Quando marcas querem se comunicar com um público amplo, que abrange todos os perfis, um caminho estratégico é a produção de conteúdos que informam e acrescentam à vida das pessoas, em ambientes de credibilidade. Essa é a visão de Fábio Ferri, head comercial do UOL para o segmento de empresas públicas e marcas regionais.
“Não é simplesmente colocar uma campanha no ar. Com conteúdos informativos no formato branded content, que ofereçam serviços importantes à população, a marca – pública ou privada – consegue passar sua mensagem com credibilidade, dados fidedignos e verdadeiros, e o projeto fica no ar para consultas futuras”, afirma o executivo.
Ele cita como exemplo o conteúdo sobre gripe aviária, realizado pelo time de Content_LAB do UOL, para a Secretaria de Comunicação do governo federal. O material digital, ancorado em UOL Notícias, explica como é realizada a certificação da carne de frango no país e ensina os consumidores a identificar o selo que garante a segurança do alimento. E também traz dados sobre a produção da carne no país, esclarece como é o manejo de hormônios nos animais e fala de valores nutricionais.
Pela qualidade da informação, segundo Ferri, o conteúdo está sendo aproveitado para a realização de uma cartilha. “Isso mostra que branded content informativo e de serviço não é apenas produzir um mero conteúdo. As informações são tão relevantes que as marcas podem se apropriar do que é produzido em outros formatos, para reverberar sua mensagem.”
Nessa estratégia, a credibilidade do veículo é primordial para garantir que o público confie na informação. “É fator essencial para qualquer ação. A gente sempre escuta que ‘se está no UOL, é verdade’. E quando o foco é o público geral, a gente vê que isso pesa muito. No UOL, em qualquer apresentação que a gente faça, os fatores credibilidade, relevância e alcance contam muito.”
Para ações que buscam o público de massa, o poder de alcance é outro fator considerado pelas marcas públicas e privadas. “A capacidade de distribuir informação de forma ampla, não importa o device ou a plataforma, se pelo desktop, celular, ou se pelo site, Instagram, X (antigo Twitter), TikTok, WhatsApp.”
Mas e quando o público é amplo em perfis de comportamento, porém, regionalizado? Ferri diz que vale a mesma estratégia de produção de conteúdo informativo. O que muda são as peculiaridades de cada localidade na construção da mensagem, além de uma estratégia de entrega de mídia segmentada geograficamente, que o UOL também oferece.
“Além de falar a todos os públicos do Brasil, o UOL também tem o poder de segmentar a entrega em nichos e de regionalizar. Cada praça tem uma demanda específica. E mesmo que possam existir veículos locais em que a população também confia, o tamanho, a força e a credibilidade do UOL acabam tendo um peso estratégico.”