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Evento Greenk engaja geração Z em causa ambiental com ajuda de eSports

Imagem: Divulgação/Greenk

Equipe de eSports em disputa ao vivo na arena do Greenk 2018

Os eSports têm se mostrado um canal de comunicação importante para engajar a geração Z em conversas com empresas, marcas e até causas. O Greenk Tech Show, evento que une cultura geek e ação ambiental, promove esses diálogos múltiplos em torno da conscientização sobre o descarte correto do lixo eletrônico. A terceira edição da feira de tecnologia, entretenimento e educação acontece de 16 a 18 de agosto no Anhembi, em São Paulo.

“As nossas comunicações usam muito a cultura digital da geração Z, misturando ciência, tecnologia e entretenimento. O Greenk usa elementos da cultura geek para levar a mensagem verde. E o esporte eletrônico faz parte da vida dessa geração”, afirma Fernando Perfeito, diretor-geral do movimento Greenk. Segundo ele, a expectativa é atrair 50 mil visitantes para o evento.

Os games terão papel central na experiência dos participantes desde antes da abertura dos portões. A campanha de conscientização sobre o descarte de lixo eletrônico começa nas escolas, através da gamificação, com torneios amadores de League of Legends (LoL). Os times classificados irão disputar as partidas finais na arena do Greenk, enquanto a torcida se move para arrecadar o descarte eletrônico. Ao todo, 150 colégios estão mobilizados.

“É o game como elemento de engajamento. A final do torneio entre colégios vai ser como uma disputa profissional, com narradores e torcida, para o público viver a experiência de jogar ao vivo no palco”, diz Fernando.

Na mesma arena, será realizada uma etapa do circuito profissional do Rainbow Six feminino, da Ubisoft. Mas, antes, durante o mês de junho, os times farão visitas às escolas para divulgar o movimento Greenk e debater sobre o cenário dos esportes eletrônicos para as mulheres.

A arena gamer ainda terá showmatchs de Fortnite, em que players profissionais irão montar na hora times com jogadores amadores. Torneios abertos de jogos mobile e desafios de jogos de dança também estão na programação. A organização das arenas e a curadoria de conteúdo é realizada em parceria com a Talent Experts, agência especializada em eventos de eSports.

Para Fernando, saber conversar com a geração Z é uma “oportunidade de criar uma relação mais profunda com quem vai ser a maioria da população daqui a alguns anos”. E isso serve tanto para causas, quanto para marcas. “Patrocinar um torneio de eSports que contribui para uma causa ambiental tem um lado de marketing de propósito, enquanto produz uma experiência de marca real de entretenimento.”

Segundo ele, essas experiências abrem espaço tanto para marcas endêmicas promoverem demonstração de produtos, quanto para as não-endêmicas se aproximarem dessa geração. “É uma oportunidade para marcas de alimentos, vestuário ou outras, por exemplo, se envolverem com um conteúdo que o jovem se interessa.”


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