Os índices de violência doméstica subiram durante a quarentena. E marcas engajadas com as causas femininas tomaram a frente, criando ações de prevenção e de apoio às vítimas. Marisa, Natura e Avon estão dedicando esforços específicos para esse tema.
Num trabalho coletivo de enfrentamento às consequências da covid-19, grandes companhias estão assumindo diversas frentes como ajuda à população vulnerável, distribuição de produtos de higiene, fabricação de equipamentos para profissionais de saúde e hospitais e apoio a pequenos negócios.
Veja ações de combate à violência doméstica, durante a pandemia, lideradas por marcas:
Marisa: reconstrução de arcadas dentárias
A marca Marisa está apoiando financeiramente ações de cuidados com vítimas da violência doméstica. Alguns produtos vendidos na loja virtual da rede terão seu lucro revertido para custear a reconstrução da arcada dentária de mulheres agredidas. Os valores serão destinados ao projeto Apolônias do Bem, da ONG Turma do Bem, que tem mais de 17 mil dentistas voluntários atuando em 14 países.
A companhia ainda tem destinado produtos para doações. Profissionais da rede pública da saúde do estado de São Paulo receberam 15 mil camisetas brancas da marca. No Rio, moradores de rua e idosos receberam a doação de 12 mil peças de roupas.
Natura e Avon: #IsoladasSimSozinhasNão
A tônica da ação de Natura, em conjunto com Avon, foi a prevenção à violência doméstica. As marcas se uniram pelo movimento global #IsoladasSimSozinhasNão, para espalhar a mensagem de apoio a mulheres de todos os públicos e de conscientização para os homens. A campanha prevê conteúdos digitais nas redes sociais das marcas, com informações sobre saúde mental, prevenção, rede de apoio e canal de denúncia.
Além disso, as marcas criaram canais digitais e por telefone, para atendimento psicossocial e apoio jurídico a suas colaboradoras em situação de violência. Em outras frentes, as duas marcas realizaram doações de 2,8 milhões de sabonetes em barra e líquido para comunidades carentes nas cidades próximas de suas fábricas, no Brasil e América Latina.