Insights|24 set, 2025|

Shoppers UOL compram mais e são mais impactados pela publicidade

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Os compradores do UOL fazem mais pesquisas online, compram com mais frequência pela internet e são mais influenciados pela publicidade. Essas são algumas das descobertas do estudo Consumer Insights UOL, realizado em agosto com mil entrevistas online.

Shoppers UOL: como são os consumidores do portal

Os compradores que estão no UOL são diversos e têm comportamentos distintos. Confira a seguir os perfis identificados pela pesquisa.

Planejados: São 41% dos compradores do UOL. Este perfil dedica tempo para pesquisar, comparar preços e produtos antes de tomar uma decisão de compra.

Práticos: O perfil prático representa um grande grupo – 38% do total de compradores do UOL. Aqui estão as pessoas que geralmente têm uma lista de itens específicos para comprar e querem fazer isso da maneira mais rápida e conveniente possível.

Economizador de Tempo: Numeroso (30% do total de consumidores do UOL), este perfil valoriza a conveniência e prefere comprar online para economizar tempo e evitar deslocamentos.

Tradicional: Estes consumidores preferem provar/experimentar o produto fisicamente. São 26% do total.

Local: Os consumidores do perfil “local” preferem comprar em lojas de bairro e marcas que oferecem produtos nacionais/regionais. São 16% do total.

Social: São 16% do total, valorizam a experiência de compra em si e muitas vezes consideram as compras como uma atividade social.

Leal: Os 14% de compradores que fazem parte deste perfil preferem comprar sempre de uma determinada marca ou loja.

Ecoconsciente: Com 12% de participação, estes consumidores dão preferência a produtos e marcas que são ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

Impulsivo: Estes compradores, que são 11% do total, tendem a tomar decisões de compra rapidamente, muitas vezes sendo influenciados por promoções, ofertas relâmpago ou desejo momentâneo.

Experimentador: Este tipo de comprador (que representa 10% do total do UOL) é aberto  a experimentar novos produtos e marcas.

Influenciado: Aqui, celebridades e influenciadores ajudam a decidir a compra. O grupo responde por 8% do total.

Luxuoso: Este pequeno grupo (6% do total) é formado por compradores dispostos a pagar mais por produtos de alta qualidade e marcas de luxo.

Preferência por compras online

O estudo indica ainda que as lojas online têm a preferência tanto dos shoppers UOL quanto dos compradores em geral, mas de forma equilibrada.

  • 87% dos shoppers UOL são Compradores Online x 82% da população.
  • 77% dos shoppers UOL são Compradores de Lojas Físicas x 72% da população.

Mais atentos a promoções e influenciados pela propaganda

Os shoppers UOL usam mais a internet para planejar suas compras e procuram mais por marcas em ofertas e promoções. Além disso, eles são assumidamente mais influenciados pela propaganda. Confira as principais diferenças entre o comportamento desse grupo e da população em geral.

Planejamento e busca de informações: 76% dos shoppers UOL usam a internet para planejar compras (vs. 65%) e 76% visitam sites das marcas em busca de ofertas (vs. 65% da população).

Sensibilidade a promoções: 67% compram uma marca em oferta especial mesmo que não seja a favorita (vs. 57%) e 65% resistem a comprar produtos até que estejam em promoção (vs. 62%).

Influência da comunicação: 55% afirmam que a publicidade impacta sua decisão de compra (vs. 40%) e 61% sentem que a comunicação das marcas está conectada à sua cultura local (vs. 44%).

E tem um detalhe interessante. Em tempos de fraudes e fake news, 80% dos shoppers UOL afirmam que preferem acessar plataformas e canais em que a publicidade exibida é segura e tem boa reputação. Na população geral, apenas 68% têm essa preocupação.

Compras mais frequentes

A audiência do UOL também compra mais pela internet: 82% realizam fazem isso pelo menos uma vez por mês, contra apenas 68% dos compradores em geral.

Além disso, 52% dos shoppers UOL afirmam que sua frequência de compras online cresceu no último ano. Entre a população em geral, esse aumento é apontado por apenas 42%.

Perfil multicanal

O shopper UOL usa, em média, quatro canais para realizar suas compras, enquanto a população em geral usa três, também em média. Confira os canais mais utilizados.

Marketplace – 55% de Shoppers UOL | 55% da população.

Site da loja – 41% de Shoppers UOL | 33% da população.

Shoppings – 39% de Shoppers UOL| 32% da população.

Aplicativo da loja – 37% de Shoppers UOL | 32% da população.

Lojas de rua – 36% de Shoppers UOL | 38% da população.

Lojas de departamento – 35% de Shoppers UOL | 30% da população.

Hipermercado – 25% de Shoppers UOL | 20% da população.

WhatsApp – 18% de Shoppers UOL | 12% da população.

Galerias comerciais – 17% de Shoppers UOL | 11% da população.

Instagram – 16% de Shoppers UOL | 10% da população.

Ambulantes – 12% de Shoppers UOL | 12% da população.

