo funcionalidades adaptáveis e deixando com que as pessoas decidam como os dados delas serão utilizados.
A executiva alfinetou Mark Zuckerberg, usando uma camiseta com a frase: “um mundo sem Césars”. Anteriormente, o criador do Facebook usou uma camiseta com a frase, em latim, “ou um Zuck ou nada”, fazendo referência à frase “ou um César ou nada”.
Ver essa foto no Instagram
Em 2026, o evento já tem data para acontecer: de 12 a 18 de março.
Assuntos Relacionados
Novidades e ideias do mercado publicitário
Assuntos Relacionados
Novidades e ideias do mercado publicitário
Assuntos Relacionados
Novidades e ideias do mercado publicitário