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Conheça o Ads.txt, o código que combate a ‘ad fraud’ com transparência

Um simples arquivo de texto pode ajudar compradores de mídia digital a evitar o problema da fraude, que desvia bilhões de investimentos de anunciantes em todo o mundo para impressões frias. O Ads.txt (do termo em inglês Authorised Digital Sellers) é uma listagem dos parceiros autorizados a vender o inventário de um publisher, que pode ser verificada automaticamente no ato da compra via mídia programática. Se o revendedor que oferece um espaço publicitário de um veículo não estiver nesta relação, trata-se de ad fraud, e a venda não é concluída.

A solução foi criada para dar mais transparência às negociações via mídia programática. A iniciativa global partiu do IAB TechLab (frente do Interactive Advertising Bureau), no primeiro semestre de 2017, e foi adotada pelo UOL e parceiros em setembro. “Os compradores olham o arquivo para ter uma garantia de que a rede está autorizada a comercializar a mídia. Do lado do publisher, garante que ninguém está vendendo o inventário em seu nome”, afirma Adriano Marques, head do UOL Tech_Lab.

Para o publisher, o investimento é praticamente nulo. Basta adicionar o arquivo Ads.txt ao domínio. A operação é realizada apenas pelo webmaster do veículo, o que o torna válido e autêntico. Por ser um arquivo de texto, é simples de atualizar. O IAB padronizou os dados necessários para preenchê-lo, e as informações estão disponíveis no protocolo de OpenRTB (Real-Time Bidding). Já para os compradores de mídia, o investimento é o de implementar um sistema capaz de ler esses dados nas plataformas de mídia programática. É um investimento pequeno perto do prejuízo que ajuda a evitar, segundo Adriano.

“O sistema lê na hora de fazer a compra da mídia, e verifica se o dado corresponde ao que o anunciante está comprando de forma programática”, explica Adriano. “É uma solução de prevenção à fraude. E o UOL está atento e alinhado a isso, além de buscar preservar seu inventário premium.” Segundo o gerente, sites com procedência em outros países já foram identificados tentando se passar por publishers brasileiros, como o UOL.

Como isca, os inventários falsificados no mercado costumam apresentar valores mais baratos ou prometer melhor desempenho do que a mídia real, já que suas métricas não são confiáveis. Com isso, se destacam em comparação aos demais players durante o bidding. A verificação do Ads.txt pode evitar que o investimento se perca nas mãos desses fraudadores.

 


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