_Networking

Alex Augusto: No contexto da pandemia, UOL EdTech está do lado da solução

Imagem: Divulgação

Um roteiro se repetiu no mundo todo com a expansão da pandemia de covid-19. De uma hora para outra, empresas se viram obrigadas a transferir suas operações — ao todo, ou em parte — para o online. Ninguém estava preparado. Diante desse desafio sem precedentes, soluções digitais de educação têm sido de extrema importância para a continuidade dos negócios e para ajudar as equipes a se adaptarem ao novo cenário.

“Tanto instituições de ensino como empresas viram no modelo digital a sua única escolha”, afirma Alex Augusto, CEO do UOL EdTech, empresa de tecnologia para educação do Grupo UOL. “Nesse contexto, o UOL EdTech está numa posição muito protagonista, a gente se viu do lado da solução.”

Universidades e centros acadêmicos tiveram de acelerar planos de adotar plataformas online nas aulas, para manter as atividades para milhares de alunos. “Tivemos projetos marcantes. Em uma semana, migramos 300 mil alunos presenciais da Estácio para o modelo online, dando soluções para professores continuarem as aulas”, diz o executivo.

Mas a experiência de aprendizagem online também dá suporte a empresas que precisam treinar seu pessoal a distância. “O nosso posicionamento foi o de continuar apoiando nossos clientes, que são de segmentos que vão da indústria aérea até banco. Sabíamos que todos iriam precisar de nós. Sabemos da nossa responsabilidade em ajudar as empresas a passarem por este momento.”

Com essas operações, os ambientes de aprendizagem digital desenvolvidos pelo UOL EdTech alcançaram mais de 270 mil acessos por dia, com simultaneidade superior a 40 mil pessoas. “Nossas soluções ajudaram a continuidade do negócio para instituições de ensino e para as empresas que estão virando a chave para um modelo de negócio mais digital.”

Posicionamento pró-coletividade

Para posicionar o UOL EdTech nessa parceria, a primeira ação foi liberar gratuitamente uma série de cursos para empresas clientes, como das coleções de cursos online SapiênCia, e outros conteúdos de treinamento de soft skills. “Entendemos que era necessário neste momento.”

Após mapear melhor o cenário, a empresa passou a desenvolver conteúdos específicos para o momento. “Fizemos uma trilha de desenvolvimento online com conteúdos sobre o dia a dia do trabalho remoto, produtividade e gestão a distância. São conteúdos desenvolvidos do zero e oferecidos de forma ilimitada para todos os clientes. Nossa posição foi mirar em temas que tinham muita relevância nesse contexto.”

O UOL Ed Tech também disponibilizou uma série de cursos gratuitos para o público final, em parceria com instituições de ensino, como FIA Online e PUCRS Online. “Em apenas um dos cursos gratuitos tivemos mais de 20 mil pessoas inscritas em pouco mais de 1 semana. E temos crescido na ordem de 1.200 pessoas por dia na plataforma.”

Virada completa

Alex entende que, quando a crise da pandemia passar, o mundo e os modelos de negócio não voltarão ao mesmo ponto de partida pré pandemia. “Vivemos uma disrupção de modelos, um ‘u-turn’ para muito negócios, uma virada de chave necessária. Mesmo porque, estão envolvidas mudanças de comportamento, de consumo, de negócio e de trabalho. São muitas variáveis na mesa. E o ecossistema do negócio já mudou. Vamos ter de trafegar com ele. Quem não se adaptar rápido ficará pelo caminho.”

Especialmente nas áreas em que a transformação digital foi acelerada, como no segmento de educação online, o isolamento social cristalizou tendências que já vinham se desenhando. “Já viemos numa crescente nos últimos anos. Em 2019, pela primeira vez no país foram oferecidas mais vagas em EAD do que presenciais. A crise vem como catalisador do que já vem acontecendo, com pessoas procurando algo com mais flexibilidade de tempo.”

Minibio

Alex Augusto é engenheiro eletrônico graduado pela FEI. Iniciou sua carreira como trainee na Siemens. Entrou para o segmento de educação online em 1996, ao fundar a Ciatech, plataforma de aprendizagem digital. A companhia foi adquirida pelo o UOL EdTech, onde o executivo é CEO desde 2018.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo