_Networking

Gláucia Montanha, da Y&R: “Olhamos o plano de mídia como um plano de negócios”

Há quase dois anos na cadeira de diretora-geral de marketing da Young&Rubicam, Gláucia Montanha foi uma das indicadas ao Caboré 2018 de melhor profissional de mídia. “A indicação veio como uma surpresa, e deu um sentimento de gratidão pelas pessoas da equipe que contribuíram para este momento de consolidar transformações na agência”, disse.

As transformações a que Gláucia se refere na mídia da Young&Rubicam são profundas. “Passamos a olhar o plano de mídia como um plano de negócios”, diz. E isso envolveu mudanças nos processos internos, no relacionamento com os clientes e no perfil da equipe.

Por exemplo, uma das frentes de mídia lideradas por ela foi a criação de uma mesa de brand performance. Segundo Gláucia, não se trata apenas de acompanhamento de mídia digital e, sim, de indicadores ligados aos KPIs dos clientes. “A gente montou um processo diário de monitoramento para ter certeza de que está com o pulso no negócio.”

Outra ação foi a montagem de dashboards que permitem aos clientes acessar as negociações em mídia realizadas pela agência todos os dias. “A ideia é dar transparência para os clientes sobre o que está acontecendo. Na mídia, tem muito trabalho operacional que pouco se conta para os clientes, mas, quando a gente mostra, eles veem a riqueza e os cuidados.”

Segundo Gláucia, para dar suporte a esse novo modo de trabalho, houve uma renovação de cerca de 70% do pessoal na sua equipe. “A gente não fez nenhum corte. O que fizemos foi adaptar perfis e receber pessoas de disciplinas novas. Só na mesa de brand performance foram 14 vagas. E, quando chegam pessoas de data e business intelligence, elas trazem para a mídia uma energia diferente. Isso fez com que algumas pessoas se adaptassem e outras buscassem novos desafios.”

Hoje a área de mídia da Y&R conta com matemáticos e economistas trabalhando com publicitários. “A gente deu uma misturada nas disciplinas que fez com que conseguisse hoje ter um olhar integrado muito mais em cima de plano de negócio. Porque, por exemplo, quem imaginaria que CRM seria mídia? Mas CRM hoje é sobre dados, e dados é sobre mídia.”

A visão das transformações internas necessárias, segundo Gláucia, veio de um mergulho nos clientes, a partir do momento em que ela assumiu a diretoria-geral da mídia, há dois anos. “Eu termino a jornada nos clientes e começo a reestruturar nosso trabalho. É um ciclo: quanto mais a gente está nos clientes, mais gera oportunidades, mais olha para dentro e vê coisas para mudar.”

Minibio

Gláucia Montanha é graduada em comunicação social e em administração na FECAP, com MBA pela ESPM. Iniciou sua carreira na Associação Paulista de Medicina, onde coordenou projetos especiais por sete anos. Foi para a Young&Rubicam há 15 anos, como assistente de mídia. De lá para cá, foi galgando posições. Assumiu a cadeira de diretora-geral de mídia em janeiro de 2017.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo