Principal feira anual de varejo do mundo, a NRF 2023 Retail’s Big Show voltou à sua grandiosidade habitual para apresentar as últimas inovações e tendências do setor. Após três anos de edições online ou reduzidas por conta da pandemia, a conferência atraiu cerca de 35 mil pessoas ao Javits Convention Center, em Nova York, entre 15 e 17 de janeiro.
De acordo com o relatório “NRF 2023 Rewind”, lançado pela Dentsu Shop com base em insights de estrategistas da agência global, três temas emergentes se destacaram entre as falas dos 350 speakers em 175 painéis e nas inovações exibidas por cerca de mil expositores. Conheça:
1. Experiências incríveis
Entregar funcionalidade e conveniência não basta como vantagem competitiva, será necessário oferecer experiências incríveis aos consumidores. “Varejistas e marcas devem priorizar a experiência para se destacar, se manter relevante e gerar resultados. Eles devem procurar ser memoráveis não apenas em um canal, mas em todos os canais”, diz o documento.
Para os especialistas da Dentsu Shop, a NRF 2023 provou que tecnologias para interações com o cliente amadureceram. Nessa linha, desponta como tendência o ‘Shoppertainment’, que envolve o público com entretenimento nas experiências de compra, por meio de ambientes imersivos e interativos no presencial e no digital.
2. Convergência entre marcas e varejistas
Por décadas, os varejistas foram os donos da prateleira (digital ou física), e da inteligência sobre o comprador. Mas, nos últimos anos, as marcas DTC (direct to consumer) avançaram sobre esse campo. Na NRF 2023, movimentos de parceria entre as duas pontas mostram novas oportunidades.
Um dos exemplos dessa convergência são as redes retail media, que saíram do status de tendência para se tornarem o que o relatório chama de “terceira onda de mídia digital” – sendo a primeira onda liderada pelo search e a segunda pelo social media. O “NRF 2023 Rewind” deixa claro que a monetização dos espaços físicos e digitais das lojas não é uma novidade no varejo. “O que há de novo é a capacidade de usar os ambientes das lojas para oferecer melhores experiências de compra.”
3. Tecnologia humanizada
“A tecnologia está humanizando o varejo, não o alienando”, diz o relatório. Embora as inovações tecnológicas apresentadas na NRF 2023 tenham dominado o evento, com integrações de loja omnichannel, realidade aumentada e reabastecimento robótico de prateleiras, “o sentimento geral foi a de que as soluções tecnológicas tornaram as experiências de marca mais pessoais e casuais”.
Isso porque a principal base desse movimento está em um facilitador invisível: os dados. O relatório destaca um campo ainda pouco explorado, da integração de dados primários dos varejistas aos feeds de dados ao vivo e de terceiros para tornar o momento de compra mais significativo com inteligência artificial. “Avanços técnicos significativos estão permitindo que os varejistas tornem as pessoas o principal elemento de uma ação de marca mais pessoal e habilitada por tecnologia.”