_Insights

Pesquisa UOL mapeia perfis e hábitos de apostadores esportivos online no Brasil 

Imagem: Konstantin Evdokimov/Unsplash

Apostar online é uma diversão. É essa percepção que prevalece entre os apostadores brasileiros entrevistados no estudo “Apostas Online”, realizado pela área de pesquisa UOL, em parceria com a MindMiners. “É divertido e faço amizades.” “É diversão e dinheiro extra”, disseram alguns dos participantes.

Segundo o levantamento, 77% concordam que apostar é uma forma de diversão (a fatia sobe para 85%, quando olhada apenas a audiência UOL). Além disso, 72% dizem que apostar em jogos é uma maneira de aumentar a renda (77% no UOL).

A sondagem foi realizada entre 25 de maio e 1 de junho deste ano. Ao todo, 1.000 pessoas acima de 18 anos, que costumam fazer apostas online, das classes ABC e de todas as regiões do Brasil, responderam ao questionário online – na plataforma MeSeems, da MindMiners.

Entre os entrevistados, a aposta esportiva é a modalidade mais conhecida e jogada com maior frequência, passando os tradicionais jogos da loteria federal e cassino online: 80% já ouviram falar nas apostas esportivas e 64% já jogaram. A loteria federal é conhecida por 78% e jogada por 60%. E o cassino online, conhecido por 66% e jogado por 35%.

O número pode ser explicado pelo modo como os sites de apostas esportivas entraram no imaginário e na rotina do brasileiroDos 40 times que disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro de futebol, 35 são patrocinados por sites de apostas esportivas. É importante lembrar que o mercado de apostas online vem se expandindo pelo país mesmo sem regulamentação específica – os jogos estão liberados pela lei 13.756/2018, mas precisam ser regulamentados até o fim deste ano.

Estimativas mostram que os sites de apostas esportivas movimentaram R$ 7 bilhões em 2020, segundo levantamento do MKTEsportivo. A previsão de especialistas, após as novas regras, é de alcançar até R$ 100 bilhões.

Dentro das apostas esportivas, o futebol lidera a preferência (93%). Em seguida, vem basquete (31%) e eSports (29%). Mais da metade dos apostadores de futebol dizem que costumam apostar em jogos do Brasileirão (56%). Mas outros campeonatos também se destacam, como a Copa Libertadores (44%) e Copa do Brasil (41%). Um terço (33%) diz que aposta em todos os campeonatos.

Pontos de contato

Os influenciadores digitais e traders esportivos são acompanhados por 36% dos apostadores (39% no UOL). E, para a maioria, os sites especializados em esportes são considerados a principal fonte de informação para guiar as apostas (55%). Em seguida, são citados os programas esportivos (54%) e os grupos de redes sociais (37%), como modos de se informar sobre esportes para realizar apostas.

A publicidade demonstra papel central na aderência e na confiança desses apostadores: 78% dos respondentes disseram que sites de apostas esportivas mais conhecidos são mais confiáveis, e 63% declararam que gostam de ver a marca em que apostam ativa em publicidade.

Além disso, 55% admitem que ser impactado por publicidade de algum site de apostas pode motivá-los a apostar mais, e 51% afirmam que começaram a apostar online depois de serem impactados por publicidade. E eles estão atentos: 65% disseram que se lembram de ter visto propaganda de alguma marca de site de apostas nos últimos 30 dias.

Para receber a pesquisa completa, entre em contato pelo e-mail publicidade@uol.com.br.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo