Pesquisa indica que resumos do Google reduzem cliques em 34,5%
AdobeStock

De: Fernanda Bottoni, em Portugal - UOL para Marcas
Aparecer no topo do ranking do Google foi o objetivo de muitas marcas durante anos. Nos últimos meses, porém, a lógica das buscas ganhou outro contexto, com a introdução dos resumos gerados por IA generativa, chamados AI Overviews.
Com a novidade, surgiram duas grandes questões. O que a marca deve fazer para ser mencionada nos resumos do Google e manter sua relevância para os consumidores? E o que vai acontecer com a taxa de cliques se muitas vezes os textos gerados por IA dão respostas completas aos usuários?
Pelo menos para a segunda pergunta, um levantamento da Ahrefs oferece algumas respostas. Depois de analisar 300.000 palavras-chave, a empresa descobriu que a visão geral de IA nos resultados de pesquisa gera uma taxa média de cliques (CTR) 34,5% menor para a página de melhor classificação. Ou seja, o primeiro colocado no ranking atrai 34,5% menos cliques para sua página.
Para Ryan Law, diretor de content marketing da Ahrefs, o resultado não é surpreendente. “Vi alguns dados que sugerem que alguns sites tiveram uma redução de 20% a 40% nos cliques desde o lançamento das visões gerais de IA”, diz ele.
O especialista explica que faz sentido. Afinal, como dissemos ali em cima, as visões gerais de IA tentam resolver a consulta dos usuários diretamente na página do Google, a SERP (Search Engine Results Page). Ou seja, ainda que as visões gerais de IA geralmente contenham links, muitas das citações já aparecem ali no texto, o que torna menos provável que apenas um deles obtenha a maior parte dos cliques.
Para Law, também é revelador o fato de ainda não haver uma maneira de separar os cliques e as impressões da visão geral de IA do restante dos dados do Search Console, ferramenta do Google para monitorar a presença dos sites nos resultados da pesquisa. “Parece que o Google não quer que vejamos a taxa de cliques das visões gerais de IA”, acredita.
Na sua opinião, se as visões gerais de IA permanecerem como estão, os cliques devem diminuir ainda mais.
Pesquisa indica que resumos do Google reduzem cliques em 34,5%
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De: Fernanda Bottoni, em Portugal - UOL para Marcas
Aparecer no topo do ranking do Google foi o objetivo de muitas marcas durante anos. Nos últimos meses, porém, a lógica das buscas ganhou outro contexto, com a introdução dos resumos gerados por IA generativa, chamados AI Overviews.
Com a novidade, surgiram duas grandes questões. O que a marca deve fazer para ser mencionada nos resumos do Google e manter sua relevância para os consumidores? E o que vai acontecer com a taxa de cliques se muitas vezes os textos gerados por IA dão respostas completas aos usuários?
Pelo menos para a segunda pergunta, um levantamento da Ahrefs oferece algumas respostas. Depois de analisar 300.000 palavras-chave, a empresa descobriu que a visão geral de IA nos resultados de pesquisa gera uma taxa média de cliques (CTR) 34,5% menor para a página de melhor classificação. Ou seja, o primeiro colocado no ranking atrai 34,5% menos cliques para sua página.
Para Ryan Law, diretor de content marketing da Ahrefs, o resultado não é surpreendente. “Vi alguns dados que sugerem que alguns sites tiveram uma redução de 20% a 40% nos cliques desde o lançamento das visões gerais de IA”, diz ele.
O especialista explica que faz sentido. Afinal, como dissemos ali em cima, as visões gerais de IA tentam resolver a consulta dos usuários diretamente na página do Google, a SERP (Search Engine Results Page). Ou seja, ainda que as visões gerais de IA geralmente contenham links, muitas das citações já aparecem ali no texto, o que torna menos provável que apenas um deles obtenha a maior parte dos cliques.
Para Law, também é revelador o fato de ainda não haver uma maneira de separar os cliques e as impressões da visão geral de IA do restante dos dados do Search Console, ferramenta do Google para monitorar a presença dos sites nos resultados da pesquisa. “Parece que o Google não quer que vejamos a taxa de cliques das visões gerais de IA”, acredita.
Na sua opinião, se as visões gerais de IA permanecerem como estão, os cliques devem diminuir ainda mais.
Pesquisa indica que resumos do Google reduzem cliques em 34,5%
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De: Fernanda Bottoni, em Portugal - UOL para Marcas
Aparecer no topo do ranking do Google foi o objetivo de muitas marcas durante anos. Nos últimos meses, porém, a lógica das buscas ganhou outro contexto, com a introdução dos resumos gerados por IA generativa, chamados AI Overviews.
Com a novidade, surgiram duas grandes questões. O que a marca deve fazer para ser mencionada nos resumos do Google e manter sua relevância para os consumidores? E o que vai acontecer com a taxa de cliques se muitas vezes os textos gerados por IA dão respostas completas aos usuários?
Pelo menos para a segunda pergunta, um levantamento da Ahrefs oferece algumas respostas. Depois de analisar 300.000 palavras-chave, a empresa descobriu que a visão geral de IA nos resultados de pesquisa gera uma taxa média de cliques (CTR) 34,5% menor para a página de melhor classificação. Ou seja, o primeiro colocado no ranking atrai 34,5% menos cliques para sua página.
Para Ryan Law, diretor de content marketing da Ahrefs, o resultado não é surpreendente. “Vi alguns dados que sugerem que alguns sites tiveram uma redução de 20% a 40% nos cliques desde o lançamento das visões gerais de IA”, diz ele.
O especialista explica que faz sentido. Afinal, como dissemos ali em cima, as visões gerais de IA tentam resolver a consulta dos usuários diretamente na página do Google, a SERP (Search Engine Results Page). Ou seja, ainda que as visões gerais de IA geralmente contenham links, muitas das citações já aparecem ali no texto, o que torna menos provável que apenas um deles obtenha a maior parte dos cliques.
Para Law, também é revelador o fato de ainda não haver uma maneira de separar os cliques e as impressões da visão geral de IA do restante dos dados do Search Console, ferramenta do Google para monitorar a presença dos sites nos resultados da pesquisa. “Parece que o Google não quer que vejamos a taxa de cliques das visões gerais de IA”, acredita.
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