O contexto da pandemia transformou de forma transversal o trabalho das equipes da FCA (Fiat Chrysler Automóveis) na América Latina. Desde as plantas industriais, passando pelas áreas de engenharia e inovação, até as administrativas. Segundo Fernão Silveira, diretor de comunicação da companhia, todos os times tiveram de se reinventar com foco no enfrentamento da covid-19.
Um pequeno exemplo — dentro do esforço robusto que a companhia vem fazendo, que inclui instalação de três hospitais de campanha — ilustra como as equipes têm se mobilizado em tarefas que, antes, estavam totalmente fora de seu escopo. Em Goiana (PE), município onde a FCA tem instalada a fábrica da Jeep e é sede de um dos hospitais de campanha, a equipe mapeou que pessoas seguiam se aglomerando na área central, sem máscara.
A FCA entendeu que precisava conscientizar aquela população, onde muitos são de comunidades carentes. A tarefa ficou para o time de Fernão. “Coordenamos a distribuição de máscaras, com álcool em gel. Isso é um trabalho novo para a equipe de comunicação. Embora a gente tenha um braço de sustentabilidade e de educação, não é do nosso métier uma operação dessas, de ir no corpo a corpo, com carro de som, e distribuindo kits. A situação demanda adaptação e organizar esforços, para ajudar como podemos.”
Além disso, Fernão diz que sua equipe tem se mobilizado na coordenação diária de relações institucionais. “Estamos trabalhando como nunca em funções que não nos eram familiares, articulando com prefeituras entregas de materiais. Isso mudou o nosso dia a dia, a dinâmica do nosso trabalho. O foco se tornou muito mais corporativo, no sentido de organizar ações, engajar as comunidades e comunicar esses projetos.”
O propósito, segundo o executivo, segue o mesmo. “Continuamos zelando pela imagem, comunicação e presença. No final do dia, nosso asset principal é a reputação da companhia, não apenas em relação à maneira como ela é vista, mas também como ela se comporta”, afirma Fernão, ressaltando que a FCA traz o DNA de marcas muito engajadas em suas comunidades de origem, na Itália e nos EUA. Na junção entre Fiat, Chrysler e Jeep, a FCA se posiciona globalmente como cidadã corporativa.
“Mas meu time é quase um grão de areia numa praia”, diz Fernão, em relação ao que outras áreas da companhia vêm fazendo na América Latina. No dia 31 de março, a companhia anunciou um plano amplo de enfrentamento à pandemia, que mobiliza suas equipes para, entre outras ações, contribuir na construção de hospitais de campanha em Betim (MG), Goiana (PE) e Córdoba, na Argentina. No Brasil, o acréscimo foi de 300 leitos.
Além disso, as plantas industriais passaram a fabricar equipamentos hospitalares, como máscaras com impressoras 3D, e a consertar ventiladores pulmonares, num esforço conjunto com outras montadoras, liderado pelo Senai. E veículos modelo Doblo foram transformados em ambulâncias e doados em comodato para prefeituras.
“Engenheiros e técnicos especializados na fabricação de carros se tornaram especialistas em ventiladores. O setor de compras que nunca orçou materiais para máscaras cirúrgica, agora tem de trabalhar com cinco tipos de materiais. São coisas que nunca fizemos. Então está todo mundo se superando, aprendendo coisas novas, adquirindo novos skills”, diz Fernão.
O esforço, segundo Fernão, envolve todos, partindo das lideranças. Ele dá outro exemplo: “O João Irineu Medeiros, diretor de compliance, que é uma das maiores autoridades do Brasil em segurança veicular, se tornou especialista em ventilador pulmonar. Ele dá verdadeiras aulas para a gente sobre como tudo funciona com muita naturalidade. Isso tudo é muito emblemático.”
Minibio
Fernão Silveira é jornalista, graduado pela Universidade Metodista, com especialização em RP na Casper Líbero e em negócios, pela FGV. Iniciou sua carreira na redação do Diário do Grande ABC. Atuou como gerente global de comunicação da operação Dow Olympic & Sports Solutions. Foi gestor de comunicação corporativa nas consultorias CASE Consulting e Thomas Case & Associados, além de Catho Online e Dow Química. É diretor de comunicação corporativa e sustentabilidade da FCA desde 2018.