Automação, personalização e consumo consciente guiam futuro da alimentação
Freepik

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Consumidores buscam opções de alimentos mais saudáveis, nutrição personalizada e transparência em relação à origem e à produção dos alimentos. Restaurantes começam a incorporar automação e IA na preparação dos alimentos. Essas são algumas tendências para o futuro da alimentação de acordo com o projeto Food & Beverage Creative & Innovation Insights 2025/2026, criado por UOL e GoAd Media a partir da curadoria dos jornalistas e pesquisadores nos eventos South by Southwest (SXSW), D&AD e Cannes Lions.
De maneira geral, o relatório aponta que a indústria de alimentos e bebidas vem rompendo barreiras ao criar e testar novas formas de cultivo, produção e distribuição ao mesmo tempo em que busca mais eficiência para lidar com o corte de gastos no supermercado. Entre os brasileiros, 83% estão fazendo isso – especialmente com alimentação. Segundo dados da Brain Company, 42% estão dispostos a testar marcas mais baratas de alimentos e bebidas para driblar a alta dos preços. Confira alguns dos destaques.
O futuro da alimentação passa por saúde e bem-estar
Em relação à saúde e bem-estar, a curadoria observou aumento da demanda por alimentos funcionais, que trazem benefícios para a imunidade, energia ou saúde digestiva. Houve crescimento em categorias como plant-based, orgânicos, sem glúten e low sugar.
Em geral, produtos altamente calóricos ou pouco nutritivos estão em queda, diferentemente de bebidas não alcoólicas – como chás funcionais, águas saborizadas e energéticos à base de ingredientes naturais – que seguem em alta.
Além disso, há destaque para personalização da nutrição, em especial para suplementos e alimentos adaptados a perfis de saúde individuais. Isso acaba impulsionando uma nova geração de foodtechs baseadas em IA e em biotecnologia que oferecem produtos adaptados e serviços de recomendação dietética baseados em dados pessoais, por exemplo.
Inovação tecnológica e digitalização
A indústria global de alimentos está recorrendo ao uso de IA e análise de dados para prever tendências e preferências do consumidor. Seus canais centrais de venda são e-commerce e delivery.
Automatização também é tendência. A curadoria indica que IA e robótica já estão transformando a preparação de alimentos. Chipotle e Sweetgreen são alguns dos casos citados. No Japão, o I-Robo já preparou mais de 100 mil refeições em um mês. A expectativa é de que o mercado de automação alimentar cresça a uma taxa de 18% ao ano até 2030.
Além disso, os consumidores em geral estão mais interessados no caminho que os alimentos percorrem até chegarem ao seu prato. A demanda por produtos sustentáveis, que ofereçam rastreabilidade de toda a cadeia de produção, incluindo o impacto ambiental, está em alta.
Com isso, ganham destaque embalagens inteligentes, com códigos e sensores capazes de monitorar frescor, origem e qualidade em tempo real; blockchain, para acompanhar as etapas da produção e distribuição; e até sensores IoT em fazendas, fábricas e transporte, para monitorar armazenamento, temperatura e validade.
Hábitos de consumo
A curadoria também observou uma adoção maior de refeições rápidas e convenientes, o que inclui o snacking saudável. As pessoas também estão se alimentando mais fora de casa – e aqui o destaque vai para food service, restaurantes e ghost kitchens. Outro destaque é a busca por experiências diferenciadas, como gastronomia imersiva, bebidas artesanais e premiumização.
Food & Beverage Creative & Innovation Insights 2025/2026
Esses são alguns dos insights das análises realizadas por meio de entrevistas com estudiosos, líderes da indústria de alimentos e bebidas, institutos de pesquisa e consultorias, além do social listening aplicado aos festivais. Você pode baixar o relatório completo e conferir mais análises e cases neste link.
Automação, personalização e consumo consciente guiam futuro da alimentação
Freepik

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Consumidores buscam opções de alimentos mais saudáveis, nutrição personalizada e transparência em relação à origem e à produção dos alimentos. Restaurantes começam a incorporar automação e IA na preparação dos alimentos. Essas são algumas tendências para o futuro da alimentação de acordo com o projeto Food & Beverage Creative & Innovation Insights 2025/2026, criado por UOL e GoAd Media a partir da curadoria dos jornalistas e pesquisadores nos eventos South by Southwest (SXSW), D&AD e Cannes Lions.
De maneira geral, o relatório aponta que a indústria de alimentos e bebidas vem rompendo barreiras ao criar e testar novas formas de cultivo, produção e distribuição ao mesmo tempo em que busca mais eficiência para lidar com o corte de gastos no supermercado. Entre os brasileiros, 83% estão fazendo isso – especialmente com alimentação. Segundo dados da Brain Company, 42% estão dispostos a testar marcas mais baratas de alimentos e bebidas para driblar a alta dos preços. Confira alguns dos destaques.
O futuro da alimentação passa por saúde e bem-estar
Em relação à saúde e bem-estar, a curadoria observou aumento da demanda por alimentos funcionais, que trazem benefícios para a imunidade, energia ou saúde digestiva. Houve crescimento em categorias como plant-based, orgânicos, sem glúten e low sugar.
Em geral, produtos altamente calóricos ou pouco nutritivos estão em queda, diferentemente de bebidas não alcoólicas – como chás funcionais, águas saborizadas e energéticos à base de ingredientes naturais – que seguem em alta.
Além disso, há destaque para personalização da nutrição, em especial para suplementos e alimentos adaptados a perfis de saúde individuais. Isso acaba impulsionando uma nova geração de foodtechs baseadas em IA e em biotecnologia que oferecem produtos adaptados e serviços de recomendação dietética baseados em dados pessoais, por exemplo.
Inovação tecnológica e digitalização
A indústria global de alimentos está recorrendo ao uso de IA e análise de dados para prever tendências e preferências do consumidor. Seus canais centrais de venda são e-commerce e delivery.
Automatização também é tendência. A curadoria indica que IA e robótica já estão transformando a preparação de alimentos. Chipotle e Sweetgreen são alguns dos casos citados. No Japão, o I-Robo já preparou mais de 100 mil refeições em um mês. A expectativa é de que o mercado de automação alimentar cresça a uma taxa de 18% ao ano até 2030.
Além disso, os consumidores em geral estão mais interessados no caminho que os alimentos percorrem até chegarem ao seu prato. A demanda por produtos sustentáveis, que ofereçam rastreabilidade de toda a cadeia de produção, incluindo o impacto ambiental, está em alta.
Com isso, ganham destaque embalagens inteligentes, com códigos e sensores capazes de monitorar frescor, origem e qualidade em tempo real; blockchain, para acompanhar as etapas da produção e distribuição; e até sensores IoT em fazendas, fábricas e transporte, para monitorar armazenamento, temperatura e validade.
Hábitos de consumo
A curadoria também observou uma adoção maior de refeições rápidas e convenientes, o que inclui o snacking saudável. As pessoas também estão se alimentando mais fora de casa – e aqui o destaque vai para food service, restaurantes e ghost kitchens. Outro destaque é a busca por experiências diferenciadas, como gastronomia imersiva, bebidas artesanais e premiumização.
Food & Beverage Creative & Innovation Insights 2025/2026
Esses são alguns dos insights das análises realizadas por meio de entrevistas com estudiosos, líderes da indústria de alimentos e bebidas, institutos de pesquisa e consultorias, além do social listening aplicado aos festivais. Você pode baixar o relatório completo e conferir mais análises e cases neste link.
Automação, personalização e consumo consciente guiam futuro da alimentação
Freepik