Você pode baixar aqui o estudo completo UOL Shoppers.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

Insights|24 set, 2025|

Shoppers UOL compram mais e são mais impactados pela publicidade

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Os compradores do UOL fazem mais pesquisas online, compram com mais frequência pela internet e são mais influenciados pela publicidade. Essas são algumas das descobertas do estudo Consumer Insights UOL, realizado em agosto com mil entrevistas online.

Shoppers UOL: como são os consumidores do portal

Os compradores que estão no UOL são diversos e têm comportamentos distintos. Confira a seguir os perfis identificados pela pesquisa.

Planejados: São 41% dos compradores do UOL. Este perfil dedica tempo para pesquisar, comparar preços e produtos antes de tomar uma decisão de compra.

Práticos: O perfil prático representa um grande grupo – 38% do total de compradores do UOL. Aqui estão as pessoas que geralmente têm uma lista de itens específicos para comprar e querem fazer isso da maneira mais rápida e conveniente possível.

Economizador de Tempo: Numeroso (30% do total de consumidores do UOL), este perfil valoriza a conveniência e prefere comprar online para economizar tempo e evitar deslocamentos.

Tradicional: Estes consumidores preferem provar/experimentar o produto fisicamente. São 26% do total.

Local: Os consumidores do perfil “local” preferem comprar em lojas de bairro e marcas que oferecem produtos nacionais/regionais. São 16% do total.

Social: São 16% do total, valorizam a experiência de compra em si e muitas vezes consideram as compras como uma atividade social.

Leal: Os 14% de compradores que fazem parte deste perfil preferem comprar sempre de uma determinada marca ou loja.

Ecoconsciente: Com 12% de participação, estes consumidores dão preferência a produtos e marcas que são ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

Impulsivo: Estes compradores, que são 11% do total, tendem a tomar decisões de compra rapidamente, muitas vezes sendo influenciados por promoções, ofertas relâmpago ou desejo momentâneo.

Experimentador: Este tipo de comprador (que representa 10% do total do UOL) é aberto  a experimentar novos produtos e marcas.

Influenciado: Aqui, celebridades e influenciadores ajudam a decidir a compra. O grupo responde por 8% do total.

Luxuoso: Este pequeno grupo (6% do total) é formado por compradores dispostos a pagar mais por produtos de alta qualidade e marcas de luxo.

Preferência por compras online

O estudo indica ainda que as lojas online têm a preferência tanto dos shoppers UOL quanto dos compradores em geral, mas de forma equilibrada.

  • 87% dos shoppers UOL são Compradores Online x 82% da população.
  • 77% dos shoppers UOL são Compradores de Lojas Físicas x 72% da população.

Mais atentos a promoções e influenciados pela propaganda

Os shoppers UOL usam mais a internet para planejar suas compras e procuram mais por marcas em ofertas e promoções. Além disso, eles são assumidamente mais influenciados pela propaganda. Confira as principais diferenças entre o comportamento desse grupo e da população em geral.

Planejamento e busca de informações: 76% dos shoppers UOL usam a internet para planejar compras (vs. 65%) e 76% visitam sites das marcas em busca de ofertas (vs. 65% da população).

Sensibilidade a promoções: 67% compram uma marca em oferta especial mesmo que não seja a favorita (vs. 57%) e 65% resistem a comprar produtos até que estejam em promoção (vs. 62%).

Influência da comunicação: 55% afirmam que a publicidade impacta sua decisão de compra (vs. 40%) e 61% sentem que a comunicação das marcas está conectada à sua cultura local (vs. 44%).

E tem um detalhe interessante. Em tempos de fraudes e fake news, 80% dos shoppers UOL afirmam que preferem acessar plataformas e canais em que a publicidade exibida é segura e tem boa reputação. Na população geral, apenas 68% têm essa preocupação.

Compras mais frequentes

A audiência do UOL também compra mais pela internet: 82% realizam fazem isso pelo menos uma vez por mês, contra apenas 68% dos compradores em geral.

Além disso, 52% dos shoppers UOL afirmam que sua frequência de compras online cresceu no último ano. Entre a população em geral, esse aumento é apontado por apenas 42%.

Perfil multicanal

O shopper UOL usa, em média, quatro canais para realizar suas compras, enquanto a população em geral usa três, também em média. Confira os canais mais utilizados.

Marketplace – 55% de Shoppers UOL | 55% da população.

Site da loja – 41% de Shoppers UOL | 33% da população.

Shoppings – 39% de Shoppers UOL| 32% da população.

Aplicativo da loja – 37% de Shoppers UOL | 32% da população.

Lojas de rua – 36% de Shoppers UOL | 38% da população.

Lojas de departamento – 35% de Shoppers UOL | 30% da população.

Hipermercado – 25% de Shoppers UOL | 20% da população.

WhatsApp – 18% de Shoppers UOL | 12% da população.

Galerias comerciais – 17% de Shoppers UOL | 11% da população.

Instagram – 16% de Shoppers UOL | 10% da população.

Ambulantes – 12% de Shoppers UOL | 12% da população.

