Há oito meses à frente do marketing digital e social media da Jaguar Land Rover para Brasil e América Latina, a publicitária Larissa Sanches Aguiar chegou para operar as mudanças no posicionamento da marca na internet. Ela entrou para o time num momento em que a montadora acabava de instalar sua primeira fábrica no Brasil. “O meu desafio é deixar o digital da Jaguar Land Rover mais inteligente e mais assertivo. Levar uma visão mais analítica, voltada a resultado. E entregar essa mudança de forma prática, refletindo como a empresa acompanha os novos momentos do mercado, com um olhar mais digital.”
Segundo Larissa, esses meses foram intensos. De lá para cá, houve Salão do Automóvel, grandes lançamentos (Jaguar F-Pace e Range Rover Evoque Conversível) e estreia da série documental “Filhos Deste Solo” na TV, produzida em parceria com o canal Off. Embora a produção, que mostra as jornadas de quatro aventureiros pelo Brasil, tenha sido realizada antes da sua chegada à Jaguar Land Rover, Larissa liderou a estratégia de divulgação. Com um conteúdo rico em mãos, o objetivo era fazer o assunto render ao máximo em mídia digital. “Trabalhei na estratégia de otimização em outras mídias, desde plano de mídia até a criação de uma área no site focada no projeto. Foi um trabalho multi-canais. As imagens e experiências geradas pela produção foram utilizadas em social media, canais digitais, com foco claro em posicionar a chegada da fábrica da Land Rover no Brasil. Foi um projeto muito amarrado.”
Um trabalho de branded content feito com o UOL AD_LAB deu suporte ao lançamento da série. O material mostrava as quatro jornadas em forma de roteiro de viagem, com mapas, dicas, informações sobre hospedagem e atrativos das regiões. O projeto foi lançado quase simultaneamente com o programa na TV. “Foi uma campanha de awareness, para fortalecer a associação da marca com o Brasil. E o mais impressionante foi que de fato houve resultados além do esperado em números de cliques e interação.”
“O público que veio do UOL para o site se mostrou mais engajado e navegou por mais tempo, visitou mais páginas, e usou até a nossa ferramenta para configurar o carro. Foi um público de qualidade”
Entre os desafios que Larissa tem em mãos agora está o de tornar as plataformas e o site da Jaguar Land Rover mais preparados para receber leads, contatos, interesses. Segundo ela, a mudança de posicionamento da marca no digital não se dá só no Brasil. “Isso é uma tendência mundial da Jaguar Land Rover, que está cada vez mais olhando para o digital. Todo e qualquer projeto hoje tem um viés muito forte no digital, e tem de estar bem posicionado em todos os canais, ter o olhar 360.”
Minibio
Há 15 anos no mercado, a publicitária formada na Universidade Metodista iniciou sua trajetória em agências como Thompson (atendimento ATL e BTL para Nestlé e Unilever) e F/Nazca (assistente em BTL e eventos de Petrobras e Red Bull). Após retornar de três meses sabáticos em Madrid, fez uma especialização em marketing no Insper e redirecionou sua carreira para o business. E, assim, foi para o outro lado do balcão. Logo entrou na MasterCard. “Foi onde eu mergulhei no mundo do marketing digital como negócio, era responsável por todas as plataformas, social media, conteúdo e definição. E, em seguida, assumi o CRM.” Após cinco anos na casa, decidiu alçar novos voos e entrou para a Jaguar Land Rover, com a missão de mudar o posicionamento da marca na internet.