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Alessandra Souza: ‘Peugeot 208 traz futuro para hoje e democratiza tecnologia’

Imagem: Divulgação

Primeiro modelo de carro esportivo totalmente elétrico do país, o Peugeot 208 chegou ao mercado este mês recorrendo a uma narrativa apoiada num futuro tecnológico que já pode ser experimentado agora. Com a campanha “Unboring the future”, a marca fala de tudo que se aspira de novo e moderno que o carro já traz no seu conceito.

“Tecnologias que se esperava para daqui a 15 anos, 20 anos, nos carros, a gente tem agora. O Peugeot 208 traz tudo o que era de um imaginário distante para hoje. E, com ele, damos um salto na democratização da tecnologia, em itens e equipamentos diferenciais”, afirma Alessandra Souza, diretora de marketing da Peugeot no Brasil.

Foi dentro desse universo narrativo que o carro desafiou um drone para uma corrida, no dia de seu lançamento. E venceu. O vídeo da disputa foi gravado pelo canal Acelerados, e também ganhou espaço de exibição em TV aberta. A campanha, que segue o posicionamento global, foi “tropicalizada” pela BETC/Havas, segundo Erh Ray, CEO da agência. Ele diz que “a campanha está atemporal e casa com qualquer momento, mesmo no pior cenário que é o de uma pandemia”.

O novo modelo, segundo Alessandra, ancora um reposicionamento da marca no país, que tem como meta dobrar sua participação no mercado nos próximos anos. “O Peugeot 208 é o nosso embaixador para a missão, porque é um carro icônico. É o carro do ano na Europa, e tem o papel de transformar a marca no Brasil”, diz a diretora de marketing

Para essa ambição, num contexto desafiador como o atual, o trabalho precisou se conectar como nunca à rede de concessionários. Logo de saída, quando carros envelopados com QR Code rodaram pelas ruas, no teaser da campanha, a rede já foi acionada e sentiu o pulso das vendas.

“A gente apresentou todo o dispositivo de lançamento para a rede, o que já foi um gol de placa, porque os concessionários aderiram completamente à nossa estratégia de comunicação e enxergaram um potencial enorme”, afirma Alessandra.

Com isso, a Peugeot disponibilizou uma frota quatro vezes maior do que o habitual para a realização de test-drive, que pode ser agendado por telefone e entregue pessoalmente aos interessados, seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19. Essa ação, segundo a executiva, se complementou com uma estratégia realizada com influenciadores regionais.

Mas a campanha também traz, digamos, easter eggs. “Desenvolvemos o Peugeot Assistent, em parceria com o Google, para que a ferramenta ‘Ok, Google’ aceite o comando ‘Quero falar com a Peugeot’”, diz a executiva, ressaltando que a tecnologia também se reflete na comunicação com o público, numa campanha que conta ainda com chatbots e messenger.

Tudo isso contribuiu para que, logo na arrancada, a Peugeot captasse consumidores potenciais para o novo modelo de forma muito ágil. “Meia hora depois que soltamos a campanha para entender para saber intenção de compra, conquistamos uma base de potencial compradores de mais de 13 mil pessoas ativas e interessadas. É uma prova real de que a estratégia atende as duas pontas, a nossa e a do consumidor.”

Minibio

Alessandra Souza é graduada em administração pela Fatec-SP. Está na Peugeot desde o início de sua carreira, em 2000, quando entrou como assistente de treinamento. Entrou para a área de marketing como coordenadora de pesquisa e mercado, foi coordenadora de mídia, gerente de marketing digital, e gerente-geral de desenvolvimento de negócios. Assumiu a posição de diretora de marketing em agosto de 2019.


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