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas
Consumidores buscam opções de alimentos mais saudáveis, nutrição personalizada e transparência em relação à origem e à produção dos alimentos. Restaurantes começam a incorporar automação e IA na preparação dos alimentos. Essas são algumas tendências para o futuro da alimentação de acordo com o projeto Food & Beverage Creative & Innovation Insights 2025/2026, criado por UOL e GoAd Media a partir da curadoria dos jornalistas e pesquisadores nos eventos South by Southwest (SXSW), D&AD e Cannes Lions.
De maneira geral, o relatório aponta que a indústria de alimentos e bebidas vem rompendo barreiras ao criar e testar novas formas de cultivo, produção e distribuição ao mesmo tempo em que busca mais eficiência para lidar com o corte de gastos no supermercado. Entre os brasileiros, 83% estão fazendo isso – especialmente com alimentação. Segundo dados da Brain Company, 42% estão dispostos a testar marcas mais baratas de alimentos e bebidas para driblar a alta dos preços. Confira alguns dos destaques.
O futuro da alimentação passa por saúde e bem-estar
Em relação à saúde e bem-estar, a curadoria observou aumento da demanda por alimentos funcionais, que trazem benefícios para a imunidade, energia ou saúde digestiva. Houve crescimento em categorias como plant-based, orgânicos, sem glúten e low sugar.
Em geral, produtos altamente calóricos ou pouco nutritivos estão em queda, diferentemente de bebidas não alcoólicas – como chás funcionais, águas saborizadas e energéticos à base de ingredientes naturais – que seguem em alta.
Além disso, há destaque para personalização da nutrição, em especial para suplementos e alimentos adaptados a perfis de saúde individuais. Isso acaba impulsionando uma nova geração de foodtechs baseadas em IA e em biotecnologia que oferecem produtos adaptados e serviços de recomendação dietética baseados em dados pessoais, por exemplo.
Inovação tecnológica e digitalização
A indústria global de alimentos está recorrendo ao uso de IA e análise de dados para prever tendências e preferências do consumidor. Seus canais centrais de venda são e-commerce e delivery.
Automatização também é tendência. A curadoria indica que IA e robótica já estão transformando a preparação de alimentos. Chipotle e Sweetgreen são alguns dos casos citados. No Japão, o I-Robo já preparou mais de 100 mil refeições em um mês. A expectativa é de que o mercado de automação alimentar cresça a uma taxa de 18% ao ano até 2030.
Além disso, os consumidores em geral estão mais interessados no caminho que os alimentos percorrem até chegarem ao seu prato. A demanda por produtos sustentáveis, que ofereçam rastreabilidade de toda a cadeia de produção, incluindo o impacto ambiental, está em alta.
Com isso, ganham destaque embalagens inteligentes, com códigos e sensores capazes de monitorar frescor, origem e qualidade em tempo real; blockchain, para acompanhar as etapas da produção e distribuição; e até sensores IoT em fazendas, fábricas e transporte, para monitorar armazenamento, temperatura e validade.
Hábitos de consumo
A curadoria também observou uma adoção maior de refeições rápidas e convenientes, o que inclui o snacking saudável. As pessoas também estão se alimentando mais fora de casa – e aqui o destaque vai para food service, restaurantes e ghost kitchens. Outro destaque é a busca por experiências diferenciadas, como gastronomia imersiva, bebidas artesanais e premiumização.
Food & Beverage Creative & Innovation Insights 2025/2026
Esses são alguns dos insights das análises realizadas por meio de entrevistas com estudiosos, líderes da indústria de alimentos e bebidas, institutos de pesquisa e consultorias, além do social listening aplicado aos festivais. Você pode baixar o relatório completo e conferir mais análises e cases neste link.
Assuntos Relacionados
Novidades e ideias do mercado publicitário
Assuntos Relacionados
Novidades e ideias do mercado publicitário
Assuntos Relacionados
Novidades e ideias do mercado publicitário


