Insights|26 maio, 2025|

Pesquisa indica que resumos do Google reduzem cliques em 34,5%

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De: Fernanda Bottoni, em Portugal - UOL para Marcas

Aparecer no topo do ranking do Google foi o objetivo de muitas marcas durante anos. Nos últimos meses, porém, a lógica das buscas ganhou outro contexto, com a introdução dos resumos gerados por IA generativa, chamados AI Overviews.

Com a novidade, surgiram duas grandes questões. O que a marca deve fazer para ser mencionada nos resumos do Google e manter sua relevância para os consumidores? E o que vai acontecer com a taxa de cliques se muitas vezes os textos gerados por IA dão respostas completas aos usuários?

Pelo menos para a segunda pergunta, um levantamento da Ahrefs oferece algumas respostas. Depois de analisar 300.000 palavras-chave, a empresa descobriu que a visão geral de IA nos resultados de pesquisa gera uma taxa média de cliques (CTR) 34,5% menor para a página de melhor classificação. Ou seja, o primeiro colocado no ranking atrai 34,5% menos cliques para sua página.

Para Ryan Law, diretor de content marketing da Ahrefs, o resultado não é surpreendente. “Vi alguns dados que sugerem que alguns sites tiveram uma redução de 20% a 40% nos cliques desde o lançamento das visões gerais de IA”, diz ele.

O especialista explica que faz sentido. Afinal, como dissemos ali em cima, as visões gerais de IA tentam resolver a consulta dos usuários diretamente na página do Google, a SERP (Search Engine Results Page). Ou seja, ainda que as visões gerais de IA geralmente contenham links, muitas das citações já aparecem ali no texto, o que torna menos provável que apenas um deles obtenha a maior parte dos cliques.

Para Law, também é revelador o fato de ainda não haver uma maneira de separar os cliques e as impressões da visão geral de IA do restante dos dados do Search Console, ferramenta do Google para monitorar a presença dos sites nos resultados da pesquisa. “Parece que o Google não quer que vejamos a taxa de cliques das visões gerais de IA”, acredita.

Na sua opinião, se as visões gerais de IA permanecerem como estão, os cliques devem diminuir ainda mais.

O UOL conecta cada pessoa ao seu universo e cada marca ao seu target

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Pesquisa indica que resumos do Google reduzem cliques em 34,5%

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De: Fernanda Bottoni, em Portugal - UOL para Marcas

Aparecer no topo do ranking do Google foi o objetivo de muitas marcas durante anos. Nos últimos meses, porém, a lógica das buscas ganhou outro contexto, com a introdução dos resumos gerados por IA generativa, chamados AI Overviews.

Com a novidade, surgiram duas grandes questões. O que a marca deve fazer para ser mencionada nos resumos do Google e manter sua relevância para os consumidores? E o que vai acontecer com a taxa de cliques se muitas vezes os textos gerados por IA dão respostas completas aos usuários?

Pelo menos para a segunda pergunta, um levantamento da Ahrefs oferece algumas respostas. Depois de analisar 300.000 palavras-chave, a empresa descobriu que a visão geral de IA nos resultados de pesquisa gera uma taxa média de cliques (CTR) 34,5% menor para a página de melhor classificação. Ou seja, o primeiro colocado no ranking atrai 34,5% menos cliques para sua página.

Para Ryan Law, diretor de content marketing da Ahrefs, o resultado não é surpreendente. “Vi alguns dados que sugerem que alguns sites tiveram uma redução de 20% a 40% nos cliques desde o lançamento das visões gerais de IA”, diz ele.

O especialista explica que faz sentido. Afinal, como dissemos ali em cima, as visões gerais de IA tentam resolver a consulta dos usuários diretamente na página do Google, a SERP (Search Engine Results Page). Ou seja, ainda que as visões gerais de IA geralmente contenham links, muitas das citações já aparecem ali no texto, o que torna menos provável que apenas um deles obtenha a maior parte dos cliques.

Para Law, também é revelador o fato de ainda não haver uma maneira de separar os cliques e as impressões da visão geral de IA do restante dos dados do Search Console, ferramenta do Google para monitorar a presença dos sites nos resultados da pesquisa. “Parece que o Google não quer que vejamos a taxa de cliques das visões gerais de IA”, acredita.

Na sua opinião, se as visões gerais de IA permanecerem como estão, os cliques devem diminuir ainda mais.

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Pesquisa indica que resumos do Google reduzem cliques em 34,5%

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De: Fernanda Bottoni, em Portugal - UOL para Marcas

Aparecer no topo do ranking do Google foi o objetivo de muitas marcas durante anos. Nos últimos meses, porém, a lógica das buscas ganhou outro contexto, com a introdução dos resumos gerados por IA generativa, chamados AI Overviews.

Com a novidade, surgiram duas grandes questões. O que a marca deve fazer para ser mencionada nos resumos do Google e manter sua relevância para os consumidores? E o que vai acontecer com a taxa de cliques se muitas vezes os textos gerados por IA dão respostas completas aos usuários?

Pelo menos para a segunda pergunta, um levantamento da Ahrefs oferece algumas respostas. Depois de analisar 300.000 palavras-chave, a empresa descobriu que a visão geral de IA nos resultados de pesquisa gera uma taxa média de cliques (CTR) 34,5% menor para a página de melhor classificação. Ou seja, o primeiro colocado no ranking atrai 34,5% menos cliques para sua página.

Para Ryan Law, diretor de content marketing da Ahrefs, o resultado não é surpreendente. “Vi alguns dados que sugerem que alguns sites tiveram uma redução de 20% a 40% nos cliques desde o lançamento das visões gerais de IA”, diz ele.

O especialista explica que faz sentido. Afinal, como dissemos ali em cima, as visões gerais de IA tentam resolver a consulta dos usuários diretamente na página do Google, a SERP (Search Engine Results Page). Ou seja, ainda que as visões gerais de IA geralmente contenham links, muitas das citações já aparecem ali no texto, o que torna menos provável que apenas um deles obtenha a maior parte dos cliques.

Para Law, também é revelador o fato de ainda não haver uma maneira de separar os cliques e as impressões da visão geral de IA do restante dos dados do Search Console, ferramenta do Google para monitorar a presença dos sites nos resultados da pesquisa. “Parece que o Google não quer que vejamos a taxa de cliques das visões gerais de IA”, acredita.

Na sua opinião, se as visões gerais de IA permanecerem como estão, os cliques devem diminuir ainda mais.

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