Profissionais de serviços essenciais e da saúde estão na linha de frente do combate à Covid-19, expostos diariamente à contaminação. E marcas têm dedicado esforços para apoiar suas atividades, oferecendo equipamentos de proteção e dando suporte em suas jornadas, com entrega de alimentação, entre outras ações.
Grandes companhias, mobilizadas em resposta à pandemia, têm assumido diversas frentes, como ajuda à população vulnerável com distribuição de produtos, criação de fundos de auxílio às periferias, fabricação de equipamentos hospitalares, instalação de hospitais de campanha, fomento à tecnologia médica, apoio a pequenos negócios, socorro a mulheres vítimas de violência durante o isolamento.
Veja iniciativas voltadas aos profissionais de saúde e serviços essenciais:
Ypê – Proteção e alimentos para caminhoneiros
Fabricante de produtos de limpeza, a Ypê fornece gratuitamente álcool em gel, sabão e marmitas para os motoristas de caminhão que retiram e entregam mercadorias na fábrica de Amparo (SP). A marca também integra a Rede Solidária Chico da Boleia, que distribui kits de higiene e de alimentação em rodovias. Para a iniciativa, a Ypê doou três mil embalagens de álcool e três mil pacotes de sabão em barra. Ainda para o público caminhoneiro, doou 25 toneladas de sabão em barras ao SEST/SENAT, que faz a distribuição gratuita.
Em outras ações, a doou sabão em barra para comunidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Foram 96 toneladas de sabão em barra distribuídas em Heliópolis e Paraisópolis, em São Paulo. No Rio de Janeiro, as doações foram para o Complexo do Alemão e Vila Kennedy.
McDonalds – Entrega a médicos, bombeiros e voluntários
O McDonald’s está entregando lanches a profissionais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, como os que atuam na saúde, bombeiros, caminhoneiros, voluntários e outros. A ação, que começou distribuindo alimentos a instituições como o Hospital CEMA, na capital paulista, e o Hospital Unimed, de Ourinhos (SP), logo se ampliou. A meta é distribuir 100 mil combos em todo país.
Além disso, a marca estendeu a entrega a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Belo Horizonte (MG), os alimentos levaram cerca de 1 mil sanduíches e batatas fritas para moradores em situação de rua em uma semana, em a ação realizada em conjunto com a ONG Banho Solidário.
Lojas Renner: equipando profissionais de hospitais
O Instituto Lojas Renner mobilizou uma rede de colaboração para doar 1,3 milhão de unidades de EPIs para profissionais que atuam em instituições de saúde pelo Brasil. A varejista de moda desenvolveu os modelos, de acordo com orientações técnicas, e a fabricação é feita por sua rede de fornecedores. Foram 1,2 milhão de máscaras e 150 mil aventais hospitalares. A marca comprou parte das 16 toneladas de matéria-prima usada. Outra parte foi doada pelas empresas Braskem e Fitesa.
Ao todo, a marca destinou R$ 4,1 milhões para apoiar instituições de saúde e seus profissionais no combate à pandemia. Os valores custearam a compra de insumos para hospitais de referência do Sistema Único de Saúde (SUS), em Santa Catarina, Porto Alegre e São Paulo. Um aporte de R$ 600 mil garantiu equipamentos para o hospital de campanha montado no Estádio do Pacaembu, gerido pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo. O investimento viabilizou a montagem de metade dos leitos de UTI previstos na instalação.