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3 ações que conectam profissionais de publicidade a vagas na pandemia

Imagem: Divulgação

Sensível às revisões de investimentos das marcas durante a crise da covid-19, o mercado de trabalho para os publicitários tem sentido o impacto, com grandes agências globais realizando cortes de funcionários. Por outro lado, à medida que as empresas refazem suas estratégias, novas vagas surgem em áreas que assumem maior relevância. Para ajudar colegas a se recolocar, algumas iniciativas lideradas por profissionais nasceram durante a quarentena.

Conheça três ações:

1. Divulgação de portfólio

É praxe entre os criativos manter um portfólio online. Quando soube da demissão de colegas durante a pandemia, Bernardo Tavares, redator sênior da agência David, decidiu compartilhar com eles os acessos que recebe, deixando em seu portfólio uma mensagem que convida os visitantes a conhecer o trabalho desses profissionais. “São dois redatores que acho parecidos comigo, então me coloquei no lugar deles na hora e pensei: o que eu posso fazer por eles, usando as ferramentas que eu tenho?”, diz.

Esse foi o embrião do projeto “My Link, Your Link” que, com a entrada de Rodrigo Rocha, redator sênior com passagens pela J. Walter Thompson, CP+B e Grey, e de André Mezzomo, diretor de arte sênior da FCB, ganhou escala e um código para ser aplicado nos portfólios de outros profissionais que se voluntariam para a causa.

Com isso, criativos empregados divulgam a visitantes qualificados os perfis de colegas em busca de trabalho, cadastrados pelo projeto. O código permite que o direcionamento seja feito de forma padronizada. “É um simples código com duas linhas mas que não tem nada de simples. Felizmente muita gente abraçou a causa e nos ajudou a chegar na melhor solução”, diz Mezzomo.

2. Banco de freelas mulheres

Com o objetivo de apoiar mulheres criativas que buscam recolocação no mercado de trabalho durante a pandemia, o Instituto MORE GRLS (de incentivo à presença feminina nas lideranças das agências de publicidade), criou a planilha Banco de Freelas MOREGRLS.

O material, que é compartilhado online e pode ser acessado clicando aqui, está dividido por funções como redatora, ilustradora, diretora de arte, UX designer, entre outras. O instituto criou ainda um segundo banco para profissionais de outras áreas, como planejamento, mídia, que pode ser consultado aqui. As listas contêm links para os portfólios das profissionais e seus contatos. Segundo o MORE GRLS, esses bancos têm sido divulgados frequentemente entre lideranças das agências e criado oportunidades.

3. Galeria de talentos da periferia

A ideia era criar um Cannes Lions dos estudantes de publicidade da periferia, para aumentar as chances desses futuros profissionais no mercado de trabalho. Mas, com a crise da covid-19, o PerifaLions, criado por Irina Didier e Letícia Rodrigues, mudou o foco temporariamente para ajudar na preparação desse pessoal, divulgar vagas e portfólios. “Por conta da pandemia, invertemos um pouco os planos e lançamos agora iniciativas que prevíamos para o futuro”, disse Letícia ao colunista Tony Marlon, de ECOA.

Nos últimos meses, o projeto realiza mentorias exclusivas com profissionais experientes, nas áreas de criação, mídia, planejamento. Também promove orientações sobre como criar o primeiro portfólio, com ajuda de padrinhos, e divulga vagas juniores nas agências. Além disso, o projeto criou uma galeria de talentos da periferia. Após triagem, os perfis dos candidatos são divulgados no Instagram do PerifaLions.


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