_Branding

UOL Eleições: novas ferramentas e conteúdo rendem 17 milhões de visitas em um dia

Shutterstock

A cobertura de eleições em 2016 foi atípica. Num ano de crise política, com impeachment no executivo e prisões no legislativo, a equipe do UOL Notícias já estava reforçada. Mas mudanças nas leis eleitorais encurtaram o tempo das campanhas. Com isso, as notícias sobre as eleições municipais só começaram a tomar força um mês antes da votação. Mesmo assim, a audiência do UOL atingiu marcas históricas em outubro.

No mês, 35,5 milhões de usuários únicos geraram mais de 1 bilhão de content views em 80 milhões de visitas — segunda melhor marca do UOL Notícias, atrás apenas de outubro de 2014, com as eleições presidenciais. Outro recorde histórico foi o de tempo de navegação: mais de 20 minutos por visitante!

Só no domingo de primeiro turno, 2 de outubro, o UOL Notícias recebeu 17 milhões de visitas: um recorde absoluto para um único dia. O produto editorial de maior sucesso foi o placar de apuração, que gerou muitas visitas, tempo de navegação e compartilhamento, continuando com muita audiência nos dias subsequentes.

O placar já é uma referência de conteúdo em tempo real e passou por atualizações que aumentaram as possibilidades de engajamento. Neste ano, os eleitores puderam compartilhar o resultado de votação de cada candidato a prefeito e vereador de qualquer cidade do país individualmente, o que gerou um envolvimento local importante.

Já para alcançar alta performance em audiência e tempo de navegação ao longo do mês, a estratégia foi investir em conteúdo especial, com séries de reportagens no formato long form, que trazem informações aprofundadas em reportagens multimídia, atrativas, com um visual interessante, que cativa e torna a experiência mais imersiva. Religião e voto, a guerra por eleitores nas redes sociais e políticas para mulheres são exemplos dos temas abordados.

A transmissão ao vivo de debates de candidatos na TV também foi aprimorada, com a parceria do site Aos Fatos, com a checagem de informações num live blogging, além das parcerias já conhecidas com SBT, Band, Rede TV e Folha.

Aplicativo mobile cresce como forma de acesso

No domingo do primeiro turno, 81% das visitas ao UOL Notícias foram por dispositivos móveis. Ao longo do mês, essa fatia alcançou 63,7%.

Uma das opções disponíveis no mobile, o aplicativo UOL Eleições teve 418 mil downloads no total, contra 59 mil na eleição passada. Bem completo e com foco no serviço ao usuário, contou com busca de candidatos a prefeito e a vereador, pesquisas Ibope e Datafolha, apuração de votos e resultados, notícias, fotos, vídeos e transmissão ao vivo de sabatinas e debates, usando um formato de timeline e navegação objetiva, dinâmica e intuitiva. O planejamento começou no ano anterior e o tempo de desenvolvimento do app foi de três meses.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo