O Carnaval é uma época estratégica para as ações de Vanish – marca do portfólio da Reckitt Comercial –, tanto por espalhar folia e diversão de forma democrática, quanto por oferecer oportunidades únicas de posicionamento, segundo Ricardo Monteiro, gerente de marketing de Vanish. “O conteúdo de Carnaval é para todos.”
De acordo com ele, a festividade é um período rico para trabalhar a plataforma “Vanish Salva o meu Lookinho”, que busca criar momentos de conexão com o público fora da lavanderia. “A gente entende a importância desse momento para o Brasil. E quando se fala de marca que busca conexão, o Carnaval é sazonalidade e oportunidade para marcas se apropriarem. A Vanish entra com a plataforma de Salva meu Lookinho, entendendo que o figurino e os adereços são algo muito importante paro consumidor curtir a folia.”
Ricardo explica que a estratégia de Vanish para amplificar sua mensagem durante a folia está centrada em três bases principais: mídia digital, conteúdo de influenciadores e brand experience. A ideia é construir uma jornada de conversas sobre o evento, posicionando a marca desde o “esquenta”. Para isso, a largada da campanha foi, pelo terceiro ano seguido, no CarnaUOL, que abre a folia em São Paulo
Segundo ele, iniciar as conversas com o público no momento anterior ao Carnaval é estratégico em termos de mídia, para chegar ao público certo. “Se eu olho só para os cinco dias de festa, sou eu brigando com todas as marcas gigantescas de cerveja falando ao mesmo tempo. É quase impossível ter um alcance relevante. Por isso, é estratégico para a gente construir uma base relevante.”
Isso também contribui com a otimização de investimentos. “Começamos no CarnaUOL para falar que o Carnaval já começou, e ficamos no ar esse período todo até os cinco dias de folia, para construir uma base de awareness, e assim poder reimpactar essa base de um modo mais certeiro, com um investimento menor.”
Já o trabalho com influenciadores movimenta as conversas em torno de momentos em que o produto se torna um grande coringa para salvar o figurino do Carnaval. “A gente trabalha com os influenciadores pagos, olhando como pré-requisitos para engajamento e afinidade de marca. Porque a gente tenta trazer uma produção de conteúdo muito nativa para que possa explodir através de mídia.”
E, durante a folia, o foco é proporcionar a diversão dos carnavalescos, ajudando a compor o look. Neste Carnaval, além do CarnaUOL, em que distribuiu buckets hats, a marca participa do Camarote N1, no Rio, onde irá oferecer customização de abadás, e do Carnaval de Olinda, onde os foliões irão ganhar bucket hats e tatuagens temporárias bem-humoradas, entre outros brindes.
“A gente sempre pensa em dar brindes que as pessoas vão usar. Como consumidor de eventos, a gente sabe que não tem nada que deixa mais triste do que ganhar algo que não é útil. Então, pensamos em brindes que estão na moda, como shoulder bag, sempre pensando na experiência dentro do evento, para fazer com que Vanish faça parte da composição do look. A gente vem trabalhando isso desde a Oktoberfest no ano passado.”
Mas não só. A ideia é que a marca surpreenda e faça parte da diversão. “Tem que ser divertido. O que eu preciso é que o consumidor se divirta com o brinde, que seja uma surpresa tão grande que ele queira compartilhar nas redes, guardar como lembrança. Quando a gente pensa em Carnaval, a ideia é como posso fazer parte dessa cultura.”