Você pode baixar aqui o estudo completo UOL Shoppers.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

Insights|24 set, 2025|

Shoppers UOL compram mais e são mais impactados pela publicidade

Fernanda Bottoni - UOL para Marcas

Os compradores do UOL fazem mais pesquisas online, compram com mais frequência pela internet e são mais influenciados pela publicidade. Essas são algumas das descobertas do estudo Consumer Insights UOL, realizado em agosto com mil entrevistas online.

Shoppers UOL: como são os consumidores do portal

Os compradores que estão no UOL são diversos e têm comportamentos distintos. Confira a seguir os perfis identificados pela pesquisa.

Planejados: São 41% dos compradores do UOL. Este perfil dedica tempo para pesquisar, comparar preços e produtos antes de tomar uma decisão de compra.

Práticos: O perfil prático representa um grande grupo – 38% do total de compradores do UOL. Aqui estão as pessoas que geralmente têm uma lista de itens específicos para comprar e querem fazer isso da maneira mais rápida e conveniente possível.

Economizador de Tempo: Numeroso (30% do total de consumidores do UOL), este perfil valoriza a conveniência e prefere comprar online para economizar tempo e evitar deslocamentos.

Tradicional: Estes consumidores preferem provar/experimentar o produto fisicamente. São 26% do total.

Local: Os consumidores do perfil “local” preferem comprar em lojas de bairro e marcas que oferecem produtos nacionais/regionais. São 16% do total.

Social: São 16% do total, valorizam a experiência de compra em si e muitas vezes consideram as compras como uma atividade social.

Leal: Os 14% de compradores que fazem parte deste perfil preferem comprar sempre de uma determinada marca ou loja.

Ecoconsciente: Com 12% de participação, estes consumidores dão preferência a produtos e marcas que são ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

Impulsivo: Estes compradores, que são 11% do total, tendem a tomar decisões de compra rapidamente, muitas vezes sendo influenciados por promoções, ofertas relâmpago ou desejo momentâneo.

Experimentador: Este tipo de comprador (que representa 10% do total do UOL) é aberto  a experimentar novos produtos e marcas.

Influenciado: Aqui, celebridades e influenciadores ajudam a decidir a compra. O grupo responde por 8% do total.

Luxuoso: Este pequeno grupo (6% do total) é formado por compradores dispostos a pagar mais por produtos de alta qualidade e marcas de luxo.

Preferência por compras online

O estudo indica ainda que as lojas online têm a preferência tanto dos shoppers UOL quanto dos compradores em geral, mas de forma equilibrada.

  • 87% dos shoppers UOL são Compradores Online x 82% da população.
  • 77% dos shoppers UOL são Compradores de Lojas Físicas x 72% da população.

Mais atentos a promoções e influenciados pela propaganda

Os shoppers UOL usam mais a internet para planejar suas compras e procuram mais por marcas em ofertas e promoções. Além disso, eles são assumidamente mais influenciados pela propaganda. Confira as principais diferenças entre o comportamento desse grupo e da população em geral.

Planejamento e busca de informações: 76% dos shoppers UOL usam a internet para planejar compras (vs. 65%) e 76% visitam sites das marcas em busca de ofertas (vs. 65% da população).

Sensibilidade a promoções: 67% compram uma marca em oferta especial mesmo que não seja a favorita (vs. 57%) e 65% resistem a comprar produtos até que estejam em promoção (vs. 62%).

Influência da comunicação: 55% afirmam que a publicidade impacta sua decisão de compra (vs. 40%) e 61% sentem que a comunicação das marcas está conectada à sua cultura local (vs. 44%).

E tem um detalhe interessante. Em tempos de fraudes e fake news, 80% dos shoppers UOL afirmam que preferem acessar plataformas e canais em que a publicidade exibida é segura e tem boa reputação. Na população geral, apenas 68% têm essa preocupação.

Compras mais frequentes

A audiência do UOL também compra mais pela internet: 82% realizam fazem isso pelo menos uma vez por mês, contra apenas 68% dos compradores em geral.

Além disso, 52% dos shoppers UOL afirmam que sua frequência de compras online cresceu no último ano. Entre a população em geral, esse aumento é apontado por apenas 42%.

Perfil multicanal

O shopper UOL usa, em média, quatro canais para realizar suas compras, enquanto a população em geral usa três, também em média. Confira os canais mais utilizados.

Marketplace – 55% de Shoppers UOL | 55% da população.

Site da loja – 41% de Shoppers UOL | 33% da população.

Shoppings – 39% de Shoppers UOL| 32% da população.

Aplicativo da loja – 37% de Shoppers UOL | 32% da população.

Lojas de rua – 36% de Shoppers UOL | 38% da população.

Lojas de departamento – 35% de Shoppers UOL | 30% da população.

Hipermercado – 25% de Shoppers UOL | 20% da população.

WhatsApp – 18% de Shoppers UOL | 12% da população.

Galerias comerciais – 17% de Shoppers UOL | 11% da população.

Instagram – 16% de Shoppers UOL | 10% da população.

Ambulantes – 12% de Shoppers UOL | 12% da população.

Você pode baixar aqui o estudo completo UOL Shoppers.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target