A retomada da folia em 2023 está sendo momento oportuno para a Diageo, detentora de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray e Gordon’s, colocar na rua lançamentos de produtos com a cara do verão: drinks prontos e bebidas próprias para misturar em coquetéis. Segundo Patricia Borges, vice-presidente de marketing da companhia no Brasil, a estratégia para o Carnaval responde a comportamentos mapeados entre os brasileiros no calor.
“Os produtos e drinks que estamos focando no Carnaval refletem algumas tendências de consumo que temos observado na categoria. Primeiro: drinks com sabor mais refrescante. Segundo: momentos de consumo durante a luz do dia estão cada vez mais relevantes. E, em terceiro lugar, o consumo de spirits misturados, em forma de drinks e coquetéis, que sejam simples de se preparar”, diz a executiva citando os rótulos Tanqueray Tonic (gin) e Johnnie Blonde (uísque), entre as novidades.
Segundo ela, o verão e o Carnaval são momentos de alta relevância para ações da categoria, porque é quando os consumidores estão mais abertos à experimentação. “Por isso, é um período importante para ativar os nossos lançamentos”, afirma. “Nosso principal foco agora é gerar conhecimento desses lançamentos por parte dos consumidores, principalmente por meio da degustação dos produtos em ocasiões de consumo e celebração de forma relevante.”
Para isso, a Diageo estará presente nos principais carnavais do Brasil. “Apoiamos eventos que marcam o pré-carnaval em São Paulo, como o CarnaUOL e o Carnaval na Cidade. Já no Rio de Janeiro vamos ativar nosso novo lançamento, Johnnie Blonde, no CarnaRildy, além do Camarote Nº 1 e Camarote Arara, na Marquês de Sapucaí, e também no bloco Spanta Neném. Já, em Salvador, estaremos presentes no Festival de Verão com Smirnoff Ice”, diz.
E tanto as mensagens das marcas como as experiências oferecidas nos eventos refletem os comportamentos mapeados. “Para Smirnoff, a Diageo fará uma campanha com caipiroska convidando a embaixadora da marca, a cantora Iza, para a festa ‘O jeito brazuca de beber vodka’, e os diversos drinks refrescantes da marca que serão servidos durante todo o evento”, declara.
Estratégia semelhante de experimentação está sendo aplicada às marcas de gin. “Para Tanqueray e Gordon’s, preparamos também bares personalizados com as diversas marcas da companhia e bartenders especializados para servir drinks, além do uso de copos e taças exclusivos e personalizados.” Esta, aliás, foi a experiência de marca oferecida no CarnaUOL pela Diageo, um bar exclusivo da marca Gordon’s para os foliões.
De acordo com Patrícia, as expectativas para o Carnaval são “excelentes”. “Esta data em especial é muito relevante para nós porque une celebração com verão”, diz. “Em termos de perfil, o objetivo é conquistarmos principalmente os jovens adultos, e expandirmos ainda mais para público feminino que tem consumido cada vez mais nossos uísques”, afirma.