Profissionais de marketing de todo o mundo estão investindo mais em conteúdos em vídeo para suas campanhas criativas, e devem ampliar a aposta até o final do ano. A constatação é da pesquisa “VisualGPS”, realizada pela plataforma global de conteúdo visual Getty Images, em 21 países, incluindo o Brasil.
Entre os entrevistados, mais da metade (52%) disse que está investindo mais em conteúdo de vídeos no geral. E 71% dos profissionais de marketing ouvidos no levantamento preveem que o orçamento da criação de conteúdo será maior nos próximos trimestres.
O estudo destaca que o otimismo global sobre o impacto do conteúdo visual nas campanhas de publicidade se mantém este ano, independentemente dos desafios impostos pela macroeconomia pelo mundo.
A pesquisa analisou as opiniões e ações de 1,5 mil pessoas que atuam no setor de marketing em 21 países, entre eles, Austrália, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Singapura, Reino Unido e os Estados Unidos, além do Brasil. O objetivo é estimar o impacto global das tendências mais amplas de marketing nos investimentos em conteúdo e comunicação.
Para 88% dos respondentes, o vídeo foi apontado como o formato mais valioso para os anúncios nas redes sociais, por conta da sua habilidade de transmitir informações complexas, criar um senso de imediatismo e conectar diversos públicos. As fotografias estáticas continuam importantes para 86% dos profissionais.
“A onipresença das redes sociais como veículo de comunicação em todos os segmentos de negócios acelerou a utilização de conteúdos em vídeo para capturar a atenção dos consumidores e gerar resultados comerciais”, afirma o diretor de marketing da Getty Images, Gene Foca.
Os dados sugerem que os profissionais reconhecem o papel decisivo que o conteúdo tem no engajamento crescente dos consumidores. “O vídeo é um formato muito atraente para contar histórias visuais que ressoam com os espectadores e, por fim, impulsionam as vendas”, diz o executivo.
Do lado do consumidor, pesquisa complementar realizada pela plataforma VisualGPS Insights, da Getty Images, mapeou que 65% das pessoas entrevistadas são a favor de consumir conteúdo de marca no formato de vídeo nas redes sociais.
“À medida que os consumidores exigem cada vez mais conteúdo dinâmico e envolvente, os profissionais de marketing devem aproveitar o poder do vídeo em suas campanhas para mover o público de maneira eficaz e aumentar a exposição de marca”, afirma Gene.
A pesquisa também captou insights como o desejo do consumidor global por obter imagens promocionais mais verdadeiras, próximas da sua realidade. Essa ideia de autenticidade muda conforme o setor econômico da campanha. “Nos segmentos de medicina, saúde, tecnologia e turismo, os consumidores são mais receptivos a conteúdos em vídeo gerados pelos usuários, mostrando interações rotineiras com que as pessoas se identificam, enquanto nos setores de finanças e automotivo, os usuários se envolvem com vídeos produzidos pelas empresas, alinhados com as mensagens apresentadas no próprio site da marca”, aponta a pesquisa.