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Eduardo Jakus, da Vigor: Parceria com Gil é oportunidade que não se deixa passar

Imagem: Divulgação

Logo que Gilberto Nogueira foi eliminado do BBB21, o público viu concretizada com a Vigor uma das parcerias de publicidade mais esperadas do reality show. Também conhecido como Gil do Vigor, a associação entre a marca e o personagem foi imediata. É o tipo de oportunidade que não se deixa passar, segundo Eduardo Jakus, diretor de marketing da Vigor Alimentos. Mas, para isso, foi necessário fazer ajustes na estratégia de marketing de influência.

“Essa parceria foi muito pedida pelos internautas. Para você ter uma ideia, registramos pelo menos 15,3 mil menções à Vigor só no mês de abril, a respeito desse assunto. O Gil é um fenômeno e a Vigor é uma marca extremamente querida pelo público, então sabíamos que essa união não tinha como dar errado e que o público ficaria muito feliz com a novidade”, diz o executivo. Gil usa o apelido “Vigor” porque reflete determinação, vitalidade e motivação.

Fora da casa, assim que firmou a parceria, Gilberto passou a assinar como “GIL DA VIGOR” nos seus perfis das redes sociais, se tornando embaixador da campanha #EsseMomentoÉMeu, para a qual cria conteúdo e divulga a linha de iogurtes Grego. O economista também já trabalha com marcas como Santander e Bis.

Eduardo conta que, mesmo antes de saber sobre os pedidos dos fãs, Gil entrou nos radares da Vigor. “Assim que conhecemos o Gil, soubemos que seria importante acompanhar sua trajetória dentro da casa. Ele começou a compartilhar cada vez mais a sua história, e com isso conseguimos conhecer um pouco mais sobre ele. Aos poucos, fomos nos conectando com a sua essência determinada de ser. Quando soubemos da origem do apelido, então, a identificação foi total.”

O social listening entrou em ação, liderado pela SunsetDDB, agência parceira da marca. “Queríamos saber o quanto o público associava o Gil com a marca Vigor nas redes sociais. Foi aí que entendemos que a associação não era feita só por nós, mas por muitas outras pessoas, e muitos memes e brincadeiras eram feitos cogitando a parceria, todos feitos com muito carinho pelos consumidores.”

Para levar a parceria ao ar, a Vigor fez algumas modificações nas sua estratégia de marketing de influência, que até então não trabalhava com um portfólio de cocriadores de conteúdo. “Estamos acostumados a fazer trabalhos em que influenciadores criam conteúdos sobre os nossos produtos, mas o convite para ser um cocriador de fato foi feito somente ao Gil.”

Segundo Eduardo, o ex-BBB coloca a mão na massa, junto com a SunsetDDB. “Ele trabalha com a gente desde o início do processo criativo até as execuções finais, colaborando com o seu jeito, suas ideias, sua forma de pensar. Não entregaremos nada pronto para ele executar, será realmente uma troca do começo ao fim.”

A escolha pelo produto do portfólio da Vigor para a ação, segundo ele, também foi imediata. “Não foi muito difícil escolher Vigor Grego como a linha inicial para a parceria. Por conta do posicionamento da marca, que convida as pessoas a curtirem momentos gostosos e a tirarem um tempo, sempre que possível, para aproveitar. Não tem como não associar esse conceito ao jeito do Gil, que é tão leve, descontraído e apaixonado por bons momentos.”

Mas outra razão não menos importante para a escolha foi o fato de que o principal meme que viralizou pedindo a parceria foi uma foto do Vigor Grego com a imagem de Gil na embalagem. “Quisemos atender. Dar também esse presente aos fãs do Gil e de Vigor Grego. A ação com o Gil foi algo que encaramos como uma feliz oportunidade e como algo que só vem a somar em nosso plano de comunicação.”

A resposta do público, segundo ele, trouxe números animadores já de início. “Assim que a parceria foi divulgada, entramos nos trending topics do Twitter com mais de 109 mil menções, e nas primeiras horas atingimos 5,3 milhões de impressões também no Twitter, e ganhamos 83 mil novos seguidores no Instagram. Tivemos um engajamento grande de público e celebridades que torceram pela parceria. Confiamos que continuaremos tendo boas respostas à medida em que a parceria for crescendo e pudermos mostrar nossos projetos de conteúdo.”


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