_Brainstorm

5 dicas para navegar no SXSW, o maior radar de tendências do planeta

Está chegando a edição 2020 do maior festival de inovação do mundo. Ao reunir mentes criativas das indústrias da tecnologia, cultura, comunicação, publicidade e negócios num mesmo lugar, o SXSW (South by Southwest) todos os anos transforma Austin, no Texas (EUA), no maior radar de tendências do planeta.

A programação é extensa, e é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, em diversas frentes. De 13 a 22 de março, serão cerca de 4.700 palestrantes, 2.700 performances artísticas, 2.100 sessões de conteúdo para um público previsto de 230 mil pessoas.

Este ano, o SXSW Conference se divide em 22 tracks temáticas, ou seja, fios condutores para discussões nos formatos de keynotes, featured speakers e sessions. O SXSW Music terá shows de artistas lendários e novidades na cena musical. A mostra SXSW Film revela talentos emergentes e o SXSW Comedy apresenta as revelações no humor.

O blog UOL AD_LAB, em parceria com a GoAd Media, preparou uma lista com 5 pontos-chave para navegar na programação do evento:

1. Estude as tracks

Há quatro tipos de ingressos disponíveis no SXSW (Film, Interactive, Music e Platinum) que dão acesso a diferentes partes do evento. E isso vale também para as conferências. Estude antes as 22 tracks temáticas para entender que tipo de ingresso oferece acesso aos seus assuntos de interesse e para se guiar pelo evento.

2. Use o app como bússola

A principal bússola para navegar no SXSW é o aplicativo do evento. Não o perca de vista. Baixe o app disponível para iOS e Android. Por ele, escolha palestras, eventos, shows e sessões utilizando os filtros de data, horário, local e, principalmente, track temática. Assim, fica mais simples de personalizar sua curadoria, evitando encavalar atividades na sua programação.

3. Não queira ver tudo

Com muita coisa rolando ao mesmo tempo, acostume-se com a ideia de que vai perder algo importante, porque vai mesmo. Portanto, evite maratonas sobre-humanas. O ideal é selecionar, no máximo, seis palestras por dia, o que já oferece um bom aproveitamento. Mas tenha sempre em mente planos alternativos, já que as grandes filas e a falta de vagas nas sessões podem frustrar seu plano inicial.

4. Saiba evitar filas

De um dia para o outro, é possível garantir acesso prioritário em até três sessões desejadas, conforme o tipo de ingresso, evitando as longas esperas nas filas. Para isso, use o SXXPRESS PASS, uma espécie de fastline que fica disponível no site ou no aplicativo do SXSW, no dia anterior a cada palestra, pontualmente às 9h. É preciso ser rápido e pontual, porque há um limite de passes.

5. Deixe-se surpreender

Tenha um plano, mas também deixe espaço para o acaso. Dedique um tempo para circular pelo festival e pela cidade de forma errática. Explore as ativações de marca espalhadas por Austin. Entre em uma palestra não prevista. Siga sua curiosidade e se abra para interações com desconhecidos.

Vai para Austin? Bora com o UOL AD_LAB no grupo definitivo de “zap” para brasileiros no maior festival de inovação do mundo! É só clicar aqui.  


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo