José Carlos dos Santos Vieira, o Zeca Vieira, é diretor de marketing da SulAmérica desde 2001 e vê de perto as transformações que o digital tem provocado no mercado. O executivo, aliás, chegou à companhia em 1999 como superintendente de internet e CRM, numa época em que o acesso à rede ainda era discado. Mas é agora, segundo ele, que as marcas do setor de seguros estão se vendo mais desafiadas a inovar em seus modelos de negócios. “A nossa categoria está num grande processo de transformação, com vendas de seguros online, aplicativos e dispositivos facilitando a vida das pessoas, e o consumidor empoderado pelas redes sociais”, afirma.
Ele cita a pesquisa BAV (Brand Asset Valuator) de 2016, realizada pela WPP, em que a SulAmérica aparece entre as três marcas mais lembradas, consideradas e respeitadas do mercado brasileiro de seguros. No entanto, o segmento como um todo perdeu espaço. “A edição mostra que as marcas de seguro vêm perdendo vitalidade e estatura. A gente acredita que o setor está sendo comparado aos outros que são mais abertos e estão inovando mais. A SulAmérica é uma das poucas que se mantiveram atrativas. Cresceu no quesito ‘amigabilidade’ e é percebida como empresa que oferece bons serviços.”
Vieira acredita que a percepção do consumidor à marca se mantém positiva por causa das ações no ambiente digital. “O desafio hoje é como dialogar melhor com o consumidor nesse processo de transformação. A gente acredita que a SulAmérica teve essa diferenciação na pesquisa porque melhorou a conversa com os stakeholders. A gente tem a melhor taxa de engajamento nas redes sociais, e lançou vários produtos e serviços inovadores”, afirma o executivo.
As estratégias mais recentes da SulAmérica foram o lançamento de um aplicativo que oferece uma carteirinha digital, o novo serviço de reembolso digital, o seguro auto compacto (seguro para carros simplificado), além da venda de seguros de viagem online e da ferramenta de cotação de seguros para carros. “Nesse cenário, mais do que nunca, os clientes buscam seguradoras mais transparentes, inovadoras, arrojadas, que tenham prestígio e reputação unidos a serviço de qualidade.”
O investimento crescente em mídia digital, no qual o UOL é parceiro, é outra estratégia que mantém a marca na lembrança dos consumidores. “A gente não pode deixar de considerar e dar a devida importância às nossas campanhas de mídia digital. A gente acredita firmemente, e a cada ano investe mais. É um movimento crescente e sem volta”, diz. Vieira afirma que uma das pesquisas internas da SulAmérica mostrou que os canais com maior impacto na lembrança da marca são os dos meios digitais.
Minibio
Zeca Vieira é médico veterinário formado pela Unesp. Entrou para o mercado segurador na Cosesp. Cursou especialização em marketing na FGV e fez MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Ingressou na SulAmérica em 1999, como superintendente de Internet e CRM, e assumiu a posição de diretor de marketing em 2001. Na SulAmérica, foi um dos principais responsáveis pela renovação da marca. Lidera as áreas de publicidade, propaganda e eventos, é responsável pelas ações de CRM e marketing digital da companhia.