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eSports: Com ‘skins’ patrocinadas, marcas expandem presença nos games

Imagem: Divulgação

O território de eSports, por ser um meio digital, oferece às marcas inúmeras possibilidades a serem testadas para promover uma maior aproximação e engajamento com o público gamer. Aos poucos, empresas começam a expandir sua presença para dentro dos jogos.

Um dos focos já na mira das marcas tem sido as “skins”, as roupas usadas pelos personagens comandados pelos jogadores. Por criarem uma identidade especial e diferenciada, seja por estilo ou por representar habilidades adquiridas, esses modelitos são objetos de desejo para muitos gamers. E estão à venda. O comércio de customização nos games, aliás, compõe parte da receita das desenvolvedoras de jogos.

De olho nessa oportunidade, a Samsung, por exemplo, já adotou repetidas vezes a tática de oferecer skins e acessórios exclusivos para compradores de seus smartphones que jogam Fortnite. A parceria da marca com a Epic Games, desenvolvedora do jogo que roda em mobile, tem o objetivo de divulgar as funções gamer dos dispositivos.

Uma das skins foi lançada em fevereiro deste ano para divulgar a série Galaxy S10 de smartphones. Chamada iKONIC, é inspirada no estilo da banda iKON, de K-Pop, o gênero musical coreano que tem conquistado milhares de jovens e adolescentes pelo mundo.

A National Football League (NFL), também em parceria com a Epic Games, já lançou skins exclusivas no Fortnite durante a temporada de futebol americano no ano passado. O sucesso dos uniformes oficiais dentro do jogo levou a organização a relançar a coleção no início deste ano por tempo limitado.

A presença das marcas em skins já chegou até ser cobrada por fãs. Um jogador de League of Legends, por exemplo, ao saber do patrocínio da Mastercard como primeira parceira global dos campeonatos, sugeriu no Reddit que a marca criasse uma roupa especial para o personagem Twisted Fate, que usa cartões como arma.

A Mastercard não deixou a oportunidade passar e tornou o pedido realidade, patrocinando uma skin para o personagem. Além de dar a roupa de presente ao fã, que assina como Angry Hotel Customer no Reddit, ofereceu um bom crédito em moedas dentro do jogo para que ele pudesse comprar mais acessórios.

Embora grande parte das ações de marca nos eSports ainda deva repetir por um tempo os formatos de patrocínio tradicionais, a tendência é que a publicidade encontre cada vez mais modos criativos e inovadores para explorar o território. O desafio será, como nas demais mídias, o de produzir formatos que agreguem na experiência do público.


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