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Plataformas ajudam mercado publicitário a ampliar inclusão nas equipes 

Imagem: @camixvx/Divulgação

O mercado publicitário vem ampliando esforços para tornar suas equipes mais diversas. E profissionais de marketing e publicidade de grupos minorizados, que moram nas periferias, sentem com mais força os efeitos da pandemia na hora de buscar emprego. Nesse cenário, plataformas digitais e projetos liderados por publicitários nasceram com objetivo de conectar talentos às vagas abertas por agências e marcas. 

Conheça três iniciativas:

Konecte.me

Recém-lançada, a plataforma konecte.me é especializada em vagas dos segmentos de comunicação, marketing e mídia. Nela, os profissionais podem encontrar jobs temporários e vagas fixas das áreas de criação, atendimento, mídia, planejamento, marketing, relações públicas, ponto de venda, digital, produção, tecnologia, entre outros postos do ecossistema de publicidade.

Embora funcione pelo sistema de assinaturas — que variam de R$ 9,99 a R$ 69,99 –, a plataforma oferece um canal direto entre empresas e a rede Gerando Falcões, que realiza uma triagem entre profissionais cadastrados em comunidades. “Neste momento tão difícil que estamos vivendo, é essencial darmos oportunidades para pessoas com menos acesso e chances de trabalho. Queremos que, por meio da konecte.me, as empresas e agências conheçam mais o projeto de empregabilidade da rede Gerando Falcões ”, afirma Piero Matarazzo, co-founder & partner da plataforma.

PerifaLions

Criado em 2020 para dar visibilidade a estudantes de comunicação das periferias, o PerifaLions começou com um perfil nas redes sociais criado por profissionais de publicidade. Após organizar uma série de mentorias, workshops, eventos online e conectar mais de 200 jovens com o mercado publicitário, o projeto cresceu e vai se tornar uma plataforma de vagas até o fim deste semestre. O objetivo é aproximar recrutadores, agências, empresas e fornecedores dos talentos das periferias, agilizando o processo de contratação.

“A partir das conexões que fizemos, acabamos virando um meio por onde muitas empresas recorrem quando estão buscando perfis mais diversos. A plataforma era um sonho que tínhamos para daqui uns anos, mas diante do momento atual, entendemos a urgência de fazer esses talentos serem vistos agora”, afirma Leticia Rodrigues, cofundadora do projeto. A nova plataforma já conta com o patrocínio das agências BETC HAVAS, Purple Cow, Live, iD\TBWA e CuboCC.

MORE GRLS

Iniciativa voltada a ampliar a presença feminina nas áreas criativas das agências, a MORE GRLS começou com uma planilha que era compartilhada entre profissionais de agências. Há quatro meses, evoluiu para uma plataforma com busca inteligente de talentos, que permite filtros identitários. E, desde abril, passou a contar também com anúncios de vagas de empresas interessadas.

“Para que a gente encontre talentos diversos, precisamos mudar a forma como buscamos e recrutamos criativas”, afirma Camila Moletta, cofundadora da startup. As vagas na plataforma da MORE GRLS ficam no ar por 30 dias. O recrutador, além de ter acesso a uma base de mais de 4 mil profissionais, também conta com uma área logada onde pode conferir os perfis de todas as criativas candidatas.


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Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
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