Quais os efeitos das catástrofes pelo mundo, da captação ampla dos dados, e dos avanços da inteligência artificial no comportamento das pessoas? O modo como os consumidores estão reagindo às mudanças no contexto global deve alterar a dinâmica de poder na relação entre pessoas e marcas este ano, segundo o “Accenture Life Trends 2023”, mapa global de tendências da Accenture Song.
Segundo a análise, a tônica das tendências para 2023 é a de “controle e poder”. “Este ano, as pessoas estão buscando formas de se adaptar a um mundo de incertezas. Tecnologias emergentes dão controle às pessoas com resultados nunca vistos, tanto para as empresas quanto para os indivíduos”, diz o relatório. O “Accenture Life Trends” substitui o “Fjord Trends”, que por 15 anos mapeou tendências tecnológicas e seus impactos nos mercados. Com o reposicionamento, o report busca enfatizar a centralidade da vida ante às tecnologias emergentes.
Veja três comportamentos emergentes em 2023:
1. Modo sobrevivência
Covid-19, guerra entre Rússia e Ucrânia, terremoto na Síria e Turquia. O mundo vive em crise permanente, com sucessivas catástrofes de impactos globais, e requer constante adaptação. “As pessoas se adaptam à instabilidade alternando entre quatro reações: lutar, fugir, focar e eliminar”, diz o relatório. No contexto atual, as pessoas respondem a isso lutando contra injustiças, buscando saídas alternativas, focando naquilo que podem controlar e eliminando tudo que pesa ou perde sentido.
“Pense na pressão atual sobre as finanças das pessoas: as famílias que se esforçam para pagar suas contas em dia estão cortando os supérfluos, como serviços de mídia e assinaturas, o que resulta num fenômeno apelidado de ‘amplo cancelamento’. As pessoas estão cancelando a academia de ginástica, os planos de previdência privada, de saúde e seguro de vida”, destaca o documento.
2. Criatividade auxiliada por IA
“As inteligências artificiais estão se tornando o copiloto das pessoas para a criatividade”, diz o relatório. Segundo a análise, é esperado para este ano que as redes neurais (método de processamento de dados inspirado no cérebro humano) sejam amplamente disponibilizadas para criação de linguagem, imagens e música – colocando a IA diretamente nas mãos das pessoas como ferramenta para criar conteúdos. É o que já estamos vendo com o Chat GPT.
Embora essas ferramentas auxiliem na produção de textos, o mapa de tendências aponta o desafio que se apresenta às marcas diante da sua aplicação generalizada. “As empresas precisam pensar em como se destacar num oceano de conteúdo gerado por IA. Como você pode usar IA para incorporar a velocidade e a originalidade da inovação?”
3. Controle de dados nas mãos das pessoas
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a privacidade de seus dados. E a confiança em experiências digitais de marca vêm se deteriorando rapidamente. Segundo o relatório, soluções como carteiras digitais, que utilizam tokens para abrigar meios de pagamento e identidades, podem contribuir para que o controle sobre os dados migre para as mãos das pessoas. “Vão permitir que as pessoas decidam quais dados compartilham e até vendem para as organizações.”
Na análise da Accenture, isso é uma boa notícia para as marcas. “Os dados que as pessoas fornecem serão ainda mais valiosos que a informação de terceiros, que não será mais coletada em um mundo livre de cookies”, diz o relatório. O desafio estará em estabelecer a confiança dos consumidores em carteiras digitais.