Como introduzir uma marca brasileira de smartphones num mercado disputado por gigantes como Samsung, Apple, LG e Motorola? A resposta do engenheiro industrial Marcelo Reis foi: por meio de uma startup. A Quantum, unidade de negócio do Grupo Positivo, nasceu da iniciativa de Marcelo (que começou sua carreira no grupo como trainee), ao lado dos colegas Vinicius Grein e Thiago Miashiro. O projeto apresentado por ele era de uma startup focada em criar e vender celulares por meio de plataforma online, sem vendedores intermediários. E foi abraçado pelo Grupo Positivo em 2015. Desde sua fundação, Marcelo ocupa o cargo de general manager da Quantum. A marca tem ajudado a puxar o crescimento do Grupo Positivo.
A principal estratégia de marketing, no início, foi centrada no conceito do produto. A ideia era criar um smartphone que caísse como uma luva nas necessidades do consumidor brasileiro: bom, bonito e acessível. “Sabíamos que estávamos entrando em um segmento extremamente competitivo e que venceríamos nos detalhes. Nossa estratégia inicial foi baseada em ter um produto de excelente qualidade, que fosse endossado pela mídia especializada, formada por jornalistas e blogueiros de tecnologia”, afirma Marcelo.
A chancela dos formadores de opinião conferiu a autoridade necessária para o momento seguinte: ampliar o alcance do target. “Com esse endosso, o próximo passo era entrar com as mídias pagas para atingir o grande público, sempre com um foco totalmente digital.” Segundo Marcelo, a escolha inicial de realizar campanhas totalmente online foi acertada. “Hoje, olhamos para trás e vemos que tomamos a decisão correta. Percebemos que os usuários têm estado cada vez mais no digital, ou seja, podemos atingir um grande número de pessoas focando em estratégia online, e essa relação deve se fortalecer cada vez mais.”
De acordo com Marcelo, as possibilidades que o marketing digital oferece de testar ações e seguir com as que trazem os melhores resultados têm sido vitais para a construção da marca. “Esse é o grande barato do marketing digital: as análises são partes constantes do trabalho. E, nesse contexto, podemos dizer que o UOL é um grande parceiro.” A marca foi uma das cotistas do UOL na campanha de Black Friday.
O terceiro momento é o de alcançar a multicanalidade, por meio da presença offline, com direito a patrocínio do Neymar como garoto-propaganda. “Durante 2017, além de forte presença no digital, apostamos em patrocínio de alguns campeonatos de futebol, que são transmitidos pela TV aberta e TV fechada.” Além disso, a marca investiu em out of home (OOH). “Somos bem abertos a testar, mas bem críticos também. Tudo depende da oportunidade e dos resultados gerados para darmos um próximo passo.”
Para 2018, a estratégia será intensificar estratégias de conteúdo — a marca já produz conteúdo próprio e ainda planeja associar sua imagem à produção de parceiros. “Na nossa visão, gerar conteúdo tem se tornado uma forma mais inteligente de se comunicar. O usuário atual da internet quer conhecimento e conteúdo relevante, não apenas ser impactado, sem contexto. Dentro dessa estratégia, pretendemos intensificar parcerias com publishers também.”
Minibio
Marcelo Reis é engenheiro industrial formado pelo Mackenzie. Após estagiar na Oracle, entrou como trainee do Grupo Positivo em 2010, na área de novos negócios. Foi gerente de produtos na Argentina, até alcançar a gerência de projetos e operações. Deixou o grupo para empreender nas startups Vitrina App e MobFirst. Retornou ao Grupo Positivo após apresentar o projeto da marca Quantum, da qual é general manager.