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Maximídia 2024: Canal UOL anuncia entrada em operadoras de TV a cabo 

Imagem: Eduardo Lopes/Divulgação/Meio e Mensagem

O Canal UOL, grade de programação em vídeo do UOL, vai estrear em todas as operadoras de TV a cabo, a partir de 4 de novembro. O anúncio foi dado por Paulo Samia, CEO do UOL, durante o evento Maximídia, voltado para o segmento de mídia e comunicação organizado pelo Meio & Mensagem.

“A grande novidade deste ano será a entrada do UOL definitivamente para os canais de televisão, em todas as operadoras de TV a cabo. Com isso, vamos solidificar cada vez mais nossa vocação em vídeo”, afirma o executivo, lembrando que o canal já está presente hoje nas TVs Samsung e Pluto TV.

De acordo com Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL, isso significa levar para a grade linear da TV a cabo toda a programação extensa que o veículo já produz para os meios digitais, além do investimento em novas produções.

“Já faz bastante tempo que a gente tem operações de vídeo. Hoje a gente já produz de 10 a doze horas por dia. Temos vários canais no YouTube. E a questão é que agora a gente vai juntar tudo isso numa grade linear. E dia 4 de novembro começa em todas as operadoras e também em parabólica e fast channels a programação do UOL linear.”

Além disso, para dar conta de um maior volume de programação, Murilo anuncia a inauguração de três estúdios novos, com equipamentos que irão proporcionar um salto de qualidade. “Então a nossa produção vai crescer. E muito do que é virtual, feito hoje na plataforma Zoom, vai passar a ser produzido nesses estúdios que estão ficando incríveis.”

O perfil do canal será, basicamente, de variedades, segundo o executivo. “Terá mais cara de TV aberta. Vamos ter faixas de jornalismo, faixas de horário de esportes, de cobertura de entretenimento, realities. E a gente tem muitas séries também. E muitos programas de lifestyle, entretenimento. Será uma coisa móvel”, diz.

Para exemplificar, ele cita videocasts, como o “Acessíveis Cast”, com Titi Müller e MariMoon, que acabou de entrar na casa; o “Alt Tabet”, com Antonio Tabet; “Maria Vai com os Outros”, de Maria Ribeiro; “Desculpa Alguma Coisa”, com Tati Bernardi; “Otalab”, com Otaviano Costa.

A ideia é que o UOL seja cada vez mais audiovisual e chegue onde quer que a audiência esteja. “Seja qual for a plataforma ou interface, onde tiver bastante gente, o UOL vai produzir conteúdo pertinente, sempre com o nosso DNA que é informação, escolha de pessoas muito boas, especialistas nos seus temas, seja em esporte, jornalismo, política, ou entretenimento.”

Bebeto Pirró, diretor de publicidade do UOL, explica que, para anunciantes e agências, o ganho será na ampliação de possibilidades co-criativas, unidas a uma distribuição ainda mais integrada. “Vamos lançar um plano robusto de comunicação, junto com um esforço editorial para encher a grade do Canal UOL. Vamos ter patrocínio dos programas, product placement, quadros especiais, criação de programas customizados para as marcas, que tenham relevância editorial.”

Em termos de amplificação da mensagem dos anunciantes, a lógica será de 360º. “A gente escolheu mais um meio para entrar, porque buscamos estar em toda a jornada de conteúdo das pessoas. O UOL é consumido o dia inteiro, da hora que a audiência acorda para saber o que está acontecendo, durante o dia de trabalho. Chega à noite vai ver o Canal UOL. E quando a gente faz projeto de conteúdo, a gente sempre busca respeitar cada meio, cada ponto de contato dessa jornada.”

Para todos os projetos de marca, a estratégia é sempre ativar e alavancar o conteúdo no UOL, nas redes sociais, no TikTok, Instagram, X, além de canais de WhatsApp – que já têm 39 milhões de pessoas inscritas. “O maior do mundo, para você ter uma ideia, com 183 canais”, afirma Bebeto.

“Você imagina que quando a gente entrega um projeto, ele não é um post, ele não é um banner, ele vai respeitar toda essa jornada de conteúdo, o que faz com que a marca fique mais abraçada com esse conteúdo de credibilidade”, diz.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo