Cuidar da comunicação de marcas do segmento de saúde já é desafiador pelo grau de seriedade do assunto e pelas limitações que alguns produtos têm em relação à publicidade. Num contexto de pandemia, essa equação ainda precisa ser resolvida sem contar com espaços físicos. Para isso, Regiane Monteiro e Cristiano Calamonaci, sócios da Agência Tino, especializada em healthcare e qualidade de vida, têm criado estratégias no digital que abrem novas frentes de conteúdo para marcas do setor.
“A gente sentiu que a indústria precisava de estratégias novas, porque foi pega de surpresa”, afirma Regiane. Ela ressalta que a Tino atua especialmente com clientes da indústria farmacêutica e de sociedades médicas, que tradicionalmente usam congressos e encontros presenciais para se posicionar no mercado.
“É um setor muito acostumado a atuar com eventos presenciais e live marketing, e às vezes não enxerga todo o trabalho que é possível fazer no digital. A gente está atuando para mostrar todas as ferramentas”, diz a executiva.
Para isso, segundo ela, uma das estratégias envolve pensar conteúdo junto com o PR (relações públicas) para redesenhar eventos presenciais no digital. O objetivo de “trabalhar com a classe médica por meio exclusivamente online, nesse período em que eles não estão indo para seus consultórios”, acaba por criar novos produtos para a agência.
Outra frente é a da criação de plataformas digitais, que embarcam conteúdo próprio para ancorar campanhas da indústria farmacêutica. “A gente passou a desenvolver produtos de conteúdo que falem a respeito de saúde. E, por meio dessas plataformas, fazemos ações em conjunto com grandes veículos, para alcançar o público leigo, entregando um produto relevante e chancelado por autoridades médicas”, explica Cristiano.
Um exemplo é o projeto elaborado para a GSK, com apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia, para tratar de assuntos relacionados a asma, asma grave e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). A campanha, que será lançada na próxima semana, contará com um debate no UOL, conteúdos no site do dr. Drauzio Varella e de outros verticais de saúde. Tudo ficará concentrado no hub de conteúdo criado pela Tino, o “DPOC – Informação inspira”.
No contexto da pandemia, a Tino ainda criou a plataforma vertical “Por dentro do Coronavírus”, para concentrar informações sobre a Covid-19, validadas por médicos. “A gente lançou antes mesmo de a OMS decretar a pandemia. Lançamos a plataforma justamente para combater fake news. É um conteúdo chancelado por profissionais da saúde, sociedades médicas, uma iniciativa que se tornou vitrine para nós e se desdobrou em vários serviços”, diz Cristiano.
A informação é o asset da agência, segundo o sócio. “O modelo de agências não especializadas em saúde é gerar vendas, o nosso modelo é gerar conhecimento para os leigos e, para os profissionais, capacitação. E a gente sabe que, quando você impacta com conhecimento, impacta também na ponta com vendas.”
Minibios
Regiane Monteiro é graduada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Empreende há 13 anos como sócia na Tino Comunicação. A empresa é parceira da Global Health PR.
Cristiano Calamonaci é graduado em propaganda e marketing pela Unip, com especialização em globalização da comunicação pela Universidad de Las Americas, no Chile. Empreendeu com a agência Full Tecno Digital, entrou em sociedade na Tino Comunicação em 2009.