_Insights

Web Summit Rio discute próximas ondas de IA e inovação no Sul Global

Imagem: UOL

O potencial de inovação no Sul Global, as próximas ondas evolutivas das IAs e cuidados com o deslumbramento produzido pelas novas tecnologias foram alguns dos temas de destaque nos primeiros dias de Web Summit Rio 2024. O evento, que reúne até 40.000 participantes por dia, vai até quinta (18), e é a versão brasileira de um dos maiores festivais de tecnologia do mundo, que ocorre desde 2009 na Europa.

Na edição carioca, a programação conta com mais de 500 atrações espalhadas pelos palcos do evento, além de espaços de patrocinadores. São painéis, debates, palestras e mesas redondas divididos em 18 tracks temáticas. Como media partner do evento, o UOL participa de 11 sessões, com seis profissionais como palestrantes, entre eles, Murilo Garavello, diretor de conteúdo, e a apresentadora Fabíola Cidral.

No casting geral do festival, nomes como o cantor Gilberto Gil, que aborda o tema da tecnologia em diversas canções, Luciana Santos (Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação), Fábio Coelho (Google), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Marcelo Braga (IBM Brasil) e o filósofo Mário Sérgio Cortella, estão entre os speakers. Também movimentam o debate influencers como Bianca Andrade (Boca Rosa Company), Camila Coutinho (GE e GE Beauty) e Konrad Dantas (Kondzilla).

Nesta edição do festival, o UOL conta com cobertura especial de Tilt, vertical de tecnologia, além da curadoria de tendências feita pela equipe de UOL Content_LAB. Novidades e insights voltados às marcas podem ser acompanhados pelo perfil do UOL Para Marcas no Instagram e no LinkedIn. A cobertura tem o patrocínio do banco Itaú.

Veja insights desta edição:

Sul Global como potência de inovação

O Sul Global tem tudo para liderar a inovação nos próximos anos, tendo em vista seu potencial criativo e resiliência frente às adversidades. Essa foi a conversa de Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador; Paula Englert, CEO da Box 1824; e Vanessa Sanches, Co-founder da Bantumen e da Hausdown.

O foco na essência regional e na diversidade cultural é o que trará insumos para inovar. “Se você quiser gerar impacto e inovação, invista na cultura afro-brasileira. É a maneira de estar conectado com o futuro”, disse Pedro Tourinho, durante o debate “The essence of global south”.

Como serão as próximas ondas de IA

Os próximos passos na evolução das inteligências artificiais são o foco da atenção, para Fernanda Belfort, Head de Soluções de Marketing da Salesforce. Segundo ela, com as IAs generativas, alcançamos a segunda onda dessa tecnologia, ou seja, um nível de maturidade no qual o salto foi a capacidade de gerar conteúdo.

Mas novas ondas virão para mexer com os negócios e a sociedade. “As próximas ondas estão vindo. A onda de agentes, que é a terceira, será quando essa inteligência artificial realmente vai resolver e fazer coisas para nós. Até chegar à quarta onda, o tal do AGI (Artificial General Intelligence), quando a tecnologia irá se equiparar à inteligência humana.”

Deslumbramento sobre IAs

 

Imagem: UOL

O filósofo Mario Sergio Cortella Cortella defende uma visão ponderada sobre o uso das novas tecnologias. E diz que suspeita de “encantamentos exagerados em relação à IA.” Ele participou de um painel dedicado à criatividade, durante apresentação da ferramenta ManyChat, que usa inteligência artificial para gerar respostas automatizadas. A tecnologia é usada pela equipe de Cortella na interação com seguidores que procuram seus produtos.

“Não tenho nem formatolatria, uma adoração pelo mundo da tecnologia, nem formatofobia, que é uma recusa disso. Não tenho essa sedução de que as inteligências artificiais são uma alternativa exclusiva, mas não tenho nenhuma tolice de imaginar que esse não seja um caminho”, afirma Cortella.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo