José Carlos dos Santos Vieira, o Zeca Vieira, é diretor de marketing da SulAmérica desde 2001 e vê de perto as transformações que o digital tem provocado no mercado. O executivo, aliás, chegou à companhia em 1999 como superintendente de internet e CRM, numa época em que o acesso à rede ainda era discado. Mas é agora, segundo ele, que as marcas do setor de seguros estão se vendo mais desafiadas a inovar em seus modelos de negócios. “A nossa categoria está num grande processo de transformação, com vendas de seguros online, aplicativos e dispositivos facilitando a vida das pessoas, e o consumidor empoderado pelas redes sociais”, afirma.
Ele cita a pesquisa BAV (Brand Asset Valuator) de 2016, realizada pela WPP, em que a SulAmérica aparece entre as três marcas mais lembradas, consideradas e respeitadas do mercado brasileiro de seguros. No entanto, o segmento como um todo perdeu espaço. “A edição mostra que as marcas de seguro vêm perdendo vitalidade e estatura. A gente acredita que o setor está sendo comparado aos outros que são mais abertos e estão inovando mais. A SulAmérica é uma das poucas que se mantiveram atrativas. Cresceu no quesito ‘amigabilidade’ e é percebida como empresa que oferece bons serviços.”
Vieira acredita que a percepção do consumidor à marca se mantém positiva por causa das ações no ambiente digital. “O desafio hoje é como dialogar melhor com o consumidor nesse processo de transformação. A gente acredita que a SulAmérica teve essa diferenciação na pesquisa porque melhorou a conversa com os stakeholders. A gente tem a melhor taxa de engajamento nas redes sociais, e lançou vários produtos e serviços inovadores”, afirma o executivo.
As estratégias mais recentes da SulAmérica foram o lançamento de um aplicativo que oferece uma carteirinha digital, o novo serviço de reembolso digital, o seguro auto compacto (seguro para carros simplificado), além da venda de seguros de viagem online e da ferramenta de cotação de seguros para carros. “Nesse cenário, mais do que nunca, os clientes buscam seguradoras mais transparentes, inovadoras, arrojadas, que tenham prestígio e reputação unidos a serviço de qualidade.”
O investimento crescente em mídia digital, no qual o UOL é parceiro, é outra estratégia que mantém a marca na lembrança dos consumidores. “A gente não pode deixar de considerar e dar a devida importância às nossas campanhas de mídia digital. A gente acredita firmemente, e a cada ano investe mais. É um movimento crescente e sem volta”, diz. Vieira afirma que uma das pesquisas internas da SulAmérica mostrou que os canais com maior impacto na lembrança da marca são os dos meios digitais.
Minibio
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Zeca Vieira é médico veterinário formado pela Unesp. Entrou para o mercado segurador na Cosesp. Cursou especialização em marketing na FGV e fez MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Ingressou na SulAmérica em 1999, como superintendente de Internet e CRM, e assumiu a posição de diretor de marketing em 2001. Na SulAmérica, foi um dos principais responsáveis pela renovação da marca. Lidera as áreas de publicidade, propaganda e eventos, é responsável pelas ações de CRM e marketing digital da companhia.